Como calcular a inclinação de Telhado: Passo a Passo

Calcular a inclinação do telhado é um procedimento bastante importante para todo o projeto de cobertura, e por isso precisa ser feito com cuidado e atenção. Se você quer aprender a efetuar esse tipo de cálculo não deixe de acompanhar o post a seguir!

Como calcular a inclinação de Telhado

Como calcular a inclinação de Telhado: Passo a passo (Foto: Pixabay)

Por meio do cálculo da inclinação de um telhado, é possível determinar a altura da cumeeira, o comprimento do pendural e a área de cobertura. Além disso, tal informação ajuda a definir a quantidade de telhas a ser usada na obra, evitando o desperdício de materiais.

De maneira geral, trata-se de um processo simples e rápido, mas como a conta envolve diferentes unidades de medida, pode surgir alguma confusão que leve a erros no projeto.

Definições importantes

Como não queremos que nenhum erro aconteça, é preciso citar algumas definições básicas importantes antes de fazermos o cálculo da inclinação, a começar pelo tipo de telha que será utilizada na obra.

As telhas podem ser metálicas, de cerâmica, galvanizadas, de policarbonato, vidro, concreto ou ecológicas. Não importa a versão, o que sempre determinará a inclinação do telhado é o tipo de telha.

inclinação do telhado

O tipo e o tamanho da telha influenciam no cálculo (Foto: Pixabay)

Além disso, fique atento também ao tamanho da telha, lembrando que quanto menor ela for, maior será a sua inclinação e vice-versa. Independente do tamanho do material, o cálculo da inclinação permitirá definir a altura final da cumeeira.

Outro detalhe importante diz respeito às unidades de medidas. Para não se confundir e fazer o cálculo errado, comprometendo o desenvolvimento do projeto, recomenda-se adotar uma única unidade de medida, como o metro ou o centímetro, por exemplo.

Calcular a inclinação do telhado passo a passo

Agora que já estamos cientes desses detalhes bastante importantes, vamos ao passo a passo para calcular a inclinação do telhado. Para tanto, usaremos um projeto hipotético, no qual precisamos calcular a altura final da cumeeira de um telhado com duas águas, com largura total de 8 metros e inclinação de 30% indicada pelo fabricante.

  • Passo 1: se o telhado tem 8 metros de largura e é duas águas, a cumeeira estará no meio, a 4 metros de largura.
  • Passo 2: com uma inclinação de 30% (30/100), teremos 30cm de altura a cada 1 metro de largura.
  • Passo 3: proporcionalmente, a cada 4 metros de largura temos 120cm de altura (ou 1,20 metro, na unidade escolhida).

Ou seja, o resultado final mostra que a cumeeira estará a uma altura de 1,20 metro (120cm).

calcular inclinação de telha

Fazer o cálculo é simples e rápido (Foto: Pixabay)

Outras dicas

Há ainda outra maneira de realizar a conta, utilizando a fórmula de Pitágoras. No caso do exemplo acima, ficaria assim:

H (altura) = 4m x 30% = 1,20m

O detalhe é que esse raciocínio vale para telhados com diferentes inclinações de telhas. É só substituir as medidas pelas do telhado para o qual o cálculo será feito.

Para finalizar, lembramos que você deve sempre conferir a inclinação correta para a telha, informada pelo fabricante, algo que vai facilitar bastante o trabalho. E não se esqueça de que a inclinação da telha é medida em porcentagem (%) e não em ângulo (º).

Add Comment