10 tipos de planta para ter dentro de casa

Conheça em nosso artigo 10 tipos de planta para ter dentro de casa e assim deixar o seu lar ainda mais aconchegante, bonito e muito acolhedor. Pois a gente sabe o quanto um verde faz muito bem para qualquer ambiente, não é mesmo? Mas, para isso, é preciso conhecer as melhores opções, para ter bons resultados. Desse modo, te convidamos a seguir em nosso texto até o fim. Vem com a gente!

10 tipos de planta para ter dentro de casa

Abaixo listamos 10 tipos de planta para ter dentro de apartamento e casa, para que assim você cultive algo que promova um efeito muito lindo no seu lar. Lembre-se de escolher uma opção que combine com a sua rotina, para evitar qualquer tipo de frustração mais tarde, ok? Pois assim você garante a saúde da planta e o visual que você deseja para o seu lar.

Visto que nem toda planta se dá bem com ar condicionado, enquanto outras precisam de um local perto da janela, entre outras possibilidades. É preciso estudar os requisitos de cada opção, até encontrar aquele que mais se adéqua as suas necessidades.

Contudo, vamos agora à nossa lista:

1- Cróton

Se você gosta de plantas que chamem mais a atenção, com folhas coloridas e maiores, certamente irá se apaixonar por esta. Além destas características, elas também são bem brilhantes e um pouco retorcidas. A sua coloração pode contar com tons de vermelho, rosa, branco, amarelo, roxo, verde ou laranja. Assim, acaba formando lindas combinações mescladas.

Este tipo de planta pode ficar próximo às janelas da sua casa, pois a mesma é do tipo que adora receber sol o tempo todo. Além disso, é importante que você não o coloque em um ambiente onde o ar condicionado fique ligado o tempo inteiro, pois ela não costuma se adaptar a temperaturas mais baixas.

Importante: Se você for manipular a planta, é imprescindível que você utilize luvas, pois apenas dessa forma você protegerá a sua pele da seiva da mesma, que pode causar irritações.

tipos de planta para ter dentro de casa

A planta Cróton é super linda e a sua coloração dá um toque especial na decoração. Foto: Pinterest

2- Palmeira Leque

As palmeiras, por si só, são sempre ótimas opções para deixar a nossa casa ainda mais bonita e aconchegante, não é mesmo? Dentre as opções de tipos de planta para ter dentro de casa, esta é uma das mais lindas, sem dúvidas. Entretanto, ela apresenta um crescimento um pouco mais lento que outras opções e, por conta disso, é uma ótima alternativa para ser cultivada em vasos.

Porém, ela precisa de espaço e iluminação natural para se desenvolver de um modo mais saudável e interessante. Quanto às suas características, ela apresenta folhas grandes, plissadas e com uma margem um tanto dentada. A sua coloração é em tom verde brilhante e intenso, e, por conta disso, chama muito a atenção de quem passa por ela.

É importante que você sempre remova as folhas secas e velhas, além de sempre adubar a espécie durante o verão. O reenvase também precisa acontecer, mais especificamente a cada dois anos, devido ao crescimento da palmeira. Lembre-se também que esta espécie não aceita positivamente vento e forte e o resfriamento do ar condicionado.

tipos de planta para ter dentro de casa

A palmeira leque é linda e fica bem em qualquer ambiente. Foto: Pinterest

3- Samambaia

Quem é que não conhece a linda samambaia, não é mesmo? Esta plantinha é muito característica de casa. Por isso, ela é uma das mais procuradas. A sua coloração verde clara deixa a mesma muito mais delicada e bonita, tornando-a mais charmosa e, até certo ponto, mais sutil que demais opções de plantas.

As suas folhas longas e pendentes são ótimas para pendurar os vasinhos e deixar a decoração da sua casa ainda mais bonita. Elas costumam formar touceiras bem volumosas, destacando a textura da espécie, que é bem marcante e característica.

