Etapas da fundação da obra: Conheça quais são

Saber todas as etapas da fundação da obra é muito importante para garantir o bom desempenho de toda a estrutura do projeto. Afinal, após a preparação do terreno, é esta atividade que gerará a qualidade necessária para que toda a construção seja feita com segurança e efetividade.

Considerando este importante ponto, elaboramos este guia simples, para que você fique por dentro do assunto e saiba como preparar a fundação da obra. Veja a seguir:

etapas da fundação de obra

Etapas da fundação da obra: Passo a passo

As etapas da fundação da obra são simples, e com um pouco de planejamento você já conseguirá pôr cada uma delas em prática. Atente-se para todas as nossas recomendações:

1- Escavação

O primeiro passo é fazer a escavação necessária. Ela precisa acontecer nos espaços correspondentes às localizações dos futuros muros e paredes. Além disso, é preciso considerar todas as medidas do projeto, é claro.

O fundo das escavações precisa ser devidamente compactado, e, em seguida, deve receber uma camada de concreto magro ou de brita. Esta camada tem como objetivo isolar a estrutura de aço do solo, e a brita deve ser compactada e molhada antes de se colocar o concreto sobre a mesma.

Leita também: Paisagismo: O que é e como fazer na sua obra

2- Armação

Feitas as escavações e compactadas cada uma devidamente, é hora de posicionar as armações de aço com os ferros e dobras sempre voltados para cima. É importante você ter em mente que o aço nunca deve ter contato direto com o solo, e para isso deve-se utilizar espaçadores para isolar o aço do solo e evitar que a armação se mova quando for feita a concretagem.

Depois é necessário que você fixe as colunas de aço dos arranques ou dos pilares e mantenha a certificação de que as colunas dos arranques estão devidamente aprumadas e bem no centro da coluna.

3- Nivelamento

O nivelamento é o terceiro passo das etapas da fundação da obra. Entretanto, ele só precisa acontecer se o nível do terreno estiver abaixo do nível da rua.

Para resolver este problema, é necessário colocar tábuas de madeira para dar o formato às sapatas corridas. Estas tábuas também são conhecidas como “caixarias”. As mesmas precisam estar alinhadas e firmes, presas com arames ou parafusos borboleta.

4- Aplicação do concreto

Por fim, você já poderá fazer a aplicação do concreto em sua fundação. Para isso, é importante que você prepare um concreto que tenha uma forma pastosa e homogênea.

Quando o mesmo secar, ele precisa apresentar uma cor bastante homogênea, e a estrutura não deve demonstrar nenhum tipo de furo que permita a visualização da estrutura de aço. A mesma precisa estar plenamente coberta pelo concreto.

Finalmente, a impermeabilização da obra deve ser feita o quanto antes, para que assim proteja-se toda a fundação, a alvenaria e todos os revestimentos contra a umidade e a infiltração que possa vir acontecer mais tarde.

Etapas da fundação da obra para sapata corrida

Vale salientarmos que todos os passos que apresentamos no decorrer deste artigo diz respeito a fundação da obra para o uso de sapata corrida. Desse modo, se o seu objetivo é outro tipo de fundação, as nossas considerações não estão qualificadas para você.

Para saber se este tipo de fundação é adequado para as suas necessidades, converse com o engenheiro responsável pela obra, pois ele poderá sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Leia mais: Tipos de Argamassa: Conheça cada um deles

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.