Blocos de gesso: Quais são as vantagens de utilizar este material?

Os blocos de gesso são uma ótima opção para quem deseja investir em um tipo de material de construção diferente e repleto de benefícios. Afinal, ele pode ser utilizado, inclusive, na alvenaria comum que conhecemos, trazendo assim diversas possibilidades para a sua obra. Acompanhe a seguir e saiba tudo sobre este assunto.

blocos de gesso

O que são blocos de gesso?

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que são os blocos de gesso, para assim sabermos qual a melhor maneira de incluir os mesmos em nossa obra. Dessa maneira, vale salientarmos que o gesso é um dos materiais para construção mais antigo, sendo ainda hoje um dos principais

O mesmo é obtido através do aquecimento de um minério chamado gipsita, usado em abundância em nosso país. Depois deste aquecimento ele é reduzido a pó, sendo assim, preparado posteriormente para o uso em obras.

O gesso, por si só, pode ter muitas aplicações diferentes, dependendo das necessidades de quem o utiliza. Por exemplo, você poderá apostar em:

  • Revestimentos: nos tetos, paredes e superfícies, para assim dar um toque liso, homogêneo e muito bonito ao espaço.
  • Divisórias: O gesso também é utilizado em “gesso acartonado“, ou também conhecido como “drywall“, podendo assim dividir ambientes dos mais diversos tipos.
  • Forros: Alguns tipos de forros podem contar com o gesso para ser promover um acabamento bonito e muito estiloso para os mais diversos ambientes.
  • Decoração: Por fim, é claro que o gesso também pode ser utilizado em revestimentos em 3D, para assim criar acabamentos diferentes e efeitos decorativos incríveis.

Além de todas estas possibilidades que citamos acima, é claro que não podemos deixar de destacar a opção mais importante que estamos tratando neste artigo: os blocos de gessos. Estes, por sua vez, promovem o auxílio de construir casas e empreendimentos com este tipo de produto.

E ainda: É possível usufruir de muitos benefícios com a aplicação desta peça. Uma vez que são blocos pré-moldados, os mesmos são fabricados em modelagem e apresentam um acabamento muito liso.

As suas duas faces apresentam um acabamento plano e liso, não havendo a necessidade de chapisco ou reboco para o acabamento final. Além disso, estes blocos são fabricados com encaixes macho e fêmea, constituindo assim um acabamento mais firme e qualificado. Você pode encontrar este bloco de gesso de diversos tamanhos e inclusive cores, desde que você busque por um modelo específico neste sentido.

blocos de gesso

Entretanto, lembre-se que assim como outros produtos e meios de construção, os blocos de gesso também precisam seguir normas regulamentadoras. Caso contrário, você poderá estar utilizando um material não tão qualificado para a estruturação de uma parede, por exemplo. A dica que damos é que você sempre conte com o auxílio de um profissional na hora de escolher os melhores materiais de construção.

Vantagens dos blocos de gesso

Agora que você pôde entender como funcionam e o que são os blocos de gesso, é hora de conhecer todas as vantagens envolvidas com este tipo de material de construção. Abaixo elencamos cada uma delas:

1- Isolamento térmico

O isolamento térmico é um dos fatores que torna os blocos de gesso uma opção muito requisitada. Isso porque não haverá muito acúmulo de calor e tampouco o ambiente ficará muito gelado ao longo do dia. Mas sim, há um mecanismo capaz de reter o calor, nos dias mais frios, e impedir que o calor externo entre no ambiente em dias de verão.

Com isso, há uma economia na conta de luz, uma vez que você não terá que lidar com o uso de ar condicionado no verão e tampouco aquecedores no inverno. E assim, terá um ambiente muito mais aconchegante e acolhedor.

2- Isolamento acústico

Além do isolamento térmico, há também o isolamento acústico no ambiente. Com isso, ruídos externos não irão atrapalhar o seu dia a dia, e tampouco haverá o “vazamento” de sons internos para o lado de fora. Assim você se sente muito mais aconchegado dentro da sua casa, com um conforto acústico de excelência.

3- Resistente às chamas

Os blocos de gesso são menos propensos à proliferação de chamas, o que torna o ambiente e a sua obra muito mais segura e preparada para estes possíveis incômodos e acidentes. Dessa maneira, além de ter um acabamento de excelência, você ainda estará priorizando o cuidado de longo prazo para toda a sua família.

4- Ecologicamente correto

O gesso é um tipo de material que não produz tantos resíduos e tampouco é prejudicial para o meio ambiente, quando comparamos com outros tipos de estruturas. Dessa maneira, você estará utilizando um material sustentável, que impedirá que haja impactos negativos na natureza.

E sabemos o quanto este cuidado é essencial nos dias atuais, não é mesmo?

5- Acelera a obra

Você sabia que os blocos de gesso já vêm relativamente prontos? E que com isso você consegue economizar muito tempo, tornando o trabalho mais ágil e efetivo? Pois é! Isso porque ele não necessita, inclusive, do reboco, o que faz com que assim que encaixados em seus devidos locais, os mesmos já estão finalizados e acabados. Interessante, não?

Dessa forma, se você está buscando por algo que acelere a finalização do seu projeto, sem aumentar o seu custo, certamente essa será a melhor opção.

6- Fácil de utilizar

Por fim, há ainda a facilidade de utilizar este tipo de material. Afinal, basta um encaixe e você já terá uma estrutura de altíssima qualidade montada. Tudo isso para você ainda, de quebra, economizar nos custos de mão de obra, por exemplo.

Sendo assim, invista nesta novidade e transforme a sua maneira de construir e projetar ambientes e obras incríveis. Qualquer dúvida deixe um comentário aqui abaixo para que possamos conversar. Até o próximo post!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.