Como Assentar Cerâmica? Passo a Passo

Aprenda a como assentar cerâmica de uma forma simples e prática. Afinal, dessa forma você poderá economizar com a mão de obra e fazer sobrar aquele dinheiro importante no fim do mês. No entanto, é imprescindível que você preste atenção em todos os passos para conseguir ter sucesso no seu trabalho. Vamos lá?

 

como assentar cerâmica

Casa foto criado por freepik – br.freepik.com

 

Como assentar cerâmica?

Está pronto para começar? Então vamos! A primeira coisa que você precisa entender, é que é um trabalho muito cansativo. Embora seja simples. No entanto, não tem segredo para atrapalhar. Com um pouco de dedicação, com certeza você conseguirá. A primeira coisa a fazer, é providenciar todas as ferramentas e materiais que vamos precisar.

Em uma loja de materiais de construção de sua confiança, leve a seguinte lista:

  • Desempenadeira exclusiva para assentar cerâmica;
  • Cerâmica da sua preferência;
  • Linha;
  • Trena;
  • Nível;
  • Argamassa;
  • Separadores;
  • Máquina de corte manual ou a seco;
  • Martelo de borracha;
  • Rejunte para a finalização;

Quando você tiver todos os materiais e ferramentas, já pode iniciar o projeto e planejamento do ambiente que você vai assentar a cerâmica. No entanto, antes de comprar tudo novo, dê uma procurada na sua casa. De repente, você já possui alguma ferramenta que não precisa comprar. Assim, já economiza também reaproveitando materiais, não é?

1- Iniciando o planejamento

A primeira coisa a se fazer é iniciar o planejamento do ambiente que você vai assentar cerâmica. Tire as medidas das duas laterais do local e multiplique-as. Desta forma você conseguirá a medida dos metros quadrados da área de colagem. Por exemplo, se o local tiver 2 metros por 3 metros, você precisará de 6 metros quadrados de material.

As medidas serão fundamentais para você ter ideia da quantidade de argamassa e cerâmica necessita comprar. Vamos te ensinar a como assentar cerâmica da maneira mais econômica possível. Afinal, você não quer que sobre material em excesso que poderia ter sido economizado, não é?

Pois bem, tendo as medidas, basta procurar o vendedor na loja de materiais de construção e informá-lo que você deseja adquirir argamassa para quantidade de metros quadrados que você mediu. Além disso, peça para ele mostrar as opções de cerâmica. A quantidade de cerâmica vai depender de cada modelo, pois existem opções maiores e menores. Escolha uma que combine e faça sentido com seu ambiente. Atente-se ainda para as especificidades entre eles, sendo que alguns são específicos para ambientes externos e outros para ambientes internos.

2- Preparando a área de assentamento

Agora que chegaram os materiais, já deve estar batendo a ansiedade para iniciar logo o assentamento. Entretanto, antes de iniciar, você precisa prestar atenção em alguns outros detalhes. Acompanhe:

 

 

  1. Como está o piso bruto?

Este é um fator fundamental que deve ser levado em consideração. É indispensável que você avalie o fundamento do piso bruto. Caso tenha muitos tipos de pedras e relevos altos, você precisará fazer uma raspagem para tentar manter o mais liso possível. Este é um trabalho pesado que pode ser resolvido de outra maneira.

Entretanto, esta outra maneira deixará o serviço um pouco mais caro. Pois você precisará revestir o piso bruto com um contra piso de cimento. Com uma massa mais fina e com menos pedras, você poderá cimentar todo piso bruto, fazendo uma altura de 2 ou 3 centímetros, apenas para ajudá-lo no processo de como assentar cerâmica.

  1. Piso bruto preparado, é hora de tirar algumas medidas

Agora que você já resolveu o problema do piso bruto, é hora de iniciar as medidas para assentar a cerâmica. Uma espessura de 2 a 3 centímetros de argamassa, será o suficiente para manter a cerâmica firme no chão.

Assim sendo, some a espessura da argamassa mais a espessura da cerâmica, e coloque um fio esticado de um lado até o outro, preso por um prego no chão. Faça na altura das duas espessuras. Por exemplo, se a cerâmica tiver 5 milímetros e a argamassa terá 2 centímetros, você precisará de uma altura de 2,5 centímetros do chão. Este fio, de um lado até o outro nesta altura, servirá de base para você assentar de maneira reta a cerâmica. Feito isso, podemos iniciar o trabalho em si.

3- Preparando a argamassa

A argamassa é uma massa pronta. Ela pode ser misturada com água em um recipiente até que esteja em uma densidade nem muito dura, nem muito mole. Mas suficiente para espalhar no chão de maneira que não escorra.

Assim sendo, uma vez que a massa estiver pronta, comece a colocá-la no chão com auxílio de uma colher de pedreiro. Use a desempenadeira dentada para espalhá-la. É importante colocar apenas a quantidade para uma peça de cada vez. Desta forma, você evita desperdícios.

 

 

4- Assentando a cerâmica

Chegou a hora mais esperada: assentar a primeira cerâmica. Assim que a massa estiver devidamente no lugar, pegue uma cerâmica e coloque-a em cima. Com um martelo de borracha, você deve dar leves marteladas para que a peça fique na altura do fio que você colocou como medida. Para garantir que esteja reto, use o nível a cada peça assentada.

Sendo assim, basta ir assentando cerâmica por cerâmica, martelando para ficar na altura do fio, até que o ambiente esteja todo pronto. Lembre-se que você deve usar separadores na largura que desejar, para depois poder fazer o rejunte. Estes separadores são de plástico, em forma de cruz. Basta que você coloque entre as peças e pronto.

5- Recortes e acabamentos

O ideal, é que você comece assentando as cerâmicas maiores para, somente no final, fazer os recortes e acabamentos. Assim sendo, você otimizará tempo e somente usará a ferramenta de corte quando realmente for necessária.

Esta ferramenta de corte pode ser ou uma serra manual elétrica, ou uma máquina de cortar a seco. A máquina elétrica geralmente é barulhenta e pode apresentar mais riscos. Portanto, cuidado. Use sempre os equipamentos de proteção individual necessários para garantir a sua segurança e não ter nenhum imprevisto.

No entanto, basta tirar as medidas corretas das peças para os cantos e rodapés e pronto. Seguindo o mesmo processo de assentamento das cerâmicas maiores, com certeza você terá sucesso no seu trabalho.

6- Rejuntes

Após ter aprendido como assentar cerâmica, basta esperar um dia para a secagem completa da argamassa e, após isso, podemos iniciar o processo de rejunte. Sendo assim, este processo pode ser feito de maneira que você escolha uma cor que combine com o ambiente e com a cerâmica. Aprenda aqui como aplicar rejunte de um jeito simples e prático. Bom trabalho!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.