Tipos de madeira para construção: Conheça as melhores

Existem diversos tipos de madeira para construção que são utilizadas em diversos fins em uma obra. Entretanto, conhecer as melhores possibilidades é o melhor meio para trazer mais resistência, qualidade e durabilidade para qualquer projeto. Portanto, acompanhe a nossa lista e saiba escolher com mais efetividade.

tipos de madeira para construção

Conheça os 5 melhores tipos de madeira para construção

Selecionamos os 5 melhores tipos de madeira para construção para lhe ajudar na sua escolha no dia a dia. Veja a seguir e comece a fazer o orçamento para escolher o tipo que mais se alinha às suas necessidades:

1- Ipê

O ipê certamente é o tipo de madeira mais conhecido, sendo muito utilizado em vigas, tipos de rodapés, forro de madeira e esquadrarias. Super resistente, pode inclusive ser utilizado na construção de escadas, além de ser aplicado em telhados e coberturas.

Outra funcionalidade para este tipo de madeira é que a mesma vem sendo utilizada na fabricação de janelas e portas. Já o Ipê roxo acaba sendo utilizado em paredes, pisos e estruturas.

tipos de madeira para construção

2- Eucalipto

O eucalipto é outra opção utilizada de modo recorrente em qualquer obra na construção civil. Isso porque ela pode ser usada na forma de vigas ou até mesmo de tábuas, sendo um material de boa qualidade e resistência.

Entretanto, é essencial que você contrate um profissional qualificado para calcular as necessidades de suporte, tendo em vista que este tipo de madeira pode entortar.

tipos de madeira para construção

3- Jatobá

A madeira do tipo Jatobá é muito utilizada para estruturas de casas, tendo em vista sua resistência e durabilidade. Dessa maneira, apresenta ainda durabilidade natural contra pragas e cupins, elevando a sua vida útil.

Em contrapartida, é essencial você ter em mente que este tipo de madeira é um dos mais caros do mercado, por conta da sua qualidade e seus benefícios.

tipos de madeira para construção

4- Carvalho

Por conta do seu tom avermelhado e escuro, a madeira de carvalho costuma ser muito utilizada na decoração e na complementação de revestimentos horizontais. Com isso, você encontrará muito espaço e muita casa com este tipo de madeira em sua composição decorativa.

tipos de madeira para construção

5- Cambará

Por fim, temos o cambará como um dos tipos de madeira para construção utilizadas com frequência. Esta apresenta uma capacidade incomparável de resisti à água e problemas de umidade e, por conta disso, é indicada para a construção de telhados.

Além disso, costuma apresentar facilidades para o uso no dia a dia, embora a sua superfície felpuda possa ser um ponto negativo. De todo modo, apenas com cuidados específicos já será possível usufruir dos benefícios desta madeira.

tipos de madeira para construção

Escolha a melhor opção para você

Baseando-se nas características e benefícios de cada um dos tipos de madeira para construção, você já poderá escolher aquelas mais adequadas aos seus projetos. Lembre-se de sempre estudar a viabilidade, de acordo com a localização do que será construído, entre outros fatores como clima, por exemplo. Assim você não terá frustrações ao longo do desenvolvimento do seu projeto.

Além disso, não descarte o auxílio de um profissional para encontrar a melhor alternativa para os seus objetivos. Assim você mantém qualidade, durabilidade e vida longa para as suas construções.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.