É muito importante que você procure plantar a sua samambaia em um local alto, além de apostar em um espaço com “meia sombra”, pois ela adora receber uma iluminação que seja mais difusa. Cuidado com o vento e com aparelhos como ar condicionado e afins, pois os mesmos podem acabar “queimando” as folhas, especialmente quando a planta ainda é muito jovem.

tipos de planta para ter dentro de casa

A clássica samambaia também tem o seu charme e toque especial, não é mesmo? Foto: Pinterest

4- Suculentas

As suculentas estão cada vez mais, digamos, “na moda”. Isso porque elas são plantinhas super fofas e que deixam qualquer ambiente da casa muito mais bonito e aconchegante. Elas costumam apresentar folhas bem grossas, pois armazenam água por longos períodos. Por conta disso, são chamadas de “suculentas”.

Tratam-se de plantinhas mais fáceis de cuidas, visto que elas dão sinais acerca do que estão necessitando, a cada momento. Para isso, você precisa acompanhar as suas plantas de perto, para compreender estes sinais e detalhes mais sutis.

Por exemplo, se as folhinhas estiverem mais murchas, é claro que você deverá aumentar gradativamente a quantidade de água. Caso as folhinhas começarem a apodrecer, talvez a melhor opção seja diminuir a quantidade. Assim você vai mantendo o equilíbrio de um modo inteligente.

Outro sinal muito característico é com relação a grossura das folhas. Se ela estiver ficando muito fina e passar a perder muitas folhinhas, é ideal que você dê a ela a chance de ter mais contato com a luz natural. O ideal é que as suas suculentas recebam, pelo menos, 4 horas de sol por dia, para que tenham saúde e se desenvolvam adequadamente.

tipos de planta para ter dentro de casa

Quem é que não adoraria ter essas fofuras em casa, não é mesmo? Perfeita para ficarem sobre os móveis. Foto: Pinterest

5- Orquídeas

Que as orquídeas são lindas e compõem muita beleza para qualquer ambiente da casa, isso a gente já sabe. E, do mesmo modo, quem é que nunca sonhou em ter, ou já teve, alguma orquídea em casa, não é mesmo? Ela é muito procurada para o uso interno, pois não necessita de tantos cuidados como algumas espécies de flores.

As suas flores possuem diversas formas, cores e texturas, variando de espécie para espécie. Trata-se de uma plantinha delicada, que precisa de um galinho ou qualquer outro item que possa “escorar” a haste como se fosse um tutor.

Saber como plantar orquídeas nem é tão difícil quanto muita gente julga. Na verdade, se você apostar em um vaso de barro, pois o mesmo drena melhor a água. Além disso, costuma ser muito mais durável e, cá entre nós, é uma peça muito mais bonita, não é mesmo?

Quanto à iluminação, não exagere! Ela precisa de meia sombra para se desenvolver com saúde. Assim, deve receber apenas uma iluminação indireta. Atente-se também para os sinais: folhas muito claras, dizem respeito à iluminação em excesso. Folhas escuras, podem significar a falta desta luz. Portanto, preste atenção na sua plantinha!

tipos de planta para ter dentro de casa

Quem é que não se apaixona pela beleza das orquídeas, não é mesmo? Foto: Pinterest

6- Tipos de planta para ter em casa: Luca

Esta linda planta apresenta um acabamento muito mais escultural, com suas folhas lindas, longas, pontiagudas e bem rígidas. As suas bordas serrilhadas trazem um charme a mais para a espécie. Como estamos tratando de uma planta que se assemelha com palmeiras de maneira geral, as suas folhas mortas costumeiramente demoram para cair de vez. Assim, acaba formando a conhecida “saia” na copa.

Para que a sua adaptação interna aconteça de um modo efetivo e mais fácil, o ideal é que ela seja envasada desde muito jovem, sendo cultivada em ambiente interno.

É imprescindível que você a posicione próximo à uma janela ou à uma porta de vidro. Visto que ela precisa de muita claridade e uma boa ventilação para crescer forte e saudável. Trata-se de uma planta muito resistente, quando bem cuidada desde a sua “juventude”.

