Como Instalar Porta de Madeira

Se você chegou neste artigo procurando aprender como instalar porta de madeira, está no lugar certo. Vamos abordar um simples passo a passo para ajudar você no processo de montagem desde a separação de ferramentas, até a colocação final.

Aprenda como instalar porta de madeira

Antes de iniciar o processo de instalação da porta de madeira, será necessário a preparação e separação de algumas ferramentas que serão fundamentais para o trabalho. Leve em consideração que será um trabalho simples, porém, cuidadoso. Entretanto, a escolha de ferramentas de qualidade será importante para o sucesso do trabalho. Veja nosso guia para te ajudar em como instalar porta de madeira e mãos à obra.

 

como instalar porta de madeira

 

Ferramentas necessárias para instalação da porta de madeira

Se você quer saber como instalar porta de madeira, primeiramente anote a lista de materiais que você precisa:

1- Chave de fenda

A chave de fenda será usada para parafusar as dobradiças tanto na porta, quanto no batente. Escolha uma que seja compatível com o restante das ferramentas e de boa qualidade.

2- Formão

Você sabe o que é um formão? O formão é uma ferramenta exclusiva para talhar a madeira. É com o formão que você irá projetar o local perfeito para as dobradiças tanto na porta, quanto no batente. Você encontrará esta ferramenta com facilidade me qualquer loja de materiais de construção. Entretanto, é importante ficar atento a qualidade da lâmina, para o trabalho ser executado com mais facilidade.

3- Martelo

O martelo é muito importante nesta atividade. Você terá que usá-lo no momento de criar as cavidades para as dobradiças na porta. Explicaremos como na sequência do artigo.

4- Kit de dobradiças

O kit de dobradiças é uma das peças mais importantes para instalar porta de madeira. Elas são responsáveis por fazer a porta abrir e fechar e, claro, nem preciso dizer que quanto mais qualidade no produto, melhor sua porta funcionará. Entretanto, é preciso entender algumas coisas antes de comprá-las.

Um dos quesitos que você terá que levar em consideração na hora de comprar as dobradiças, é a medida da porta. Tanto de altura quanto de espessura. Geralmente, o mais comum é colocar 3 dobradiças na porta. Uma no alto, uma no meio e uma em baixo. Se sua porta for menor, talvez 2 seja o suficiente.

Preste atenção na espessura da porta. Leve a medida junto na loja de materiais de construção e peça ajuda para o vendedor. Pois você precisará comprar um modelo que seja compatível com a espessura da sua porta. Caso contrário, o encaixe não ficará rente e a porta não será bem instalada.

 

 

5- Parafusos

Muitas vezes pode ser que os parafusos não acompanhem o kit de dobradiças que você adquirir na loja de materiais de construção. Normalmente, você precisará de 3 parafusos por dobradiça. Peça para o vendedor da loja lhe auxiliar, para que os parafusos sejam compatíveis.

6- Fechadura

Após a porta instalada, é hora de colocar uma fechadura. O modelo você poderá escolher de acordo com a decoração e cores do ambiente da sua casa. Se conseguir encontrar uma semelhante as que você já usa na sua casa, melhor. Assim cria-se um padrão de acabamento, o que é benéfico para um ambiente mais confortável.

Como instalar porta de madeira?

Ferramentas separadas e organizadas? Então agora é hora de colocar a mão na massa. A primeira coisa que você deve fazer, é colocar a porta de pé encostada em uma parede para poder trabalhar de maneira mais prática. Estamos levando em consideração que você já comprou a porta com uma loja especialista e que as medidas dela estão todas de acordo com o local que será instalada, ok?

  1. Você deverá primeiramente instalar as dobradiças na porta. Para fazer isso, vamos considerar que sua porta precisará de 3 dobradiças.
  2. Divida a lateral da porta em 3 partes iguais. Deixe um espaço de cima pra baixo para instalar a primeira. Este espaço pode ser de 10 cm.
  3. Centralize a segunda e deixe o mesmo espaço, dessa vez de baixo pra cima para instalar a terceira. Também pode ser 10 cm.
  4. Prepare o local da instalação com o formão. Para saber exatamente onde cada uma será colocada, você pode usar uma caneta para fazer a marcação.
  5. Assim que tiver a marcação, use o formão para talhar um pequeno vão (rebaixo) onde a dobradiça será parafusada. Este rebaixo servirá para não criar uma fresta muito espessa entre a porta e a parede. A profundidade deste vão deve ser na mesma medida da espessura da dobradiça. Assim, quando você colocar a dobradiça, ela ficará rente a porta.
  6. Agora que os rebaixos estão feitos na porta, é hora de parafusar as dobradiças. Use a chave de fenda para isso. Leve em consideração que a dobradiça precisa fechar por inteira. Ela só fechará por inteira se dobrada de um lado.
  7. Agora que as dobradiças estão instaladas, está na hora de fazer as marcações das mesmas no batente da porta. Entretanto, você precisa levar em consideração que a porta não pode estar no chão quando fizer as marcações. Ela já precisará estar na altura correta que será instalada.
  8. Para isso, use um sarrafo de madeira na espessura que você projetou o vão inferior da porta e apoie a porta em cima. Com isso, você terá a posição exata da porta e poderá fazer as demarcações para as dobradiças no batente. E o processo será o mesmo: identifique com uma caneta o local da dobradiça no batente e rebaixe com o formão.
  9. Quando todos os rebaixos estiverem prontos no batente da porta, está na hora de parafusar as dobradiças no mesmo. Começa pela dobradiça superior, para firmar a porta. Depois, faça a inferior, para criar estabilidade. E, por último, parafuse a central. Pronto, sua porta já está instalada!

 

 

Como instalar a fechadura na porta?

Depois que a porta estiver colocada, é hora de instalar a fechadura. O processo é muito simples e você precisará de uma ferramenta extra: furadeira. Entretanto, vamos começar com as mesmas ferramentas utilizadas anteriormente.

  1. Você notará que a porta geralmente vai ter uma área designada para a fechadura. Geralmente vem de fábrica. É neste local que você posicionará a fechadura que você comprou e sinalizará, com uma caneta, o tamanho dela. Quando fizer as marcações, pegue o formão e faça um buraco na porta até a fechadura entrar por inteira.
  2. Feito isso, devemos fazer os furos para a maçaneta e para a chave. Utilize uma furadeira com uma broca específica para este trabalho. Estes furos devem ser feitos dos dois lados da porta, de modo que você consiga instalar a maçaneta e usar a chave dos dois lados.
  3. Agora, basta colocar a fechadura no buraco que você fez com o formão e parafusá-la. Você já verá um visual de acabamento mais bonito.
  4. Após isso, basta instalar a maçaneta e a chave, encaixando os itens necessários. Cada fechadura pode ter processos diferentes de instalação, entretanto, a base para montá-la não muda.

Este é o processo básico de como instalar porta de madeira. Depois, é só finalizar colocando os acabamentos finos como as vistas e a pintura com verniz ou outra cor de sua preferência. Aproveite as dicas e mãos à obra.

No Responses

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.