Planta aberta: O que é? Quais as vantagens?

Você já ouviu falar em planta aberta? Sabe do que se trata? Então acompanhe este texto e fique por dentro deste assunto. Saiba como uma planta aberta e sem delimitação de espaço poderá revolucionar a sua forma de entender a construção, tendo em vista que ela torna o processo mais subjetivo e personalizável. Veja a seguir!

planta aberta

O que é planta aberta? Conheça o conceito que pretende mudar a forma de construir

O conceito de planta aberta é bastante simples: Basicamente, o empreendimento contará com um espaço só, sem portas e sem paredes para dividi-lo. Assim, fica ao critério do dono do local dividir com móveis e outras maneiras, para assim delimitar os espaços de acordo com o que ele desejar.

Dessa maneira, ele poderá escolher exatamente o tamanho  da sala ou ainda fazer todo o seu apartamento integrado com varanda, por exemplo. Tudo é moldável de acordo com o gosto do futuro morador.

Vale lembrarmos que na maior parte dos casos esta técnica priva apenas o quarto, construindo ainda paredes e portas para manter a privacidade. No restante, sala, cozinha, lavanderia e escritório podem ser integrados em um só, tendo os móveis como os provedores de divisórias.

Quais as vantagens da planta aberta? Benefícios de não haver paredes

Entendido o conceito de planta aberta, vamos agora discutir um pouco mais sobre as vantagens que este tipo de projeto poderá proporcionar para a sua obra. Entenda abaixo:

planta aberta

1- Facilidade para fazer qualquer personalização em sua obra

Quando construímos um novo imóvel, muitas dúvidas podem surgir, como por exemplo, escolher o tamanho da sala; como a cozinha será dividida; e assim por diante.

Porém, ao mesmo tempo, estamos diante de algo muito desafiador por ser uma preparação para anos de vida. Ou seja, quando decidimos o tamanho da cozinha, estaremos impondo que pelos próximos 5, 10 ou 15 anos, esse será o tamanho da nossa cozinha! E isso pode ser uma grande responsabilidade, não é mesmo?

E se, no começo, você desejar uma cozinha americana? E mais tarde, uma mini cozinha? Como lidar com essa mudança repentina?

Bom, na prática não há como mudar. Mas isso pode ser resolvido se você optar por uma planta aberta. Afinal, a sua cozinha não terá paredes e você poderá dispor os seus móveis de uma maneira que mais se adeque às suas necessidades daquele momento.

Ou seja, se mais tarde, em menos de dois anos, a sua necessidade mudar, é só trocar as coisas de lugar e pronto! Não precisa gastar com mão de obra e tampouco com materiais de construção.

planta aberta

2- Evita mão de obra em excesso e até mesmo o desperdício de materiais

Quando pensamos em reformar a nossa casa, muitas coisas vem à mente. Dentre elas, os gastos com mão de obra e materiais, além do desperdício que pode acontecer no fim da obra.

Sem contar os entulhos que o projeto pode render! Então, se você procura se livrar de todos estes tipos de dores de cabeça, aposte em uma planta aberta.

Com ela você não terá que contratar ninguém, e poderá simplesmente mudar a disposição dos móveis para criar um ambiente completamente confortável e novo para você e sua família.

3- Menos impacto no meio ambiente, devido à redução de consumo

Quando construímos uma obra, estamos diretamente impactando o nosso meio ambiente de muitas formas distintas. Podemos citar o consumo de energia, de matéria prima, o desmatamento e a produção de entulhos e sujeiras que podem impactar negativamente a natureza.

Entretanto, quando pensamos em uma construção com planta aberta, todos estes males podem ser minimizados no curto, médio e longo prazo. Sabe por quê? Porque você evitará o que mencionamos acima: mais materiais de construção e entulhos no caso da necessidade de mudanças.

planta aberta

Assim, também evita-se que seja necessário derrubar paredes e criar novos espaços, fazendo com que o consumo de matéria prima seja simplesmente à toa! Por isso a planta aberta pode ainda ser considerada uma opção para a construção sustentável ser posta em prática.

4- A obra poderá ser acelerada por conta de menor quantidade de detalhes

Como não há a necessidade de levantar tantas paredes e fazer tantos acabamentos com revestimento vertical, você terá o tempo poupado na sua construção, e isso poderá, de quebra, gerar mais economia.

Assim, se o seu objetivo é construir dentro de um prazo razoável, a planta aberta poderá servir de suporte para isso. Até mesmo o plano que é feito da planta da casa, em si, será mais prático e mais rápido, facilitando todo o processo.

Outro ponto que vale destacarmos é com relação à finalização da obra: tendo em vista que a geração de entulhos é menor, a limpeza da obra não será tão demorada, igual como acontece nas plantas convencionais. Na prática, este modelo lhe poupa tempo, dinheiro, material e ainda lhe dá a possibilidade de criar o espaço de acordo com o que você verdadeiramente precisa.

planta aberta

Planta aberta vale realmente a pena? O que a torna uma tendência?

A planta aberta é considerada uma verdadeira tendência para os próximos anos. Afinal, você terá todos os benefícios que já mencionamos aqui, e ainda com uma obra de qualidade e de altíssima resistência, uma vez que os esforços serão mais levados para a estrutura do que para a “beleza” da divisão dos cômodos.

Sendo assim, como ela promove benefícios tanto para a construtora, quanto para o futuro morador, ela tem feito parte de muitos projetos Brasil a fora. Cabe a você, agora, decidir se esta alternativa atende aos seus desejos, e assim, investir nesta incrível tendência. Boa obra para você!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.