Telha Francesa – Dicas e preços para sua construção

A telha francesa é uma das boas opções para usar na cobertura de residências, oferecendo um visual clássico e elegante. Não conhece esse tipo de telha? Continue a leitura que vamos lhe apresentar a essa alternativa bastante interessante.

Telha Francesa
Telha Francesa: Dicas e preços para sua construção (Foto: Pinterest)

A cobertura é uma das etapas mais importantes da finalização da obra, já que se trata de uma área essencial para a proteção do imóvel, além de contribuir para a estética da casa. Por isso você precisa escolher o tipo de telhado mais apropriado para cada situação, levando em conta o formato da telha e o seu preço, entre outros fatores.

Entre as alternativas disponíveis, a telha francesa aparece em destaque, pois combina com praticamente qualquer estilo de construção e ainda traz um ar nostálgico para dar um charme a mais à fachada.

Tipos de Telha Francesa

Inspirada no estilo de cobertura que é um dos mais populares da França, essa telha caiu no gosto dos brasileiros. Ela se caracteriza pelo formato quadrado, composto de apenas uma peça, com várias reentrâncias que se encaixam.

A sua versão mais conhecida é a telha francesa de cerâmica, que apresenta muitas das vantagens encontradas em outros modelos de telhas fabricadas com esse tipo de material, incluindo isolamento acústico e térmico, resistência e durabilidade satisfatórias.

Telha Francesa
Ela confere um visual clássico à cobertura (Foto: Pinterest)

Ela possui ainda uma boa resistência à formação de fungos e bolor no telhado e pode ser encontrada em uma ampla gama de cores, permitindo variar bastante na tonalidade da cobertura e até combiná-la com as cores das paredes, portas e janelas.

Há ainda as telhas francesas de vidro e de plástico, ideais para quem está em busca de um telhado transparente, seja em toda a sua extensão ou em pequenas áreas da cobertura nas quais você deseja inserir “janelas” de luz natural, como em um jardim de inverno, varanda ou garagem, por exemplo.

Os modelos de vidro têm custo mais alto e apresentam rendimento médio equivalente à versão convencional, enquanto as telhas francesas de plástico, fabricadas em PVC, são mais baratas e ecologicamente corretas, além de igualmente resistentes.

Dicas para usar

Pensando em usar telhas de modelo francês? É preciso prestar atenção a alguns detalhes antes de instalá-las, como na inclinação, que deve ser de, no mínimo, 45%, podendo chegar a 50%. Elas devem ser posicionadas dessa maneira para diminuir os riscos de infiltrações e ter mais resistência à força do vento.

Telha Francesa de vidro
O modelo de vidro aparece em projetos modernos (Foto: Reprodução Ibravir)

Por causa dessa inclinação da telha francesa, geralmente se gasta mais madeira na estrutura do que outros tipos de telhados, mas o resultado final costuma ser bastante satisfatório, especialmente para quem quer um visual clássico na construção.

Cada telha tem tamanho médio de 41 cm e peso variando entre 2,60 kg e 2,80 kg, e o rendimento médio é de 16 peças por metro quadrado.

Preços, onde encontrar

Com relação ao preço da telha francesa, os valores variam de acordo com o material de fabricação (cerâmica, plástico ou vidro) e a cor. O modelo de PVC, por exemplo, custa de R$ 12 a R$ 17, em média, a unidade, enquanto a unidade da telha de cerâmica sai mais barato.

Telha Francesa de plástico
A versão de PVC é outra boa alternativa (Foto: Reprodução Mercado Livre)

Ela está à venda nas casas de materiais de construção, lojas especializadas em telhas e em lojas online.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *