Descarte de Entulho da Obra: Como fazer corretamente

descarte de entulho de obra é um processo de suma importância para qualquer tipo de projeto de construção. Visto que, além de fazer parte da gestão e da organização do canteiro de obras, ele também está enquadrado legalmente como algo indispensável.

Por isso, saber como fazer corretamente é primordial para efetivar e concluir o seu projeto da melhor maneira possível. Para tanto, acompanhe a seguir o nosso guia e saiba tudo sobre este assunto.

descarte de entulho da obra
Site engineer on a construction site

Como fazer o descarte de entulho da obra corretamente?

Para saber como fazer descarte de entulho da obra corretamente, você precisa considerar alguns pontos específicos. Abaixo, falaremos sobre cada um deles para que você atente-se a tudo e saiba exatamente o que fazer. Veja a seguir:

O que é considerado entulho?

Antes de qualquer coisa, precisamos pensar efetivamente no que pode ou não pode ser considerado entulho, embora a classificação seja simples e facilitada.

Sendo assim, de maneira geral podemos dizer que é considerado entulho de obra resíduos que surgem em todas as etapas da construção. Desde a preparação do terreno, com remoção de terra, árvores e pedras, até a finalização com a limpeza pós obra, onde você irá remover possíveis acúmulos de cimento, restos de tijolos, etc.

Vale salientarmos que podemos considerar entulhos não somente os materiais que sobram em uma construção. Mas sim, tudo que possa e necessita de descarte adequado para permitir a higienização e organização do canteiro de obras. Isto é, materiais naturais, como galhos, folhas e pedras também são considerados entulhos, quando necessitam de remoção.

Caberá a você, portanto, saber classificar o tipo de entulho para, mais tarde, fazer a remoção adequada e mais efetiva.

descarte de entulho da obra

A possibilidade de apostar na reciclagem

Vamos supor que você já analisou de maneira aprofundada todos os tipos de entulhos que a sua obra possa ter gerado até então. Agora, você precisa classificar cada um deles, a fim de desfrutar de resultados mais interessantes.

Por exemplo, se você quiser economizar com alguns materiais, que tal reaproveitar o que está sendo descartado, mas que pode ainda ser reciclado? Isso vale para papelão, plástico, etc.

Assim, além de dar uma nova chance para o material, você estará priorizando o processo de construção sustentável, impactando positivamente no meio ambiente. Pense nesta possibilidade e crie uma lista de ideias para reciclagem dos materiais que sobraram.

Evite o desperdício

Outro ponto que deve sempre ser levado em consideração quando você pensar em fazer o descarte de entulho da obra é com relação ao desperdício. Sim! Pois vemos costumeiramente as pessoas descartarem alguns materiais que sobraram como se fossem entulho.

Mas, se pararmos para analisar a situação dos mesmos, é bem possível que eles sejam utilizados para outros fins. Por exemplo, se você utilizar madeira de demolição, do rancho da obra, para finalizar alguma decoração, pode ser que você tenha um acabamento ainda mais interessante, não é mesmo?

Portanto, sempre analise a possibilidade de aproveitar um pouco mais o que está sendo descartado. É possível que você acabe economizando um bocado ao tomar esta atitude diante da sua construção, ok?

O que fazer com materiais inflamáveis e com risco de contaminação?

Muita gente pode acabar descuidando dessa separação importante na hora de fazer o descarte de entulhos de uma obra. Mas, acontece que quando você se depara com este tipo de material, precisa contar com profissionais qualificados e empresas sérias que façam o recolhimento do mesmo.

Por conta disso, jamais misture este tipo de entulho com os demais, mesmo que a quantidade não seja muito expressiva. Visto que, produtos que possam contaminar irão, de fato, causar a contaminação mesmo que seja pequena, e isso, em longo prazo, pode ser muito negativo.

Afinal, analise a seguinte situação: e se todas as obras pensassem da mesma forma? E resolvessem descartar o material contaminado, embora em pequena quantidade, em um local que não seja apropriado? Pois é! Em longo prazo isso poderia se tornar um grande acúmulo.

E, além disso, a sua construtora poderia ainda sofrer consequências judiciais por conta desta atitude. Portanto, organização é tudo!

Classifique e encaminhe os materiais corretamente

Seguindo o raciocínio anterior, é de suma importância que você sempre mantenha certa organização, separando os materiais adequadamente. Dessa maneira, classifique-o de acordo com as normas regulamentadoras, para que o descarte aconteça efetivamente.

É preciso fazer um estudo minucioso de qual tipo de material será descartado de certo modo. Para isso, no fim da obra, por exemplo, você pode contar com empresas especializadas no ramo. Assim, elas ficarão responsáveis por todo o descarte do entulho da obra, além da limpeza da construção em si.

Se houver necessidade, contate estes mesmos profissionais, ou alguma empresa parceira, para descartar os entulhos da preparação do terreno e de toda a obra. Apesar de que, costumeiramente, as construtoras possuem equipes treinadas para tal finalidade.

Por isso, para que tudo seja separado da maneira correta, procure ou contratar uma empresa especializada, ou então, aposte na possibilidade de treinar toda a sua equipe.

O que a lei diz sobre o descarte de entulho da obra?

Como mencionamos no início deste artigo, o descarte adequado de todos os entulhos é de suma importância porque vai além da estética e organização da obra. Mas sim, está também relacionado com fatores legais que precisam obrigatoriamente serem postos em prática.

De todo modo, as principais normas de descarte estão na  resolução 307/2002 do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Além disso, a lei federal 12.305/2010 também traz informações e obrigações sobre os geradores de entulho e seus devidos transportes e administradores públicos. É a partir desta lei, portanto, que se estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

É esta norma que irá apontar todos os parâmetros para que cada cidade crie os seus Planos Municipais de Gestão de Resíduos da Construção Civil. Isto nos dá margem para compreender que em cada município algumas regras poderão ser diferentes que em outros, e você deverá se atentar a isso também.

Ao seguir todas as considerações que trouxemos neste artigo, você estará efetivando um ótimo descarte de entulho de obra, e assim, garantirá a organização, limpeza e todas as suas obrigações legais.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.