Preço da Construção por M2 para 2020

O preço da construção por m2 para 2020 já pode ser calculado. Afinal, com base em diversos estudos e critérios adotados por sindicatos e associações, você poderá fazer um planejamento e uma prévia orçamentária da sua obra. Nós sabemos que construir uma casa nem sempre é tarefa fácil.

Principalmente pelo quesito custo de mão de obra, que pode levar o preço para outro patamar. Por isso, acompanhe o artigo, veja quanto você vai gastar e saiba como economizar.

 

preço da construção por m2 em 2020

Preço da construção por M2 para 2020

Para que você consiga ter uma média do preço da construção por m2 para 2020, alguns critérios precisam necessariamente ser levados em consideração. Afinal, estes são dados que podem variar muito a depender de como e quando você vai construir.

No entanto, nós vamos te ajudar a nortear estes dados para que você consiga ter no mínimo uma ideia básica destes valores. Veja abaixo.

Os valores com base nos sindicatos e associações

Quando pensamos em preço da construção por m2 para 2020, automaticamente pensamos e tentamos entender os critérios para que um valor médio seja calculado. Nem sempre este valor pode corresponder ao que da fato será na prática, por uma série de motivos que você vai entender logo mais.

Neste caso, existem dois indicadores que você poderá utilizar como base de informação. Trata-se do CUB, que é o Custo Unitário Básico, e o SINAPI, que é o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Ambos trabalham com o objetivo de guiar e estudar os valores que estão sendo praticados de forma individual, em cada estado brasileiro e, de forma global, compreendendo o país de forma geral.

 

preço da construção por m2 em 2020

 

A média do CUB para São Paulo, por exemplo, é determinada através de uma série de critérios individuais. Por exemplo, os preços para uma casa popular média serão completamente diferentes de um galpão industrial. E neste caso, você precisará saber exatamente em qual categoria a sua obra se encaixa para que, desta forma, você possa esclarecer o valor médio.

A nível de exemplo, no estado de São Paulo o valor médio da construção para uma casa popular de padrão médio, é de R$ 1.637,72.

Já pelo SINAPI, os dados são computados de uma forma um pouco mais generalizada. Também é possível identificar o valor para cada estado, além de existir um cálculo para a média de preços no Brasil, que fica em torno de R$ 1.195,88.

Estes valores devem ser considerados apenas a nível de informação, e não como fundamento único para a elaboração de orçamentos. Afinal, conforme mencionamos anteriormente, cada obra poderá ter um valor. Por isso, continue lendo para entender melhor.

Tudo vai depender do que você pretende fazer

O preço da construção por m2 para 2020 em qualquer lugar do Brasil, vai depender de uma série de critérios. Estes dois valores que mencionamos anteriormente, servem apenas de base para ter uma média do que se cobra em São Paulo e no Brasil, através de dois indicadores diferentes.

Desta forma, é de suma importância que você determine previamente o que você vai fazer e construir. Esta é a única forma de saber com cem por cento de certeza o valor final da obra. Afinal, tudo dependerá dos preços da sua região e dos materiais utilizados.

Por exemplo, se você optar por construir uma casa e revesti-la com porcelanato fosco ao invés de um piso convencional, certamente o valor aumentará. E o mesmo serve para outros tipos de materiais ou acabamentos específicos. Afinal, sua obra será única e exclusiva, não é mesmo?

Um ponto interessante é definir tudo isso ainda na fase de projeto junto do seu arquiteto ou engenheiro. A definição de materiais poderá impactar de forma muito direta no preço do m2 da sua casa. E fazer um acompanhamento de perto desta questão é mais do que importante.

 

preço da construção por m2 em 2020

Alguns itens podem variar muito o preço

Conforme mencionamos anteriormente, cada item que você optar por colocar na sua casa, irá ter um preço diferente. Há quem acredite que mesmo depois de projetado e orçado, o valor final de uma obra pode não corresponder com o que foi estipulado inicialmente. Afinal, situações que nem sempre estão no nosso controle podem acontecer.

Um bom exemplo disso, é o ambiente que você vai construir. Por exemplo, a construção de uma casa no litoral requer produtos diferenciados e exclusivos para obras nestas regiões. Já uma casa em meio a uma grande metrópole poderá necessitar de licenças e alvarás que uma casa em uma cidade pequena não precisaria. E tudo isso deve ser somado ao preço da construção por m2 para 2020.

Se você quer aprender como poderá economizar nos materiais de construção e na sua obra de forma geral, continue lendo.

Como economizar na construção da sua casa

Agora, para economizar na obra, o que você precisa fazer? Bom, não há muita saída. Quando vamos construir, nem sempre o poder está completamente em nossas mãos. Pois como não temos conhecimento de determinados assuntos, muitas vezes, vamos só aceitar o que o engenheiro ou o pedreiro disserem. E isto poderá impactar no orçamento que elaboramos inicialmente.

No entanto, o principal ponto é entender que você precisa pesquisar muito. Faça orçamentos em mais de uma construtora para ter uma média entre elas. Não necessariamente a mais barata deverá ser a escolhida, pois o barato muitas vezes pode sair mais caro.

 

trator trabalhando na obra

 

Além disso, orçar materiais de construção em locais diferentes também é importante. Muitas vezes determinado item pode ser mais barato em determinada loja, simplesmente pelo fato de a loja ficar mais perto do estoque da distribuidora. E você poderá aproveitar estas margens para baratear o custo final.

Quando estamos construindo, muitas vezes estamos realizando um sonho. E o sonho nos deixa levar por caminhos que muitas vezes não deveríamos ir. Por exemplo, gastar mais do que podemos. Por isso, mantenha os pés no chão entre o que você sonha, o que você pode e o que você quer fazer. O ideal, é ter uma média de tudo isso para que tudo continue dentro do seu controle de gastos.

Agora é hora de colocar a mão na massa e tirar sua planta de casa do papel. Boa sorte!

5 Comments

  1. Avatar JOE MONZER
  2. Avatar pedro de paula neto
  3. Avatar Guilherme
  4. Avatar Leonildo

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.