Tipos de Forro de Madeira: Veja vantagens e Desvantagens

Existem diversos tipos de forro de madeira que você pode conhecer para complementar a decoração e o acabamento de sua casa. E para te ajudar na escolha da melhor opção, elaboramos este guia completo especialmente para você. Acompanhe a seguir e saiba mais.

tipos de forro de madeira

Quais são os tipos de forro de madeira?

Como mencionamos acima, o que não faltam são opções quando o assunto é tipos de forro de madeira. Por isso, conhecer cada um deles é muito importante para fazer a melhor escolha para o seu caso. E para te ajudar, listamos os tipos mais utilizados. Veja:

  • Pinus: Com uma coloração mais clara, esta madeira proveniente de pinheiros é muito resistente, bonita e utilizada até mesmo para fazer móveis de madeira, devido a sua qualidade.
  • Cedrinho: Já a Cedrinho apresenta uma coloração mais avermelhada. Trata-se de uma opção mais leve, porém, igualmente resistente. Não tem cheiro, brilho e representa uma textura média.
  • Perobinha: A Perobinha possui um tom mais amarelado, possui um cheiro bem característico, e a sua textura é média com um aspecto ondulado.
  • Cumaru: Já o tipo Cumaru vem de árvores de grande porte, com uma cor castanha e uma textura mais fina e sem brilho.
  • Jatobá: Possui opções tanto amareladas quanto avermelhadas. Apresenta um cheiro bem característico, com uma densidade alta e uma textura média. A sua superfície é levemente lustrosa.
  • Ipê: O famoso Ipê possui tanto tons amarelados, esverdeados, como castanhos. A sua superfície é sem brilho e não apresenta cheiro. A densidade é alta e a textura é fina.
  • Imbuia: Apresenta uma coloração mais acinzentada e uma textura média. Mostra-se ainda como uma boa opção impermeável.
tipos de forro de madeira

Dentre estas opções, cada uma delas apresenta características específicas que devem ser levadas em conta. Por exemplo, se você busca por algo que seja resistente aos cupins, as opções te Imbuia, Ipê, Jacarandá e Peroba-rosa são as mais indicadas.

As demais opções, apesar de serem resistentes também, não apresentam necessariamente a característica de “não chamarem” a atenção de pragas, insetos e cupins. E, por isso, se a sua casa estiver localizada em um ambiente propício ao aparecimento dos mesmos, é melhor tomar cuidado, ok?

As cores também são bastante diversas. Você pode encontrar madeiras mais acinzentadas, outras mais avermelhadas. Com isso, deverá estudar cada possibilidade para encontrar o modelo ideal e que se enquadre em sua decoração.

Quando o forro de madeira é uma boa opção?

Apesar de ser muito bonito e combinar com a decoração da sala de estar, por exemplo, o forro de madeira precisa ser estudado com cuidado. Isto é, nem sempre ele será uma boa opção. E a melhor forma de constatar isso é conhecendo as vantagens e desvantagens do mesmo, certo? Então vamos lá:

Vantagens do forro de madeira

As vantagens dos mais diversos tipos de forro de madeira são inúmeras. Conheça cada uma delas e descubra se este tipo de material é interessante para a construção ou reforma da sua casa.

tipos de forro de madeira

1- Isolante térmico

Todo mundo sabe que a madeira é um verdadeiro isolante térmico (como a lã de vidro). Isto é, ela é capaz de manter um equilíbrio no ambiente, de acordo com a estação. Por exemplo, mantém a casa mais fresca no calor e mais quentinha no inverno. Isso porque ela inibe a entrada do ar quente ou frio que possa estar do lado de fora ou acima do forro.

2- Conforto acústico

Além de promover um conforto com relação às temperaturas no ambiente, esta opção de forro também gera certo conforto acústico. A distribuição do som acontece de um modo mais equilibrado, evitando eco ou qualquer outro tipo de alteração. E assim, tudo fica mais aconchegante e acolhedor.

3- Durabilidade

A durabilidade é outro ponto muito alto quando o assunto é madeira para forros. Justamente porque sabemos o quanto a madeira tende a ser rígida e “forte”, diante de diversas situações. Entretanto, alguns cuidados deverão ser tomados para que você garanta esta durabilidade. Falaremos sobre isso mais tarde.

4- Diversidade

Se tem uma coisa que é muito importante na hora de escolhermos qualquer tipo de acabamento para a nossa casa, é a diversidade de opções. Sim! Pois quanto mais possibilidades nós temos, maiores são as chances de criarmos uma composição de decoração mais harmoniosa e bonita. E assim, certamente você terá diversos tipos de forro de madeira para combinar com um estilo provençal, contemporâneo, rústico… Enfim! O que você necessitar.

5- Efeito estético

Por fim, é claro que não podemos deixar de lado esta importante vantagem, não é mesmo? A estética é um dos pontos mais altos quando o assunto é forro de madeira. Afinal, a gente sabe o quanto a madeira é capaz de “marcar presença” e deixar tudo ainda mais lindo e, em alguns casos, até mesmo luxuoso. Certamente a sua casa ficará incrível!

tipos de forro de madeira

Desvantagens do forro de madeira

É claro que, apesar de promover muitas vantagens, os diversos tipos de forro de madeira também apresentam alguns pontos negativos. Caberá a você, portanto, decidir quais fatores pesam mais: as vantagens ou as desvantagens. E assim, escolher a melhor opção para você.

1- Custo

O primeiro ponto negativo que podemos destacar é com relação ao custo do forro de madeira. Sim, existem opções que podem ser mais baratas, porém, quando falamos de qualidade e durabilidade, o forro de madeira pode sim ser um pouco mais caro. É claro que com relação aos benefícios o preço a se pagar é justo, mas sabemos que nem sempre temos o valor necessário para investir inicialmente, não é mesmo?

Por isso, pense no seu orçamento e estude a possibilidade antes de comprar.

2- Necessidade de manutenção

Apesar de ser um material de altíssima qualidade e durabilidade, o forro de madeira também precisa de alguns cuidados para se manter sempre intacto. Aqui, devemos considerar a necessidade do verniz e da dedetização regular, a fim de manter tudo sempre bonito e com aquela aparência de novo.

3- Pragas e insetos

Como mencionamos acima, a dedetização precisa fazer parte da sua rotina de cuidados com o seu forro. Caso contrário, você poderá se deparar com a proliferação de pragas e insetos, e isso não seria nada agradável. Entre eles, podemos destacar o tão temido cupim.

É claro que existem madeiras que não dão “brecha” para que os cupins apareçam, mas, caso você opte por uma opção que não apresente esta vantagem, precisará de um cuidado redobrado para manter tudo sempre bonito, limpo e novo.

4- Umidade ou calor excessivo

Outra desvantagem significativa dos tipos de forro de madeira é com relação ao calor excessivo e a umidade. Pois, novamente, apesar de ser um material robusto, a umidade pode comprometer a qualidade da madeira. E, por isso, você deve estudar e analisar o ambiente em que irá incluir o uso do forro.

Quanto ao calor, dependendo da espessura da madeira, o mesmo poderá “entortar” ou causar algum dano neste sentido. Por isso, novamente, avalie o cômodo antes de apostar na possibilidade.

Escolha o modelo ideal para você

Pronto! Agora é só você escolher o seu modelo ideal e assim investir naquela transformação que você tanto precisa para a sua casa. Depois conta pra gente quais foram os resultados!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.