Tipos de Janelas – Modelos e Como Escolher

Conhecer todos os tipos de janelas é o primeiro passo para fazer a melhor escolha de compra possível. Assim, você pode partir de um pressuposto mais consistente, onde terá uma opinião mais formada sobre o assunto. Podendo, dessa forma, estabelecer alguns critérios para a sua escolha, promovendo melhores resultados para a sua construção.

Pensando nisso, portanto, elaboramos o nosso guia de hoje. Nele você poderá conhecer todos os tipos de janelas para escolher aquela que mais se enquadra nos seus objetivos. Além disso, no fim deste artigo você encontrará algumas dicas de como eleger a opção que mais lhe traga benefícios, considerando aspectos de compra importantes. Acompanhe a seguir as informações:

Melhores tipos de janelas

Abaixo selecionamos os melhores tipos de janela para você encontrar aquela opção que melhor combina com o seu lar. A partir disso, basta você fazer a sua pesquisa de preço e decidir qual fará parte do seu dia a dia.

Janela veneziana

A janela veneziana é uma ótima opção para ambientes que necessitam de ventilação mais constante. As suas frestas são responsáveis por garantir um ambiente sempre bem equilibrado e tranquilo. Além de proteger contra o excesso de entrada de luz.

 

Conhecer os melhores modelos de janela é o primeiro passo para uma compra mais consistente e interessante. Conheça cada detalhe para ter bons resultados. (Foto: Pinterest)

 

Janela de correr

As janelas de correr são ótimas para quase todos os ambientes. Exceto para aqueles onde você procura a possibilidade de aberturas maiores. Assim, invista nesta opção para janelas de tamanho médio e pequeno.

Janela projetante

A janela do tipo “projetante” caracteriza-se pelas “folhas” que abrem se projetando para fora. Mas não no sentido comum de uma janela. Mas sim, abrindo-se para cima.

 

 

Janela de abrir (janela comum)

Este é, sem dúvidas, o tipo de janela que mais vemos nas casas brasileiras. Ela pode ser feita dos mais diversos tipos de materiais, e é aquele tipo de janela que abre para os lados, normalmente.

Janela do tipo guilhotina

As janelas no estilo guilhotina são perfeitas para ambientes que não apresentam a possibilidade da expansão das “folhas” para cima ou para os lados. Elas têm a funcionalidade de uma verdade guilhotina.

Janela sanfonada

As janelas sanfonadas, como o próprio nome já diz, apresentam um formato do tipo sanfona, que facilita a distribuição do espaço. Assim, não há necessidade de haver muita abertura para as folhas abrirem ou fecharem. Porém, com o passar do tempo, elas podem emperrar com facilidade.

Janela com abertura “oscilo-batente”

Por fim, este é um dos modelos mais diferenciados de janela. A aba de abertura é, praticamente, toda a folha do vidro da janela. O que promove uma maior passagem de ar. Porém, tamanhos muito exacerbados deste tipo de janela podem ser um pouco pesados e inconvenientes. Por isso, planejar é extremamente preciso.

 

(Foto: Pinterest)

 

Como escolher o melhor tipo de janela?

Agora que você já conheceu diversos modelos de janela, deve estar se perguntando sobre como escolher a melhor opção para o seu lar, não é? Fique tranquilo! Separamos alguns critérios que você precisa levar em consideração para ter um resultado realmente satisfatório. Conheça:

O tamanho

O primeiro passo para se escolher uma janela ideal é pensando no tamanho. Pois é claro que não é todo o tipo de janela que combina com todos os tamanhos, certo? Cada tamanho acopla modelos específicos, para que o resultado seja bonito. Portanto, antes de qualquer coisa, anote o tamanho das suas janelas, e imagine-as de acordo com as possibilidades que mencionamos anteriormente.

A partir disso, você terá mais subsídios para listar aquelas opções que mais se enquadram, esteticamente e funcionalmente, para o seu cômodo ou ambiente em questão. Para que, dessa forma, ela seja realmente prática, bonita e muito bem aproveitada.

O ambiente

O segundo ponto que precisa ser pensado na hora de escolher a sua janela ideal é com relação ao ambiente como um todo. Ou seja, não dá para comprar a janela X se a decoração da sua sala segue mais o padrão de uma janela Y, não é? É preciso visualizar o estilo como um todo.

E se você ainda não possui um acabamento em sua casa, muito menos pensou nos móveis que irá utilizar para compor os ambientes, pense bem! É preciso um bom planejamento, para a decoração ficar equilibrada. Evite excessos.

Pense em como pretende fazer com que a sua janela se “comporte” no ambiente: como destaque, ou apenas como complemento do restante da decoração? Partindo deste pressuposto, certamente você já terá ótimas respostas e poderá classificar mais alguns modelos que ficaram em sua lista.

Custo benefício

É claro que não podemos deixar de lado o custo benefício também. Pois é ele quem irá nos nortear em nossa compra. Sem ele, ou gastamos demais, ou compramos produtos com procedência duvidosa.

Desse modo, pense em quanto você pretende investir no acabamento de sua construção, com as janelas. A partir disso, você já poderá, novamente, eliminar algumas opções da sua lista de compras.

 

Escolher uma boa janela é crucial para o equilíbrio do ambiente. É ela quem será responsável por manter o ambiente iluminado durante o dia, e arejado. É preciso estabelecer os melhores tamanhos e estilos para um efeito mais positivo no resultado. (Foto: Pinterest)

 

Gosto pessoal

Por fim, mas não menos importante, pense no seu gosto pessoal. Afinal, não dá para simplesmente adquirir um produto porque outra pessoa disse que era bom, não é? Você precisa se sentir seguro com a sua compra. Você precisa decidir o que mais trará beleza e aconchego para o seu lar.

É claro que existem critérios que possam ser seguidos, mas, mais do que isso, é muito importante que você ouça o seu gosto pessoal. Afinal, quem ficará morando na casa, é você! Portanto, não hesite em adquirir o que lhe agrada.

Encontre a janela ideal para sua casa

Agora você já conheceu quais são os melhores modelos de janelas, bem como o que deve ser levado em consideração na hora de comprar, é hora de adquirir o melhor produto para a sua obra. Aposte em nossas dicas e nestas possibilidades que trouxemos para você, e usufrua de ótimos resultados em sua obra.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.