Como Instalar Batente de Porta

Instalar uma porta em casa é algo relativamente simples. Mas, você sabe como instalar batente de porta? Pois é. Saiba que apenas instalar a porta não será suficiente. O batente de porta é fundamental para o correto funcionamento dela. Neste artigo você vai aprender um rápido passo a passo de como executar isso da maneira correta. Acompanhe.

Como instalar batente de porta?

O batente de porta será parte indispensável para instalação de uma porta. Ele é o responsável por deixar a porta fixa e no lugar. No entanto, como instalar batente de porta requer alguns certos cuidados, é importante você ler todo nosso passo a passo e fazer do jeito correto.

Para iniciar o processo, você precisará de algumas ferramentas fundamentais. Além do material correto. Vamos listar tudo o que você vai precisar. Desta maneira, ficará mais fácil de você se organizar. Todavia, você deve levar em consideração que este é um trabalho de cautela. Pois, caso seu batente fique torto ou cortado errado, além da porta não funcionar, a instalação ficará feia.

 

como instalar batente de porta

Foto: mrsiraphol / Freepik

 

Vamos a lista com tudo que você vai precisar para entender como instalar batente de porta. Pegue lápis e papel e anote tudo.

  1. O batente de porta em si;
  2. Martelo;
  3. Pregos;
  4. Cimento (pode ser massa pronta);
  5. Prumo;
  6. Uma serra manual;
  7. Sarrafos extras para auxiliar na fixação.

Estes são os materiais básicos que você precisará para iniciar a instalação. Recomendamos que você separe-os antes mesmo de iniciar qualquer atividade. Pois será muito mais fácil completar o serviço e ter tudo em mãos, do que ir comprando aos poucos. Você poderá comprar estes materiais em qualquer loja de materiais de construção. E, claro, aproveitar os materiais que você já tem em casa é sempre importante. Afinal, sempre temos uma ferramenta e outra em casa, não é mesmo?

Iniciando a instalação

Materiais comprados e à postos, é hora de começar a montagem. Você pode fazer o procedimento sozinho ou até mesmo pedir ajuda para alguém. Uma mão auxiliar sempre pode ser bem-vinda. Entretanto, para iniciar o processo de como instalar batente de porta, vamos precisar separar os batentes em si.

Sendo assim, pegue-os e coloque-os no chão. Estas peças geralmente virão com uma medida padrão de 2 metros e 15 centímetros. Você deverá medir a altura da sua porta antes de fazer a compra, ok? Mas as alturas padrões de portas, certamente se encaixarão nestas medidas. Além da altura, você deverá também tirar as medidas da espessura da parede. Isto será fundamental para a o encaixe do batente ficar perfeito.

Para iniciar, você vai precisar colocar uma série de pregos no lado interno do batente. Estes pregos serão auxiliares na hora de grudar o cimento nos passos seguintes. No entanto, você não deverá pregá-los integralmente. Deixe-os cerca de 3 ou 4 centímetros para fora. Pode distribuí-los de forma aleatória no batente, de forma que a peça fique com bastante pregos. Você pode, inclusive, deixa-los meio de lado. Não precisam ficar retos. Repita este processo para todas as peças.

 

como instalar batente de porta

Foto: welcomiia / Freepik

 

Porém, tome cuidado para o prego não aparecer do outro lado. Afinal, não queremos estragar as peças do batente. Já que você está aprendendo como instalar batente de porta, é melhor que seja da maneira correta e com todos os cuidados, não é mesmo?

Hora de fixar o batente na porta

Agora que você já finalizou o procedimento com os pregos e todas as peças estão bem completas e com pregos suficientes, é hora de fazer a montagem na porta. Lembrando que, nesta fase, você já deve ter tirado as medidas necessárias do batente de forma que ele encaixe perfeitamente. É importante deixar ele bem certinho, para não termos problemas futuros.

Para facilitar o encaixe, você poderá fixar a parte superior do batente nas partes laterais. Use pregos. Assim sendo, você estará com a estrutura em formato de um “U” invertido e pronta para ser fixa no vão da porta. Agora é só encaixar e iniciar as medidas para alinhamento.

Entretanto, esta é uma fase determinante do processo. Aqui você irá utilizar o prumo para deixar a estrutura mais alinhada possível. Para usar o prumo, você vai pendurá-lo na parte superior e encostar o peso dele no batente. Tanto do lado esquerdo como no lado direito. Repita o processo na parte de dentro do batente e na parte de fora.

 

como instalar batente de porta

Foto: proostoleh / Freepik

 

O ideal é que o peso do prumo esteja reto e suspenso. De forma que fique um vão suficiente para passar somente uma folha de papel entre o peso e a madeira. De ambos os lados. Fazendo isso, você estará garantindo que sua estrutura esteja reta. Assim sendo, quando estiver alinhado, pode ter certeza que você está aprendendo como instalar batente de porta do jeito correto.

Colocando a massa para prender o batente

Com o batente alinhado e reto, está na hora de colocar a massa de cimento que vai fixar de fato o batente na porta. No entanto, você deve entender que este é um processo crucial para a vida longa ao projeto. Visto que é a massa que vai segurar a estrutura na parede. Aliás, os pregos que você colocou nas etapas anteriores também vão ajudar a manter a estrutura fixa.

Assim sendo, prepare a massa que você comprou para iniciar a colocação. Pode ser cimento preparado com areia e água ou pode ser massa pronta. A massa pronta é mais prática e rápida de ser preparada. Assim que ela estiver pronta, pode começar a colocação na parte de trás do batente com uma colher de pedreiro. Todavia, entenda que você precisará de bastante massa. Pois poderemos empurrar o máximo de massa para dentro que conseguirmos.

Depois de ter aplicado a massa, é hora de fazer os acabamentos externos dela. Basicamente, você estará fazendo um reboco nas laterais do batente. Alise de forma que fique semelhante ao restante das paredes e deixe alinhado com o reboco já existente. Se ainda não tiver reboco, alise de forma que o cimento não ultrapasse as extremidades do batente.

 

como instalar batente de porta

Foto: Freepik

 

Lembra dos sarrafos extras que você tinha que separar? Pois bem, esta é a hora de usá-los. Você precisará colocá-los de forma que prenda um lado do batente ao outro. Esta estrutura será apenas para manter firme a estrutura principal. Ou seja, provisoriamente. Entretanto, você deverá fixar bem e tomar cuidado para o prumo não desregular. Pois, uma vez que a massa estiver seca, não terá mais como alinhar.

Pronto para receber a porta

Agora que você já está craque e aprendeu direitinho como instalar batente de porta, ele já está pronto para recebê-la. No entanto, é preciso esperar um mínimo de 2 a 3 dias para o cimento lateral secar bem e você ter a certeza que a estrutura está firme e segura. Visto que, se não estiver seguro ainda, poderão ocorrer avarias.

Se tudo correr da forma certa, você já pode providenciar a porta nas medidas do batente. Neste artigo, você pode aprender como instalar uma porta de madeira do jeito certo. Aproveite as dicas do Tudo Construção e boa sorte na obra. Qualquer dúvida, é só deixar aqui que vamos tentar respondê-las.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.