Dicas Para Manter as Pragas Longes

Você está precisando de dicas para manter as pragas longes da sua casa? Mas ainda realmente não sabe como evitar que este problema se prolifere no ambiente? Fique tranquilo! Em nosso artigo de hoje você poderá aprender dicas e cuidados essenciais para livrar o seu lar deste problema tão desconfortável.

Afinal, adotar pequenas mudanças diárias em nossa casa já pode ser um passo imenso em busca da libertação do problema. Para isso, algumas medidas simples precisam entrar na sua rotina, até que se torne um hábito.

Portanto, te convidamos a seguir em nosso artigo de hoje para saber mais sobre o tema, e assim poder proteger a sua família contra pragas de todos os tipos.

 

dicas para manter as pragas longes

Dicas para manter as pragas longes da sua casa e assim proporcionar mais saúde e segurança para a sua família. E, mais do que isso: Se a sua casa se protege, você colabora para uma vizinhança mais limpa e saudável.

 

Dicas para manter as pragas longes

Separamos as melhores dicas para manter as pragas longes do seu lar e da sua família:

Cuidado com a água parada

Esta é, sem dúvidas, uma das maiores causadores de proliferação de pragas em qualquer ambiente. A água parada, principalmente quando ela está um tempo parada, torna-se um ótimo convite para os insetos asquerosos fazerem a festa na sua casa.

Mas, como exterminar o problema? Simples! Basta você ficar de olho nos potinhos dos seus pets, em possíveis brinquedos espalhados pelo quintal e qualquer outro tipo de material (como vasos de plantas) que possam acumular água.

Do mesmo modo, limpe regularmente as calhas dos telhados, pois neste ambiente costuma-se acumular muita sujeira e água, deixando tudo propício para o desenvolvimento dos mais diversos tipos de pragas.

Cuidado com o seu lixo

Que a água parada é um grande problema em qualquer lugar do mundo, isso ficou claro. Mas, além disso, outro fator também pode ser um problemão se não planejarmos e cuidarmos bem dele. Estamos falando do lixo.

No lixo, jogamos tudo aquilo que não traz mais utilidade para nós. No lixo orgânico, em especial, temos restos de comidas e muitos materiais úmidos e bastante sujos. Cuidar da forma como você armazena o seu lixo é de extrema importância para manter a sua casa protegida de pragas e insetos.

Dessa maneira, invista em lixeiras que apresentem um bom processo de “fechamento”, para que não haja a possibilidade de existirem brechas grandes. E ainda: usufrua de um ambiente mais limpo e protegido utilizando sacos que sejam apropriados, sem “atolar” eles até em cima. Isto é, o saco encheu? Hora de levar pra fora! Não deixe acumular lixo demais em sua lixeira. Em algum momento ela poderá não fechar direito, e aí você já sabe o que acontece…

Esses cuidados devem ser ainda mais intensos com relação aos lixos que recebem material orgânico. Mantenha sempre, sempre e sempre bem fechada a sua lixeira. Tente, ao máximo, remover os líquidos destes lixos de outra forma, para jogá-los o mais seco possível no saco de lixo.

Além disso, mantenha uma rotina de sempre lavar e desinfetar as suas lixeiras regularmente. Vale até usar um borrifador com álcool e desinfetante para borrifar dentro do saco de lixo. Mas, cuidado: não borrife a ponto de formar muito líquido no fundo do saco, ok?

Madeiras e restos de construção

Todo mundo sabe que as madeiras e os demais restos de construção costumam acumular dois extremos: pó e umidade. O pó é perfeito para insetos que adoram um ambiente quentinho e seco, como pulgas. A umidade já é mais atrativa para insetos que curtem um ambiente quentinho e molhado, como as baratas.

Agora, imagine a junção destas duas possibilidades em um mesmo espaço? Pois é! Não há como haver outro resultado: o ambiente ficará infestado com os mais diversos tipos de pragas.

Portanto, terminou aquela obra importante na sua casa? Descarte o material que sobrou. Não tente encontrar um cantinho no terreno “longe” da sua casa para jogar este material. Uma vez que o longe suficiente seria um quilômetro de distância. E eu te pergunto: qual o tamanho do seu terreno?

Sendo assim, não hesite em investir nas caçambas “cabe tudo” na hora de descartar estes materiais. Pois assim, além de manter a sua casa livre das pragas, você ainda mantém o ambiente mais bonito e aconchegante.

Limpe bem a churrasqueira

Nada como, em um fim de tarde ou num domingo de meio dia, fazer aquele churrasco delicioso com a família, não é? Pois é! A gente sabe que este momento pode ser muito agradável e acolhedor para você e os seus amigos.

Mas, uma coisa é certa: os cuidados depois do evento precisam ser maiores do que os de antes. Ou seja, a limpeza e os cuidados com a sua churrasqueira são essenciais para evitar problemas como a proliferação de pragas.

Portanto, assim que a grela esfriar lave-a com sabão e água em abundância. Evite deixar qualquer tipo de resíduo de alimento na mesma. Caso contrário, os insetos serão atraídos, e ainda deixarão a sua grelha suja e contaminada.

Se possível, armazene a sua grelha em um lugar bem fechado, a fim de evitar possíveis impasses. E ainda: polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio, pois assim torna-se impossível despertar o interesse de insetos e pragas.

Higienize e mantenha uma rotina com os seus pets

Um ponto que é costumeiramente negligenciado pelas pessoas é o com relação à rotina de limpeza e cuidado com os pets. Afinal, nossos bichinhos podem ser alvos de pulgas e carrapatos, certo? Portanto, manter o banho deles sempre em dia, bem como aparar os pelos com frequência é muito importante.

