Modelos de empreitada: Conheça os melhores

Trabalhar com um dos modelos de empreitada que mais se adéqua aos objetivos da sua construtora é importantíssimo para, dessa forma, gerar resultados que sejam positivos tanto para quem desenvolve a obra, quanto para quem a receberá no fim.

Desse modo, é preciso que você conheça como funciona cada um dos tipos e, a partir disso, elabore um projeto que traga benefícios para todos. Sempre considerando as “regras” de cada modelo. Neste artigo, você conhecerá as melhores opções. Continue lendo e veja mais sobre o assunto.

modelos de empreitada

O que é empreitada?

Antes de qualquer coisa, vamos primeiramente conceituar o que é uma empreitada e qual o real objetivo da mesma. Dessa maneira, vale salientarmos que uma empreitada nada mais é do que um contrato em que um proprietário de uma obra obriga-se a remunerar o empreiteiro em questão. Isso pode acontecer pessoalmente ou por intervenção de terceiros.

Este pagamento segue as orientações do projeto, ou seja, do modelo de empreitada, sem que haja o estabelecimento de vínculos de subordinação e/ ou empregatícios.

A empreitada poderá, desse modo, conceder apenas um contrato de mão de obra, ou então, somente dos equipamento e materiais que serão utilizados na obra em questão. Porém, é claro que este não é o tipo de empreitada mais comumente posta em prática.

Mas sim, é natural que nos deparemos com um tipo de empreitada mista, onde a mão de obra, materiais de construção e equipamentos são de total responsabilidade do empreiteiro contratado.

Por fim, vale salientarmos que a empreitada não está, portanto, direcionada apenas à uma contratação de um serviço em si. Mas sim, podemos dizer que a mesma é responsável pela contratação de uma obra completa, sendo ela por completo de responsabilidade do empreiteiro.

Modelos de empreitada

Abaixo listamos 4 modelos de empreitada para você conhecer as possibilidades disponíveis para a obra que você deseja desenvolver ou, caso você seja o dono da mesma, que você queira contratar para si. Acompanhe:

1- Empreitada por preço global

A empreitada por preço global é feita com o intuito de que o contratante feche a compra com um valor fixo, que é previamente acertado no contrato. Desse modo, o empreiteiro será responsável por executar a obra do começo ao fim, desde a preparação do terreno até a limpeza pós obra.

Sendo assim, este tipo de empreitada é costumeiramente contratada para a construção de obras públicas, visto que é necessário estabelecer uma prévia de tudo que irá acontecer de acordo com a construção do projeto.

modelos de empreitada

Vale salientarmos que esta modalidade de empreitada não condiciona o tempo de execução de obra, pois não há como haver uma determinação de fatores climáticos, por exemplo, e isso pode atrasar a obra.

Porém, é claro que é possível estabelecer uma prévia, uma estimativa de tempo. Assim, é preciso que seja considerado uma margem de erro, que também deve constar no contrato, é claro.

É preciso que o projeto seja muito bem especificado, enaltecendo os mais mínimos detalhes da construção. Visto que apenas dessa forma é que poderá garantir a satisfação de ambas as partes. Nenhuma informação qualitativa ou quantitativa pode ficar de fora do contrato.

Dessa maneira, o empreiteiro deverá explicar tudo que for necessário para o contratante, tendo em vista que o mesmo não poderá apontar nenhuma “surpresa” nos cálculos ou nos prazos mais tarde. Quanto mais especificadas forem as informações, melhor.

  • Vantagem desta empreitada: Ela possibilita um bom planejamento e um melhor uso do orçamento.

2- Empreitada integral

Nos contratos de administração pública, costumeiramente utiliza-se a empreitada integral, tendo em vista que a mesma é geralmente utilizada em licitações, sendo que a mesma deverá ser entregue concluída, totalmente limpa e com tudo instalado e pronto para o uso.

Por conta disso, este tipo de empreitada não pode ser utilizada para o desenvolvimento de uma obra residencial, por exemplo. Por isso que a mesma é utilizada em questões muito específicas, como por exemplo, na construção de uma usina que necessita da estrutura completamente pronta para funcionar.

  • Vantagem: Este tipo de empreitada é o adequado para obras públicas.

3- Empreitada por preço unitário

Aqui, a execução da obra em questão se pautará no preço certo de unidades determinadas. Do mesmo modo, deve-se compreender que o contratante estará adquirindo uma obra, e não um serviço em separado.

A diferença se dá pelo fato de que ao invés de criar-se um valor global da obra, há uma remuneração dos itens, tanto da mão de obra, quanto de todos os materiais, de um modo determinado. Mas, o objetivo da aquisição se resume em receber a obra pronta no fim.

Aqui o empreiteiro irá propor uma planilha de preços das unidades de mão de obra e de materiais. Costumeiramente este é um dos modelos de empreitada utilizada no momento de construir-se obras como condomínios e casas residências.

Leia também: Gestão da obra: Como fazer da melhor forma?

Assim, cada casa seria uma unidade independente, embora a obra a ser contratada englobe todas de um condomínio.

  • Vantagem: Há uma redução das dificuldades em caso de variações quantitativas no decorrer do processo de contratação da obra.
Business Team Working Office Worker Concept

4- Empreitada mista

Por fim, temos ainda a empreitada mista como um dos modelos de empreitada que podem ser utilizados na construção da sua obra. Neste caso, que pode-se considerar o preço global ou unitário, o empreiteiro será responsável pela mão de obra e todo o material, fazendo com que o contratante não tenha nenhuma responsabilidade, inclusive trabalhistas.

A responsabilidade com relação a segurança dos materiais utilizados tem um prazo mínimo de 5 anos. Assim, quando empreiteiro fornece os materiais, está por sua conta e risco todo o desenvolvimento da obra até a sua conclusão.

  • Vantagem: Tem-se a possibilidade de incluir tanto o preço unitário quanto o global, de acordo com o que for mais interessante para ambas as partes envolvidas no projeto.

Escolha de acordo com as suas necessidades

Agora que você já conheceu os melhores modelos de empreitada, é hora de escolher a opção que mais se adéqua as suas necessidades. Para, dessa forma, desenvolver um projeto da melhor maneira possível. Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui abaixo. Aguardamos o seu contato!

Leia também:

1 comentário

  • Muito bom EU gostei muito desse conteúdo!!!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.