Importante: Evite o excesso de água, pois isso poderia provocar o apodrecimento das raízes da sua planta. Moderação é muito importante, neste caso!

tipos de planta para ter dentro de casa

A planta Luca também cai bem em qualquer cantinho da casa. Foto: Pinterest

7- Zamioculca

Se você tem pontos em sua casa que apresentam uma iluminação mais escassa, esta opção certamente será a mais interessante para o seu caso. Isso porque esta planta adora locais mais escuros e ambientes onde outras opções dificilmente sobreviveriam.

Apresenta uma folhagem linda e super brilhante, que deixam o cômodo mais aconchegante e bonito. Perfeita para ser posta em corredores, por exemplo. O acabamento das folhinhas tem um aspecto parecido com cera, e a sua coloração é em um tom de verde super escuro.

Ela é perfeita para locais mais “agressivos” contra as plantas. Por isso, costuma se mantar linda mesmo em partes da casa onde o ar condicionado gelado é muito utilizado. Quanto à quantidade de água, a mesma não necessita de excesso. Inclusive, acredita-se que é melhor deixá-la com sede do que sobrecarregar a mesma com líquidos em excesso.

tipos de planta para ter dentro de casa

E se esta lindeza fizesse parte da sua casa? Certamente você adoraria. Foto: Pinterest

8- Espada de São Jorge

A clássica Espada de São Jorge não poderia faltar na nossa lista de tipos de planta para ter dentro de casa, não é mesmo? Pois esta linda opção tende a ficar muito bem em diversos ambientes de nossa casa. As suas folhas cilíndricas, verticais e rígidas são muito impactantes e deslumbram um visual bem ornamental.

Além disso, esta opção super resistente adora ambientes internos e amam permanecer à meia sombra. Mas isso não quer dizer que quando cultivada sob o sol ou luz difusa, a mesma não se desenvolva com saúde. Basicamente, ela é muito democrática e se desenvolve bem em diversas situações.

Entretanto, as suas longas folhas necessitam ou serem trançadas, ou então, escoradas com um tutor. Pois assim, mantém as mesmas mais firmes e bonitas.

A conhecida Espada de São Jorge também complementa qualquer decoração. Foto: Pinterest

9- Ciclanto

Esta planta praticamente nem apresenta um caule. Em contrapartida, as suas folhas são grandes, mais largas e muito exuberantes. Sendo, dessa forma, o ponto mais “alto” da mesma.

O Ciclanto é perfeito para ambientes internos, que apresentem a disposição de meia sombra. Também não necessitam de vasos que sejam muito fundos. Os mais rasinhos já dão “conta” de suportar as raízes. Vale destacarmos que a umidade precisa existir nesta espécie, para que a mesma mantenha-se saudável.

O Ciclanto com a sua exuberância cai bem na sala de estar. Foto: Pinterest

10- Cacto

Por fim, não poderíamos deixar o cacto de fora da lista de tipos de planta para ter dentro de casa, não é mesmo? Pois esta linda plantinha combina com diversos ambientes, e o seu acabamento mais “rude” é perfeito para compor uma decoração estilo rústico, por exemplo.

Trata-se de uma ótima alternativa para quem não possui muito tempo para ficar cuidando das plantinhas, visto que esta é super resistente e a espécie não precisa de muita água. Você poderá deixá-lo exposto em um ponto com muita luminosidade, uma vez que quanto mais sol o cacto receber, mais forte e lindo ele ficará.

Outro ponto muito interessante é que você não precisa trocar de vaso de tempos em tempos. Mas sim, apenas deixe-o se desenvolver em um específico e pronto. Isso porque ele nota que o espaço acabou e, a partir disso, estaciona no crescimento. Logo, mantém-se bonito e forte independente do espaço que você disponibilizar.

Por fim, o clássico cacto para deixar aquele cantinho da casa ainda mais especial. Foto: Pinterest

São tantas opções lindas, não é mesmo? Escolha aquela que mais combina com você e sua rotina e aposte! Depois conta pra gente, nos comentários, qual foi a escolhida.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.