Patologias mais comuns na construção: Quais são e como evitar

Conhecer as patologias mais comuns na construção civil é de extrema importância para que se possa evitar o problema de uma maneira mais assertiva. Afinal, apenas desse modo é que tornará possível a prevenção, por exemplo. Pensando nisso, no entanto, trouxemos este artigo com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a seguir:

patologias mais comuns na construção

Quais são as patologias mais comuns na construção?

Abaixo listamos 5 patologias mais comuns na construção. Além disso, daremos dicas de como evitar que o problema se desenvolva de fato. Acompanhe:

1- Trincas e fissuras

As trincas e fissuras podem aparecer comprometendo a saúde e a estética das paredes. Elas costumam ser encaradas como um problema relativamente inofensivo, porém requer cuidados para que não cresça e não se desenvolva.

Entretanto, o modo de evitar este tipo de problema é apostando na preparação adequada do cimento. Você precisará preparar o concreto dentro de parâmetros precisos, a fim de evitar que o mesmo crie este tipo de patologia mais tarde.

2- Rachaduras

As rachaduras também podem aparecer como uma das patologias mais comuns na construção. Entretanto, diferente das fissuras e trincas, este problema é mais sério e requer mais atenção. Isso porque as rachaduras podem representar um problema estrutural grave e, neste caso, um profissional qualificado deverá avaliar os efeitos do problema na construção.

Para evitar o mesmo, novamente é preciso que se atente aos parâmetros de desenvolvimento e preparação do concreto, para que o mesmo fique qualificado e resistente.

3- Infiltração

Os problemas de infiltração também podem surgir no decorrer do desenvolvimento ou até depois da finalização de uma obra. Isso se dá por muitos motivos, como encanamento inadequado, telha mal posicionada ou quebrada, dentre outros motivos. Desse modo, é preciso ainda apostar na impermeabilização da obra antes de qualquer coisa, para que assim os resultados sejam mais efetivos.

patologias mais comuns na construção

4- Bolhas nas paredes

As bolhas nas paredes também causam muita dor de cabeça depois que toda a decoração e acabamentos estão finalizados. Afinal, o aspecto, além de feio, demonstra que algo não está bem na obra. Isso se dá, muitas vezes, pela presença de água ou ar na película de tinta. Para que isso não aconteça, é essencial que o profissional siga os parâmetros de pintura da parede para impedir o desenvolvimento do problema.

5- Destacamento

Por fim, podemos destacar dentre as patologias mais comuns na construção o problema de destacamento. Este nada mais é do que um problema ocasionado pelo descolamento da cerâmica/ piso da superfície na qual foi assentada. E assim, consequentemente gera um aspecto estético e funcional comprometido. Isso se dá, novamente, pela escolha do material inadequado ou preparação errônea da argamassa.

O segredo é a prevenção

Por fim, podemos compreender que, ao analisarmos as principais patologias na construção civil, o segredo está sempre na prevenção. Seguir os parâmetros de qualidade, apostar em profissionais experientes e investir em bons materiais de construção são medidas essenciais para termos sempre bom resultados. Portanto, atente-se para estes fatores e desfrute assim de uma construção sem efeitos colaterais!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.