Dicas para contratar um Arquiteto

Contratar um arquiteto é um passo importante na hora de construir ou reformar, já que o profissional realiza um trabalho fundamental para que a obra aconteça de maneira adequada e segura.

como contratar arquiteto

Dicas para contratar um Arquiteto (Foto: Freepik)

Além de elaborar o projeto da obra, ele também é responsável pela supervisão e execução dos trabalhos, podendo ainda atuar em áreas como o paisagismo e o urbanismo. O bom trabalho desse profissional pode resultar em qualidade de vida e segurança, entre outros fatores.

Diante de tantas responsabilidades, é preciso ter atenção ao escolher a pessoa que realizará todos esses trabalhos. Para facilitar a sua vida, separamos algumas dicas para contratar um arquiteto, que você confere a seguir!

Peça indicações

Para começar bem, uma ótima iniciativa é pedir indicações de arquitetos para amigos e familiares que já utilizaram os serviços deste especialista em arquitetura.

Crie uma lista de indicados com vários nomes, para que você tenha boas opções, e analise o perfil de cada um deles, para descobrir aquele que mais combine com o seu objetivo.

Verifique o registro no CAU

Outra etapa importante para escolher o arquiteto ideal é verificar o registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), órgão responsável por regulamentar o exercício da profissão no Brasil. Criada em 2010, a entidade assumiu uma função anteriormente realizada pelo CREA/CONFEA.

Ou seja, além de possuir diploma do curso superior de Arquitetura e Urbanismo, o profissional deve ter registro no CAU do seu estado. Essa verificação pode ser feita via internet ou pessoalmente, bastando ter alguns dados do arquiteto.

consultar registro Arquiteto e Urbanista

Página de consulta de registro de Arquiteto (Foto: Reprodução CAU)

Veja como consultar registro no CAU em alguns estados:

Arquiteto em SP

Para contratar arquiteto em São Paulo, entre em contato com o CAU-SP, através do site http://www.causp.gov.br/. O atendimento também ocorre na sede do órgão, que fica na Rua Formosa, 367, República, na capital paulista, e pelo telefone (11) 3014-5900.

Arquiteto no RJ

O CAU-RJ funciona na Avenida República do Chile, 230, 23º andar, Centro, na capital fluminense. Consultas e outras informações também estão disponíveis pelo telefone (21) 3916-3925 e no site http://www.caurj.gov.br/.

Arquiteto em SC

O endereço do CAU-SC é Avenida Prefeito Osmar Cunha, 260, 6º andar, Centro, em Florianópolis. Informações podem ser obtidas no site http://www.causc.gov.br/ e pelo telefone (48) 3225-9599.

Arquiteto no PR

O CAU-PR fica na Avenida Nossa Senhora da Luz, 2.530, Jardim Social, Curitiba. O telefone é (41) 3218-0200 e o site http://www.caupr.org.br/.

Arquiteto em MG

A sede do CAU-MG está instalada na Rua Mestre Lucas, 70, Cruzeiro, em Belo Horizonte. O atendimento também acontece pelo telefone (31) 3287-1277 e pelo site http://www.caumg.gov.br/.

dicas para contratar arquiteto

O Arquiteto é essencial em qualquer obra (Foto: Freepik)

Arquiteto no DF

O endereço do CAU-DF é SEPS Q 705/905 A Centro Empresarial Santa Cruz, em Brasília. Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.caudf.gov.br/ e no telefone (61) 3222-5179.

Arquiteto na BA

O atendimento ocorre na Rua Território do Guaporé, 218, Pituba, em Salvador. O telefone da sede do CAU-BA é (71) 3032-2080 e o site http://www.cauba.org.br/.

Arquiteto em ES

O CAU-ES fica na Rua Hélio Marcone, 58, Bento Ferreira, em Vitória. O telefone do órgão é (27) 3224-4850 e o site http://www.caues.gov.br/.

Em outros estados

Para realizar consultas no CAU em outros estados basta acessar o site http://www.caubr.gov.br/ e clicar na opção “Ache um Arquiteto e Urbanista”.

Outras dicas

Veja outras dicas para contratar um arquiteto:

  • Confira os portfólios dos arquitetos indicados e visite as obras feitas por eles, se possível;
  • Faça pelo menos três orçamentos;
  • Pesquise o nome do arquiteto na internet ou da empresa em que ele atua, para descobrir possíveis reclamações ou boas recomendações;
  • Estabeleça a forma de pagamento dos honorários (se é por mês, etapa cumprida, horas de serviço, etc);
  • Verifique com o profissional os procedimentos burocráticos, pois ele é o responsável por licenciar a obra junto à prefeitura;
  • Faça um contrato de prestação de serviços, colocando nele tudo o que foi acertado entre as partes.

Add Comment