Preço da Construção por M2 para 2020

O preço da construção por m2 para 2020 já pode ser calculado. Afinal, com base em diversos estudos e critérios adotados por sindicatos e associações, você poderá fazer um planejamento e uma prévia orçamentária da sua obra. Nós sabemos que construir uma casa nem sempre é tarefa fácil.

Principalmente pelo quesito custo de mão de obra, que pode levar o preço para outro patamar. Por isso, acompanhe o artigo, veja quanto você vai gastar e saiba como economizar.

 

preço da construção por m2 em 2020

Preço da construção por M2 para 2020

Para que você consiga ter uma média do preço da construção por m2 para 2020, alguns critérios precisam necessariamente ser levados em consideração. Afinal, estes são dados que podem variar muito a depender de como e quando você vai construir.

No entanto, nós vamos te ajudar a nortear estes dados para que você consiga ter no mínimo uma ideia básica destes valores. Veja abaixo.

Os valores com base nos sindicatos e associações

Quando pensamos em preço da construção por m2 para 2020, automaticamente pensamos e tentamos entender os critérios para que um valor médio seja calculado. Nem sempre este valor pode corresponder ao que da fato será na prática, por uma série de motivos que você vai entender logo mais.

Neste caso, existem dois indicadores que você poderá utilizar como base de informação. Trata-se do CUB, que é o Custo Unitário Básico, e o SINAPI, que é o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Ambos trabalham com o objetivo de guiar e estudar os valores que estão sendo praticados de forma individual, em cada estado brasileiro e, de forma global, compreendendo o país de forma geral.

 

preço da construção por m2 em 2020

 

A média do CUB para São Paulo, por exemplo, é determinada através de uma série de critérios individuais. Por exemplo, os preços para uma casa popular média serão completamente diferentes de um galpão industrial. E neste caso, você precisará saber exatamente em qual categoria a sua obra se encaixa para que, desta forma, você possa esclarecer o valor médio.

A nível de exemplo, no estado de São Paulo o valor médio da construção para uma casa popular de padrão médio, é de R$ 1.637,72.

Já pelo SINAPI, os dados são computados de uma forma um pouco mais generalizada. Também é possível identificar o valor para cada estado, além de existir um cálculo para a média de preços no Brasil, que fica em torno de R$ 1.195,88.

Estes valores devem ser considerados apenas a nível de informação, e não como fundamento único para a elaboração de orçamentos. Afinal, conforme mencionamos anteriormente, cada obra poderá ter um valor. Por isso, continue lendo para entender melhor.

Tudo vai depender do que você pretende fazer

O preço da construção por m2 para 2020 em qualquer lugar do Brasil, vai depender de uma série de critérios. Estes dois valores que mencionamos anteriormente, servem apenas de base para ter uma média do que se cobra em São Paulo e no Brasil, através de dois indicadores diferentes.

Desta forma, é de suma importância que você determine previamente o que você vai fazer e construir. Esta é a única forma de saber com cem por cento de certeza o valor final da obra. Afinal, tudo dependerá dos preços da sua região e dos materiais utilizados.

Por exemplo, se você optar por construir uma casa e revesti-la com porcelanato fosco ao invés de um piso convencional, certamente o valor aumentará. E o mesmo serve para outros tipos de materiais ou acabamentos específicos. Afinal, sua obra será única e exclusiva, não é mesmo?

Um ponto interessante é definir tudo isso ainda na fase de projeto junto do seu arquiteto ou engenheiro. A definição de materiais poderá impactar de forma muito direta no preço do m2 da sua casa. E fazer um acompanhamento de perto desta questão é mais do que importante.

 

preço da construção por m2 em 2020

Alguns itens podem variar muito o preço

Conforme mencionamos anteriormente, cada item que você optar por colocar na sua casa, irá ter um preço diferente. Há quem acredite que mesmo depois de projetado e orçado, o valor final de uma obra pode não corresponder com o que foi estipulado inicialmente. Afinal, situações que nem sempre estão no nosso controle podem acontecer.

Um bom exemplo disso, é o ambiente que você vai construir. Por exemplo, a construção de uma casa no litoral requer produtos diferenciados e exclusivos para obras nestas regiões. Já uma casa em meio a uma grande metrópole poderá necessitar de licenças e alvarás que uma casa em uma cidade pequena não precisaria. E tudo isso deve ser somado ao preço da construção por m2 para 2020.

Se você quer aprender como poderá economizar nos materiais de construção e na sua obra de forma geral, continue lendo.

