Como Rebocar Parede Com Gesso

Rebocar uma parede pode parecer simples. Mas, você sabe como rebocar parede com gesso? Não é tão complicado quanto você possa imaginar. Entretanto, existem prós e contras com relação a um reboco normal. Tudo que você precisará fazer, é tomar alguns cuidados para fazer do jeito certo. Acompanhe o artigo e aprenda o passo a passo.

Como rebocar parede com gesso?

O gesso é um acabamento fino que podemos aplicar nas paredes da nossa casa. Muitos pensam que, antes mesmo de fazer acabamento com gesso, precisamos rebocar todas as paredes com massa normal. Mas a verdade é que não precisamos. Isso mesmo, o gesso pode ser utilizado de forma independente para criar ambientes lindos.

Seja na sala, na cozinha ou no quarto, o gesso sempre vai dar um acabamento moderno e sofisticado para a área. Com sua textura lisa e muitas vezes sem imperfeições, ele difere de um reboco convencional em muitos quesitos. Entretanto, rebocar parede com gesso demanda tempo e dedicação, este passo a passo vai te ajudar a fazer isso da melhor e mais prática forma possível.

 

como rebocar parede com gesso

Foto: Freepik

 

Todavia, rebocar uma parede com gesso não tem muitas complicações. Claro, como tudo na vida tem prós e contras, este procedimento também têm. Acompanhe para saber mais.

Diferença entre reboco com cimento e reboco com gesso

A principal diferença entre estes dois materiais de acabamento, é exatamente o resultado final e o processo. Um reboco convencional, com cimento padrão, pode ser muito mais trabalhoso do que um reboco com gesso. Por um simples motivo: o cimento é mais pesado e você terá mais trabalho de preparo.

No entanto, isso não quer dizer que rebocar com gesso o processo ficará mais fácil. A diferença é que o reboco com cimento, você precisará misturar a massa por muito tempo. Além da necessidade de uma série de materiais para o preparo. Afinal, se não for massa pronta, você precisará de muita areia para todo o processo. E isso é um fator determinante para deixar tudo mais caro.

Assim sendo, uma sugestão é você buscar ajuda de alguém para o trabalho. Pois, como o gesso demanda um esforço maior no sentido de alisamento, é importante que você reveze com alguém. Entretanto, esta é apenas uma sugestão. Caso você se ache capaz de fazer sozinho, sem problemas.

Porém, você deve levar em consideração que rebocar uma parede com gesso pode ser muito cansativo. Pois o gesso precisa ser espalhado da forma correta para aparentar a lisura suficiente. Outra grande diferença de rebocar uma parede com gesso ao invés de rebocar com cimento, são as ferramentas.

Enquanto em um reboco convencional com cimento você precisará de uma régua ou sarrafo para alisar o cimento inicialmente e tirar o excesso, com gesso não precisa. Tudo que você precisará é de uma desempenadeira e uma colher de pedreiro.

Iniciando o reboco com gesso

Com a colher, você colocará a massa na desempenadeira. Assim que a massa estiver em cima, basta colocar na parede. A massa grudará e você só tem que espalhar e ir alisando até criar um visual bonito. Entretanto, isso não é tudo. Você notará que no início do processo, vai parecer que não está saindo conforme planejado. Uma vez que o gesso pode escorrer na parede e criar um visual estranho.

Porém, não há com o que se preocupar. Se a massa estiver no ponto, isso é comum acontecer. O que você precisa entender é que você precisará alisar e deixar reto o mais rápido possível, pois o gesso seca mais rápido. E, uma vez seco, é difícil a manutenção e reparos.

 

como rebocar parede com gesso

Foto: Freepik

 

Entretanto, isso não será um bicho de sete cabeças. Basta que você espalhe bem a massa na espessura que desejar ou for necessária. E, com a desempenadeira, já vai alisando. Desta forma, você evitará que o acabamento fique mal feito. Esta é uma das etapas mais difíceis do processo. Por isso, recomendamos pedir ajuda a um auxiliar. Pois é um processo cansativo, levando em consideração que você precisará fazer movimentos rápidos e contínuos para ter ótimos resultados.

Custo benefício

Embora dê trabalho no início e seja cansativo, pode ter certeza que o custo benefício é maior. Como rebocar parede com gesso não é algo inovador, você encontrará gesso de todos os tipos e preços no mercado. O ponto positivo é que muitas vezes o trabalho todo se torna mais barato do que o reboco convencional com cimento. Por um simples motivo: agilidade.

Visto que você precisará fazer rápido, a execução se torna mais rápida. Além de que o processo pula muitas etapas que um reboco com cimento convencional precisaria respeitar. E assim, você já reproduz uma parede com acabamento fino, sem a necessidade de aplicação de cimento antes do gesso.

Desvantagens

Como já explicamos, o custo benefício do reboco com gesso vale à pena. Entretanto, algumas desvantagens também são encontradas no processo. E uma delas está relacionada aos locais em que o gesso pode ser aplicado. É recomendado que você evite locais externos, pois o gesso não pode de jeito nenhum pegar umidade.

 

como rebocar parede com gesso

Foto: Freepik

 

Ou seja, se você rebocar uma parede da garagem, por exemplo, é recomendado que você use cimento normal. Pois como o gesso é branco, uma vez que ele pegar umidade, você terá que fazer uma manutenção pesada, retirando tudo e fazendo novamente. Por este motivo, o gesso é mais vantajoso quando aplicado dentro de casa.

Outra desvantagem com relação ao cimento normal, é a aplicação. Como já explicamos, é simples de fazer pois demanda menos processos. No entanto, é extremamente complicado para quem faz a primeira vez. Pois é necessário alisar no tempo certo, a quantidade certa e com a força certa. Sem isso, o acabamento pode rapidamente virar um desastre.

Porém, não desistir é fundamental. Se você estiver aprendendo agora como rebocar parede com gesso, não desanime. Basta um pouco de prática para você se tornar expert no assunto. Persista e você desfrutará de uma parede lisinha e linda!

No Responses

  1. Pingback: Como Instalar Placa de Gesso 3D março 10, 2019

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.