Como Aplicar Gesso Liso – Passo a Passo

Aprender a como aplicar gesso liso é uma ótima maneira de dar aquela economizada na mão de obra do nosso projeto. Afinal, toda economia é bem vinda quando estamos construindo ou reformando, não é mesmo? Dessa maneira, trouxemos a seguir um passo a passo completo de como aplicar gesso liso de uma forma eficiente. Acompanhe para saber mais.

Materiais necessários

Primeiramente, vamos orçar todos os materiais em lojas de materiais de construção para encontrar o melhor preço do mercado. Assim poderemos economizar ainda mais. Portanto, atente-se ao que você precisará comprar:

  • Masseira;
  • Desempenadeira de aplicação de gesso e uma de acabamento;
  • Colher de pedreiro ou espátula;
  • Régua de 2 metros de alumínio;
  • Sacos de gesso suficientes para cobrir toda a área.

Para saber quantos sacos precisará, meça os metros quadrados do ambiente em que você aplicará o gesso liso. Assim você poderá apresentar esta quantidade ao vendedor da loja e ele poderá lhe apontar as marcas e os seus rendimentos.

 

 

Passo a passo de como aplicar gesso liso

Com todos os materiais em mãos, é hora de aprender a como aplicar gesso liso corretamente. Vamos lá?

1- Preparando a parede para o gesso

Para que o seu gesso liso de fato “prenda-se” na parede e fique firme, é essencial que você prepare o local antes da aplicação. Afinal, pequenos impasses poderão impactar diretamente no acabamento do gesso em si.

Dessa maneira, dê uma observada em toda a área que receberá a aplicação. A mesma não pode estar pintada, nem apresentar rebarbas. Além disso, os possíveis buraquinhos e imperfeições precisam, necessariamente, serem fechados. Desse modo você promoverá um maior nivelamento para a sua parede.

Importante: O ideal é que a parte elétrica, bem como a hidráulica, já esteja instalada. Além disso, é essencial que você aguarde pelo menos 30 dias depois do levantamento das paredes para, de fato, aplicar o gesso. Assim o concreto já estará com o assentamento adequado, não podendo prejudicar o acabamento do gesso liso.

2- Preparando a massa de gesso

Com a parede preparada, é hora de misturar o gesso com a água, a fim de criar uma massa lisa e fina. Porém, é necessário que você se atente aos cuidados e as pausas desta mistura. Muita gente acaba simplesmente acrescentando água no gesso, mexendo e misturando tudo. Mas, este tipo de mistura não proporciona um acabamento perfeito.

É preciso, no entanto, criar uma melhor diluição para o pó de gesso diretamente na água. E para que isso ocorra, você precisará:

  1. Inicialmente, encha a sua masseira com a água filtrada e polvilhe o pó de gesso de uma forma que preencha a masseira por igual. Lembre-se que a cada saco de gesso utilizaremos cerca de 37 a 39 litros de água, ok?
  2. Em seguida, deixe esta massa em repouso por uma pausa de 10 minutos. Este será o tempo suficiente para que o pó se dissolva bem e com qualidade.
  3. Feito isso, misture uma parte desta pasta, deixando o restante ainda de repouso. Mexa bem esta primeira parte, e permita que a mesma repouse por mais 5 minutos para a indução ocorrer corretamente.
  4. Observe a consistência que a massa formou. Depois do segundo período de espera ela poderá ser aplicada normalmente na parede.
  5. Quando você terminar de aplicar esta primeira parte de massa de gesso, a segunda já terá repousado o suficiente. E assim, poderá ser utilizada sem a necessidade desta segunda etapa de mistura, ok?

 

 

3- Protegendo o ambiente

Com a massa pronta, é hora de começar o seu serviço de “gesseiro” temporário. Porém, é muito importante que antes de saber como aplicar gesso liso, você proteja o chão do ambiente que receberá a massa. Caso contrário, é bem possível que você respingue o gesso no chão e assim o seu trabalho triplique.

Portanto, revista todo o chão com uma lona grossa, além de utilizar fita crepe para cantinhos, caixas de luz, dentre outros detalhes mais sutis.

4- Molhando a parede

Antes de aplicar a primeira camada de gesso, molhe a sua parede para auxiliar no processo de fixação da massa. Você pode utilizar uma mangueira para molhar bem.

5- Aplicando o gesso

Finalmente é chegado o momento mais esperado: a aplicação do gesso liso. Esta aplicação não se difere muito da de massa corrida, apesar de ser mais barato. No entanto, inicialmente você precisará da sua desempenadeira de gesso para espalhar em pequenas partes da parede o material.

Porém, lembre-se de preparar a linha mestra para manter a constância da espessura do gesso. Ou seja, aplique uma quantidade em uma linha central, que seja de 3 milímetros de altura, inicialmente. A partir disso, use esta medida como base para a primeira camada.

É muito importante que você utilize esta desempenadeira específica, pois ela possui o tamanho essencial para um trabalho facilitado e bem executado. Dessa maneira, utilize a colher de pedreiro ou a espátula para colocar uma quantidade pequena de gesso na desempenadeira.

Vá aplicando e espalhando esta quantidade. Quando precisar aplicar em cantinhos, coloque gesso mais na beirada da desempenadeira de gesso. Assim será mais fácil espalhar o produto.

Logo depois de espalhar com a desempenadeira grande, utilize em seguida a de acabamento para alisar a camada. É por isso que você deve fazer pequenas partes por vez, e não simplesmente espalhar na parede inteira e depois dar uma leve finalização.

Dica: “Amasse” o gesso para formar uma superfície lisa, com a desempenadeira de acabamento. Porque se você tirar o excesso, raspando, poderá tornar o trabalho mais difícil e demorado.

 

 

6- Finalize com as outras demãos

A segunda demão deve ser aplicada imediatamente após a primeira. Enquanto que a terceira deve aguardar o tempo de pausa especificado na embalagem do produto.

Lembre-se de manter uma linearidade na aplicação, e utilize a régua de aço para dar um acabamento perfeito. Finalize com a sua desempenadeira de acabamento.

7- Aguarde o tempo de secagem

Agora que você já aplicou as demãos necessárias para deixar a parede com uma boa consistência, é preciso aguardar o tempo de secagem. Neste período você notará que haverá “manchas” no gesso, o que é normal. Estas manchinhas nada mais são do que umas partes secas e outras que ainda estão molhadas. Quando o período de secagem passar, a parede ficará com um branco puro.

E assim você terá uma parede renovada, linda e lisinha na sua casa. Viu como é simples? Agora é só pôr a mão na massa!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.