Como plantar orquídeas? Passo a passo

No artigo de hoje vamos te ensinar um passo a passo completo de como plantar orquídeas da forma correta para que você possa, todos os anos, observar a beleza de ter um lindo jardim, ou então, lindas flores em algum ambiente de sua casa. Afinal, a gente sabe que esta planta é muito especial e requer cuidados bem específicos, não é mesmo? Por isso, você deve se atentar para todas as dicas que trouxemos hoje. Acompanhe a seguir.

como plantar orquídeas

Passo a passo de como plantar orquídeas

Basicamente, saber como plantar orquídeas não requer tantos passos muito minuciosos para que os resultados sejam positivos. Porém, isso não significa que você não deva ter o cuidado de trabalhar cada um deles da melhor forma possível.

Por conta disso, pedimos para que você se atente para cada dica que damos a seguir, a fim de não pular nenhuma etapa ou consideração importante. E assim, conquiste as suas flores lindas e decore o seu jardim de frente da melhor maneira.

1- Recrie o habitat natural

O primeiro ponto que precisamos destacar com muita clareza para você é com relação ao “habitat natural” das orquídeas. Pois, sim, elas são muito exigentes e irão cobrar de você um preparo que contemple o seu habitat mais natural possível. Apenas desta forma é que a planta se “sentirá em casa” e, desse modo, conseguirá se desenvolver de um modo saudável.

Mas, o que considerar com relação a este habitat? Bem, a luminosidade, o ar, a terra adubada, o que há envolta da planta, entre outras questões precisam ser bem pensadas. Assim ela poderá se adaptar de um modo positivo, desenvolvendo-se e crescendo.

Uma questão que você deve considerar é que, apesar de existirem muitas espécies de orquídeas, não necessariamente elas terão muitas exigências singulares. Ou seja, elas podem contar com os mesmos cuidados, praticamente. E, com relação ao seu habitat natural, podemos considerar que:

  • Elas preferem lugar mais escondidos.
  • Elas gostam de estarem apoiadas em galhos e troncos.
  • Regiões longe do som são mais interessantes, pois elas se sentem mais “seguras”. (Aqui vale um jardim vertical, por exemplo).
  • Pouco contato direto com a luz do sol.

2- Atente-se para a iluminação

Saber como plantar orquídeas envolve a observação de muitos fatores. E a iluminação natural é um dos mais importantes. Isso porque estas plantas adoram lugares com temperaturas mais amenas, e que não as deixem tão expostas a luz solar, por exemplo. Portanto, você precisa procurar um espaço no seu jardim ou na sua casa que promova uma boa ventilação, seja mais fresco e a mantenha longe de raios ininterruptos do sol.

Entretanto, é importante que você entenda que isso não quer dizer que você deve simplesmente esconder a sua orquídea, ok? Ela precisa receber a luminosidade do sol, porém, não pode receber uma luminosidade em excesso. É bom sempre considerarmos um equilíbrio.

Uma forma de garantir o recebimento dessa luz, é a partir de um banho de sol diário para as suas flores. Leve-as até o meio do seu jardim, uma vez ao dia, por volta das 7 ou 8 horas da manhã. Não ultrapasse muito este horário, pois o sol quente demais poderá prejudicar as mesmas, independente de serem colocadas por um período curto. Feito isso, leve-as a um ambiente coberto e fresco.

Procure sempre observar as folhas das suas orquídeas. Se elas apresentarem algum sinal de estarem mais “amareladas”, significa que há um excesso de exposição ao sol. Portanto, fique atento!

3- Escolha um bom adubo

O terceiro passo de como plantar orquídeas é que você precisará de um bom adubo para as suas plantas. Afinal, apenas desta forma é que você conseguirá suprir todas as necessidades de nutrientes e vitaminas. Somente com este cuidado é que a flor crescerá forte e muito bonita. Porém, lembre-se de ter o cuidado de não exagerar, ok? É preciso aplicar o adubo com cuidado e sem excessos. Pois, tudo que é demais, é ruim. Lembre-se disso!

Para que não haja erro na hora de preparar o solo da sua flor, procure sempre seguir as instruções presentes no pacote de cada tipo de adubo. Assim você estará aplicando a quantidade necessária para cada tipo de flor.

como plantar orquídeas

Uma dica importante é que você deve aplicar o adubo nos cantinhos do vaso, para que assim a planta possa absorver os nutrientes de uma maneira mais lenta, sem sobrecarregar. Outro cuidado importante é o de pulverizar a sua plantinha com água, uns 20 minutos antes da adubagem. Isso fará com que ela absorva ainda mais os nutrientes, ficando ainda mais forte e saudável.

4- Plantar ou não no vaso?

Por fim, quando você for pensar nos vasos de plantas, procure se atentar para o tipo de material do mesmo. Pois assim como outros cuidados com o ambiente devem ser tomados, o vaso escolhido também precisa estar de acordo com as necessidades da sua plantinha.

Desse modo, a dica que damos é que você aposte nas possibilidades de barro, pois os mesmos promovem uma melhor irrigação. Além de que eles podem ser ainda mais bonitos e compor um jardim decorado muito mais interessante, não é mesmo?

As opções de plástico podem acabar afetando a sua flor, devido à dificuldade de irrigação e absorção de nutrientes e vitaminas. Por isso, se deseja trazer mais saúde para a sua orquídea, vá com vasos de barro!

Decore e aproveite!

Agora você já sabe como plantar orquídeas e já poderá criar estas lindas flores em sua casa. Aproveite para decorar os mais diversos ambientes e desfrute de uma beleza incomparável. Afinal, só quem já teve uma orquídea sabe o quão incrível ela é, não é mesmo?

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.