Planta De Localização – Por que é importante?

Se você está pensando em construir, certamente já deve ter ouvido falar na tal planta de localização. Porém, com tantos termos que nos deparamos ao pensarmos em nossa obra, fica complicado sabermos a importância de cada um deles, bem como não sabemos qual é o melhor momento para pôr a mão na massa.

Por conta disso, elaboramos este guia com tudo o que você precisa saber sobre este termo. Assim você entenderá a sua importância e poderá começar a sua construção de uma maneira mais consciente. Vamos lá?

planta de localização

O que é a planta de localização?

Em linhas gerais, a planta de localização nada mais é do que o que o seu nome verdadeiramente sugere: trata-se da localização da obra em si. Mas não estamos falando da rua ou do bairro em que a obra será feita. Mas sim, estamos falando da sua localização com relação a tudo que há ao redor daquela obra.

Afinal, é preciso que haja um planejamento na construção, onde a casa estará situada de acordo com o terreno, com a rua, com os vizinhos, postes, enfim. É preciso pensar na proporção da entrada das pessoas e dos carros. Para que, desse modo, tudo fique mais organizado e direcionado de uma maneira interessante.

Por que é importante?

Ela é importante simplesmente porque sem ela, as chances de ocorrerem deslizes na construção são bem grandes. Afinal, é preciso saber para onde a garagem irá apontar, efetivamente, para que a obra não siga uma linha de raciocínio errônea.

Por exemplo, no caso de casas que ficam em esquinas. Como é possível que o pedreiro saiba, ao olhar as plantas de casas, exatamente o direcionamento da entrada? Como ele saberá qual é a parte “do lado” e a da frente? E ainda, como ele saberá que irá apontar o portal de entrada para a rua X, e não para a rua Y que faz esquina com essa X? Pois é!

Por isso que a planta de localização é tão importante. Pois é ela quem irá apontar tudo que precisa ser feito na construção em si. Inibindo, dessa maneira, que ocorra qualquer erro de direcionamento que, mais tarde, possa comprometer toda a logística e distribuição do imóvel.

Como é feita a planta de localização?

Esta planta pode ser relativamente simples de fazer, desde que haja o conhecimento necessário. Isto é, não é qualquer pessoa que poderá projetá-la. Mas sim, você deverá sempre considerar a opinião de um profissional qualificado. Caso contrário, há chances de seu projeto sair igualmente errado do papel, ok?

Entretanto, basicamente esta planta deverá considerar algumas características padrões. Sendo elas:

  • Todas as linhas de delimitação do terreno em que a casa será feita;
  • Todas as linhas de delimitação do passeio e da rua;
  • O contorno de todo o perímetro da edificação em si.
  • Desenhos de todos os acessos, muros, calçadas, elementos construtivos e tudo que possa estar envolvido com a sua obra.
  • Todas as cotas gerais do terreno;
  • Todas as cotas angulares, quando forem necessárias;
  • Todas as cotas de passeios e rua;
  • Indicação geográfica do Norte;
  • A indicação de todo o alinhamento predial da obra;
  • Indicação da rua e do passeio;
  • Indicação do acesso de pedestres e do de veículos;
  • Número da quadra e do lote;
  • O nome da planta em si, e a escala que é utilizada. Vale lembrarmos que a escala poderá ser 1/200, 1/250, 1/500 ou 1/1000;
  • Quaisquer outros dados que possam agregar valor e sejam necessários para a leitura do projeto de casa de uma maneira mais eficiente.

Contrate um profissional qualificado e mãos à obra!

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da planta de localização, é chegado o momento de planejar a construção da sua casa e, a partir disso, iniciar a sua obra com o auxílio de um bom profissional. Afinal, nesta etapa, não é aconselhado você medir esforços nos investimentos aos profissionais, pois eles estão diretamente relacionados com o sucesso da sua construção.

Portanto, pesquise, entreviste e encontre a pessoa ideal para tirar do papel a sua ideia. E assim, desfrute de ótimos resultados. Depois é só nos contar a sua experiência, ok? Estaremos aguardando o seu comentário aqui embaixo. Até o próximo post!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.