Alvenaria estrutural: Como funciona? Quais as vantagens?

alvenaria estrutural trata-se de um sistema de construção onde as próprias paredes da edificação possuem a função de promover sustentação para a estrutura e, com isso, não há a necessidade do uso de pilares e vigas. Assim, há a substituição do processo tradicional de concretagem.

De todo modo, precisamos compreender a fundo como funciona esta estrutura e quais são as suas características para, a partir disso, termos um plano mais estruturado para a nossa obra. Acompanhe e entenda.

alvenaria estrutural

Como funciona alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural possui como característica primordial o uso de blocos cerâmicos ou de concreto autoportantes (conheça todos os tipos de blocos de concreto aqui).

É importante lembrar, no momento em que você for comprar os seus materiais de construção, que você quer um bloco estrutural, e não de alvenaria de vedação. Sendo que este segundo não pode ser utilizado para a alvenaria do tipo estrutural, tendo em vista que o mesmo não foi preparado para este fim.

Este tipo de alvenaria, no entanto, foi desenvolvido como um método que fosse capas de substituir o pilar e a viga nas construções, tornando as obras muito mais otimizadas, limpas e rápidas.

Podemos compreender este tipo de alvenaria como uma alvenaria que considera os seguintes pontos:

  • Possui como objetivo primordial desenvolver a sustentação necessária para o peso da estrutura e, por conta disso, não pode ser feita do mesmo modo como a alvenaria de vedação.
  • Os blocos deste tipo de alvenaria podem tanto ser de concreto quanto de cerâmica. Em ambos os casos não possuirão fundo, mas sim, serão vazados na vertical.
  • Se o seu edifício tiver até 4 pavimentos, você não precisará armar a alvenaria do tipo estrutural. Em contrapartida, se houver mais do que 4 pavimentos a armação se faz necessária.

Sendo estas as características deste tipo de alvenaria, vamos agora entender quais são as vantagens e desvantagens da mesma.

Leia mais: Casa container: Dicas e ideias

Quais as vantagens?

Até aqui você já pôde ter claro que este tipo de alvenaria é super resistente e robusto, e por conta disso não necessita de pilares e vigas que sustentem a estrutura. Mas sim, a alvenaria por si só é capaz de manter a sua obra de pé com qualidade e eficiência.

Todavia, sabemos que assim como acontece em qualquer âmbito de nossas vidas, nem tudo são flores, correto? Por isso, abaixo vamos apresentar os pontos positivos e negativos de você apostar neste tipo de possibilidade. Veja a seguir:

Pontos positivos da alvenaria estrutural

  • Como a estrutura por si só se sustenta, há uma redução expressiva no uso de madeira, concreto e aço.
  • A construção é muito mais acelerada e otimizada.
  • O custo também pode ser reduzido quando comparado a estruturação que necessita de vigas.
  • Preparar o profissional para pôr a mão na massa e desenvolver este tipo de alvenaria é muito mais fácil que outros tipos de treinamentos.
  • O canteiro de obras também sofre impactos positivos, tendo em vista que o mesmo poderá ficar muito mais organizado e esquematizado.

Pontos negativos da alvenaria tipo estrutural

  • Um ponto que pode ser entendido como negativo é o fato de que a forma dos blocos estruturais faz com que o design e a arquitetura fiquem restritos demais.
  • Para que seja feita a derrubada de uma construção feita de alvenaria estrutural, é necessário contatar um engenheiro para que o mesmo avalie a situação antes de qualquer coisa.
  • A estrutura da sua edificação pode sofrer sérios danos se você tentar retirar uma parte mínima que for, se não tiver os cuidados adequados que apenas um profissional poderá lhe ensinar.

Contudo, esta estrutura pode ser vista como algo muito bom que acelera o processo de construção e de quebra ainda permite uma redução nos custos. Mas, como vimos, você pode se deparar com a necessidade de pagar profissionais mais caros, mais tarde, quando quiser fazer qualquer mudança na estrutura.

Leia também: Fachadas ventiladas: O que são e quais os benefícios

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.