Mas, para além destes pontos, precisamos pensar na alimentação dos nossos animais. Sabe o que isso quer dizer? Que não vale a pena você encher o potinho de ração de manhã e esperar que o seu pet coma ao longo de todo o dia. Mas sim, é interessante que você vá enchendo de vez em quando. Pois dessa forma não haverá chances de, enquanto o seu animal não estiver se alimentando, insetos e pragas se interessem pelo seu potinho.

E ainda: não se esqueça de sempre, sempre e sempre manter os potinhos sempre bem lavados e sem acúmulo de alimentos velhos, ok? O mesmo cuidado vale também para a caixinha de areia do seu gato: limpe três vezes ao dia e desinfete duas vezes por semana.

 

Cada cuidado é importante para inibir a proliferação de bactérias. Mas, mais do que isso, você protege a saúde de quem você ama.

 

Armazene os alimentos de forma adequada

Outro cuidado muito importante para evitar a proliferação de pragas na sua casa é cuidando do armazenamento dos alimentos em sua casa. E isso vale para dois pontos:

  • É preciso armazenar os alimentos em pacotes e potes bem lacrados. Assim você evita que o mesmo espalhe o seu cheiro no ambiente. Logo, também evita que insetos se sintam atraídos para o local.
  • Cuidado com o vencimento. Alimentos que são perecíveis, como frutas, verduras, leite, dentre outros, precisam de cuidado redobrado. Uma banana muito madura, por exemplo, pode atrair diversos tipos de pragas. Portanto, ou você armazena as frutas na geladeira, ou as come antes que comecem a soltar o seu aroma no ambiente.

Não acumule entulho dentro de casa

Do mesmo modo que você não pode deixar restos de construções e entulhos acumularem do lado de fora da casa, você também não pode permitir que isto ocorra do lado de dentro, certo? Pois bem!

Portanto, nada de acumular papel, papelão, itens de plástico e roupas que você não usa mais. Isso só servirá para atrair os insetos e eles se sentirem em casa na hora de criar ninhos.

Sendo assim, a cada 6 meses faça aquela poderosa faxina para eliminar todos os excessos da sua casa. Aproveite para doar o que você não usa mais e torne a sua vida mais saudável e leve!

Lute contra a umidade

Como já mencionamos ao longo deste guia, a umidade pode ser a porta de entrada para os mais diversos tipos de pragas e insetos. Portanto, lutar contra ela é crucial para manter a casa sequinha e livre de invasores.

Mantenha a atenção redobrada em ambientes como a cozinha e o banheiro. Além disso, limpe estes ambientes regularmente e utilize desinfetantes para manter o local mais higienizado.

Outro ponto importante é manter as janelas bem abertas, para que o ar circule. Se a janela não conseguir dar conta do recado, recorra a efeitos artificiais como o uso de ventiladores para potencializar a circulação de ar.

Feche os ralos da sua casa

Todo mundo sabe que os ralos são a porta de entrada principal para insetos como as baratas. Portanto, além de manter os ambientes limpos e sempre despejar álcool e desinfetante nos ralos, é muito importante que você feche-os quando não estiverem em uso.

Assim, mesmo que por algum motivo a barata se interesse em ir até a superfície, na sua casa, ela não terá como entrar. Logo, sua casa estará mais protegida e bem cuidada contra este mal.

Corte a grama regularmente

Quanto ao lado de fora da sua casa, além de seguir as dicas que já mencionamos anteriormente, invista em uma grama sempre aparada. A grama alta pode ser muito interessante para diversos tipos de insetos que adoram sujeira, mato, umidade e que são apaixonados por se esconder.

Portanto, manter a altura adequada do seu gramado é crucial para não permitir que certos tipos de insetos sintam-se a vontade no seu lar.

 

O quintal é a porta de entrada para todos os tipos de pragas e insetos. Se ele estiver propício a isso, não adiantará cuidar do lado de dentro.

 

Prefira pedras no seu quintal

A gente sabe que um gramado imenso é muito bonito e, até mesmo confortável para caminhar no fim de semana. Mas, se você não possui disponibilidade para mantê-lo sempre bem cortado e limpo, uma alternativa é você investir em pedras para jardim.

Assim, você decora a sua casa, mantém demarcações bonitas no seu quintal e deixa tudo mais limpo e organizado. Não precisa eliminar de vez o gramado. Pode apenas diminuir a demanda de manutenção, para facilitar a sua vida.

Remédio caseiro para afastar os insetos de sua casa

Agora que você já conheceu as melhores dicas para manter as pragas longes de sua casa, é hora de conhecer um remédio que poderá lhe proteger de possíveis proliferações. Veja:

Ingredientes

  • 500 ml de vinagre de maçã;
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 250 ml de água filtrada.

Modo de preparo

  • Misture bem todos os ingredientes, até formar um líquido bem homogêneo.

Como aplicar

  • Com o auxílio de um borrifador, aplique a mistura em torno da sua casa, enfatizando próximo das janelas e portas. Deixe secar naturalmente e pronto. Os insetos se sentirão intimidados.

Cuidados essenciais para uma vida saudável

De maneira geral, todos os cuidados que citamos nada mais são do que medidas para manter a nossa casa e a nossa vida mais limpa e saudável. Pois além de evitar insetos, também evitamos o acúmulo de bactérias que possam causar doenças em nossa família. Portanto, mantenha essa rotina constante para usufruir de bons resultados sempre!

Add Comment