Tipos de Grades Para Janela – Modelos, Como Escolher

Que existem diversos tipos de grades para janela, isso a gente já sabe. E, mais do que isso, também sabemos que, por conta da variedade, escolher a melhor opção para o nosso lar pode ser uma tarefa bastante difícil. Afinal, vamos olhando alternativas e possibilidades e, quando nos damos conta, estamos mais perdidos do que nunca!

Pensando nisso, portanto, criamos o nosso guia de hoje. Nele você conhecerá inspirações e modelos de grade para janela incríveis. E, além disso, poderá ficar por dentro de nossas dicas para não errar na hora da escolha.

Dessa forma, te convidamos a seguir em nosso artigo e assim ficar por dentro de tudo sobre o assunto. Vamos lá?

 

(Foto: Pinterest)

 

Tipos de grades para janela

Existem diversos tipos de grades para janela. Cada qual com suas características e beleza única. Afinal, quem disse que este item não pode compor uma decoração, não é mesmo? Portanto, conheça as possibilidades e escolha a melhor opção para a sua casa:

Grades para janela – modelos trabalhados

Os modelos trabalhados trazem consigo muito charme, beleza, e romantismo ao mesmo tempo. Os seus traços são, em sua maioria, mais arredondados e sinuosos. Compondo uma fachada de casa com um ar de antiguidade.

Trazendo a beleza dos palácios antigos, onde todos os detalhes da decoração eram super trabalhados. Este efeito proporciona uma estética muito interessante, para grande maioria de composições decorativas. Veja os modelos que separamos para te inspirar:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Grades para janela – modelos simples

Os modelos simples são, obviamente, os mais utilizados. Isso porque eles são capazes de compor qualquer tipo de fachada, com qualquer modelo de decoração. Afinal, os seus traços simples e retos proporcionam este fator: uma composição mais democrática, com relação às grades do modelo anterior.

Se você gosta de uma decoração com um estilo mais clean, certamente irá se engajar com essa alternativa. Para saber mais sobre o modelo, não deixe de conferir as inspirações que trouxemos para você:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Grades para janela – modelos com espaço para flores

Esta é, em segundo lugar, o tipo de grade mais utilizado. O espaço para as flores proporciona uma maior exploração na decoração. Podendo, além disso, encontrar modelos trabalhados e simples, dentro da categoria.

Se você adora decoração com flores, certamente irá amar essa possibilidade. Pois, ao mesmo tempo em que a grade traz certa sensação de “prisão”, as flores vem com todo o seu charme para quebrar com o peso do trancafiado. Aposte nesta possibilidade! Vejas as alternativas:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Grades para janela – modelos coloridos

Os modelos coloridos chegam com tudo para complementar fachadas mais dinâmicas e divertidas. Contando com a cor que você desejar, será possível criar composições mais ousadas e que encantem os olhos.

Porém, com esta alternativa de grade é necessário maiores cuidados. Afinal, não dá para simplesmente adquirir grades coloridas e fazer com que as mesmas “briguem” com as demais cores do ambiente, não é mesmo?

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Vertical ou horizontal?

Bom, esta pergunta pode ter diversas respostas. Afinal, não existe um modelo melhor para grade de janela. Em contrapartida, podemos dizer que existe uma forma de pensar no modelo: a vertical pode ser rota de fuga para gatinhos dentro de casa. Porém, a horizontal pode ser sinônima de escalada e aventuras para crianças pequenas. Portanto, a escolha do modelo fica completamente a seu critério, de acordo com as suas prioridades e até mesmo com a combinação total da decoração da sua fachada.

Como escolher o melhor modelo de grade para janela?

Agora que você já conheceu os melhores modelos e tipos de grades para janela, é hora de saber como escolher, certo? Afinal, não basta apenas apontar um modelo e pronto. É preciso pensar em toda a composição da sua decoração, para que o resultado fique realmente do jeitinho que você esperava. Para isso, acompanhe as nossas dicas:

Considere a decoração da sua fachada

Primeiramente, você deve considerar a decoração geral da sua fachada. Afinal, não dá para colocar uma grade de janela verde, em uma casa que é rosa, não é? Mas, para além das cores, pense nos traços, nas exuberâncias e nos detalhes da fachada.

Se a sua decoração é mais limpa, mas não deixa de lado cores românticas, as grades trabalhadas, em cores neutras, podem ser uma opção interessante. Se sua casa apresenta um decoração trabalhada, também, desde que não exagere no montante da composição decorativa.

 

(Foto: Pinterest)

 

Vai querer vaso de flor?

Além de pensar nos traços utilizados na grade escolhida, pense também se você gostaria de utilizar vaso de flor na composição. Lembrando ainda que esta opção pode carregar a sua fachada. E, por esse motivo, tente visualizar o resultado final da decoração, para não deixar tudo muito “trabalhado” e “pesado”.

Por exemplo, se sua casa conta com uma fachada das antigas, com muitos detalhes, talvez a grade com espaço para vaso de flor pode até ser utilizada, desde que não tenha muitos detalhes trabalhados. Assim você proporciona harmonia e equilíbrio.

O tamanho das suas janelas

Mas, para além do modelo somente, precisamos pensar no tamanho da sua janela. Afinal, você já deve ter percebido que estamos sempre batendo na tecla de composição e harmonia da decoração, não é? Pois bem. Se sua janela for muito grande, grades muito trabalhadas podem deixar a sua fachada, de modo geral, muito escondida. Portanto, cuidado! Manter a discrição em janelas maiores é a melhor saída.

O investimento pretendido

Por fim, você não pode se esquecer do quanto pretende investir nas grades da sua janela. Afinal, se você está trabalhando na sua construção colocando tudo na ponta do lápis, é preciso pensar no quanto você quer gastar com este material. Pois em muitos casos, o modelo mais simples pode ser aquele que cabe no seu bolso. E assim você evita surpresas no seu orçamento, não é mesmo?

 

(Foto: Pinterest)

 

Agora é só escolher e ver o resultado

Agora que você já conheceu os modelos e os tipos de grades para janela, é hora de escolher aquela opção que mais lhe agradou. E, a partir disso, ver o resultado na construção ou reforma da sua casa. Só não se esqueça de nos contar qual foi a sua escolha e como ficou a sua decoração, ok? Boa construção para você!

Add Comment