Alvenaria de Vedação – Como funciona? Quais as vantagens

alvenaria de vedação nada mais é do que paredes que apresentam a função de apenas dividir ambientes, tanto internos, quanto externos, de qualquer edificação. Entretanto, a mesma apresenta características específicas, que a difere da alvenaria estrutural. A seguir vamos lhe explicar tudo sobre o assunto.

alvenaria de vedação

O que é e como funciona a alvenaria de vedação?

Este tipo de alvenaria é dimensionada apenas para suportar o seu próprio peso, isto é, ela não “aguenta” cargas verticais sobre si.

Trata-se de um método construtivo que tem unicamente como objetivo separar ambientes de casas e edifícios, e isso vale tanto para cômodos dentro de uma casa, como também, a separação da parte externa e interna de uma construção.

A sua composição é feita a partir do uso de blocos de concreto ou cerâmicos, sendo eles sobrepostos com o auxílio da argamassa (saiba aqui como fazer argamassa).

Podemos compreender dois tipos de alvenaria de vedação, a seguir explicamos cada uma delas:

  • Alvenaria interna: Aqui, o objetivo primordial destas paredes é simplesmente fazer a divisão entre os cômodos, sem a necessidade de receber nenhum tipo de carga extra sobre si.
  • Alvenaria externa: A externa, por sua vez, precisa de um cuidado a mais. Afinal, é necessário que a mesma suporte os efeitos do tempo, por exemplo, e com isso precisa apresentar resistência contra movimentos, pressão do vento e infiltrações. Desse modo, o seu acabamento necessita de mais cuidados.

Este tipo de projeto facilita na hora de construir obras com grandes vãos, já que haverá uma estruturação a parte que sustente o peso de outras cargas sobre si.

Quais as vantagens?

Entendido o que é alvenaria de vedação, vamos discutir um pouco sobre as vantagens desta possibilidade. Acompanhe:

  • Este tipo de alvenaria costuma apresentar uma maior durabilidade que outros materiais.
  • A mão de obra é mais disponível e barata, além de encontrar os materiais de construção necessários com mais facilidade também.
  • Disponibiliza muita versatilidade e flexibilidade para o seu projeto.
  • Você terá uma redução nos seus custos.
  • Material mais barato.
  • Se você é pedreiro, certamente se deparará com uma maior aceitação por parte dos seus clientes, caso ofereça essa possibilidade a eles.
alvenaria de vedação

Entretanto, é importante que também possamos considerar os pontos negativos, correto? Para isso, vamos listar algumas considerações importantes sobre este tipo de alvenaria:

  • Este tipo de alvenaria possui baixa produtividade relativa durante a sua execução.
  • Há a necessidade de disponibilizar um revestimento adicional, justamente por conta da baixa porosidade.
  • Pode ser um pouco mais cara que a alvenaria estrutural.
  • O tempo de execução pode se prolongar um pouco mais.

Alvenaria estrutural versus de vedação

Entender a diferença entre estes dois modos também é igualmente importante. A seguir, discutiremos acerca dos diferenciais:

 

FatorEstruturalVedação
Tempo de execuçãoMenor, pois não há a necessidade de montar e desmontar formas e, tampouco, curar o cimento.Pode levar um tempo maior devido aos cuidados a mais que este tipo de alvenaria necessita para ser de qualidade.
Uso de vigasNão é necessária pois a alvenaria se estrutura por si só.É necessária para sustentar toda a obra.
CustoCostuma ser mais barato por não apresentar a necessidade de adquirir materiais extras para a sustentação.Costuma ser um pouco mais elevado, por conta dos acréscimos que sustentam a obra.
Mão de obraNão é difícil de encontrar, mas não é tão fácil quanto na de vedação.Mão de obra encontrada com facilidade.
MaterialMais caro, porém, em menor quantidade.Mais barato, porém, em longo prazo pode impactar no valor final.
DurabilidadeBoa, mas um pouco menor que no caso da alvenaria de vedação.Maior do que em outras situações.

Pronto, agora você já sabe as diferenças e a função real de cada um dos tipos de alvenaria. Contudo, você poderá decidir qual forma de construção é mais adequada para o seu projeto e, dessa forma, investir no mesmo.

Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário aqui abaixo. Estamos à disposição para trocar uma ideia com você. Até a próxima!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.