Como economizar na construção da sua casa

Agora, para economizar na obra, o que você precisa fazer? Bom, não há muita saída. Quando vamos construir, nem sempre o poder está completamente em nossas mãos. Pois como não temos conhecimento de determinados assuntos, muitas vezes, vamos só aceitar o que o engenheiro ou o pedreiro disserem. E isto poderá impactar no orçamento que elaboramos inicialmente.

No entanto, o principal ponto é entender que você precisa pesquisar muito. Faça orçamentos em mais de uma construtora para ter uma média entre elas. Não necessariamente a mais barata deverá ser a escolhida, pois o barato muitas vezes pode sair mais caro.

 

trator trabalhando na obra

 

Além disso, orçar materiais de construção em locais diferentes também é importante. Muitas vezes determinado item pode ser mais barato em determinada loja, simplesmente pelo fato de a loja ficar mais perto do estoque da distribuidora. E você poderá aproveitar estas margens para baratear o custo final.

Quando estamos construindo, muitas vezes estamos realizando um sonho. E o sonho nos deixa levar por caminhos que muitas vezes não deveríamos ir. Por exemplo, gastar mais do que podemos. Por isso, mantenha os pés no chão entre o que você sonha, o que você pode e o que você quer fazer. O ideal, é ter uma média de tudo isso para que tudo continue dentro do seu controle de gastos.

Agora é hora de colocar a mão na massa e tirar sua planta de casa do papel. Boa sorte!

Leia também:

29 Comentários

  • […] post Preço da Construção por M2 para 2019 apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e […]

  • […] post Preço da Construção por M2 para 2019 apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e […]

    • Boa noite gostaria d obter uma tabela d preços de mao de obra por etapas em m2 fundacao
      Contra piso
      Alvenaria
      Reboco
      Revestimento
      Caixaria (concreto armado)
      Forro
      Telhado
      Pontos d eletrica
      E hidraulica
      Desde ja agradeco

      • Gostaria de construir um prédio de duas lajes
        É possível me informar o valor do metro quadrado da mão de obra
        De tudo ou um preço fixo
        Sem acabamento e com acabamento

      • Poderia me enviar tabela de preços m2 individual preço Alvenaria, Reboco, Cerâmica, porcelanato, Azulejo, Pastilhas, elétrica por ponto, Telhados, Pinturas etc

        • Poderia mim enviar tabela de valores.

    • Eu gostaria de saber o preço do metrô quadrado de obras

      • Eu queria uma planilha de preços pra mim cobrar o correto..

    • quanto custa o m2 de obra construida

  • HI..POR FAVOR QUERIA UMA IDEA SOBRE DE VALOR DE UN MTR 2 PARA CONSTRUIR UMA CASA DE 115M2 EM MORRO SAO SEBASTIAO EM OURO PRETO..MG..OBRIGADO..

  • boa essa ideia

    • Boa noite
      Gostaria de receber uma tabela de preços por metro quadrado de mão de obra
      Dos itens
      Como alvenaria no geral armação
      Concretagem bloco de cimento
      Fico com a colaboração de vocês
      Caso possam me solicitar a tabela

      • Entendo que não dá pra precisar valores. Mas enrolar e não ser específico em nada só faz a gente perder tempo.

  • bom dia! você pode me enviar uma tabela de preço de mão de obras?

    • Boa noite quero está sempre por dentro dessas informações Obrigado

    • Olá…eu posso optar por fazer somente a alvenaria telhados e rebocos…sem acabamento de pisos e etc…

  • […] de planejamento e organização. Ou seja, é muito importante que você faça uma pesquisa de preço, tanto para outros tipos de materiais, quanto para o uso do […]

  • Gostaria de saber q preço por m2 posso cobrar pra montar e congretar uma laje

  • Bom dia
    Gostaria de receber uma tabela detalhada de mão de obra
    E valor detalhado de reboco alvenaria e etc

  • muito Bom

  • Pessoal,
    Somos uma empresa do Ramo de Construção.
    Solicite seu orçamento por e-mail.
    Atuamos dentro e fora do Rio de Janeiro.

    [email protected]

  • Queria saber o valor detalhado de alvenaria, reboco ,contra piso e etc.

  • Bom dia gostaria de saber quanto custa o M² , só mão de obra.
    Para aplicação de concreto em calçada ou passeio?
    E depois mão de obra e material por favor Obrigado!

  • BOA TARDE POR FAVOR GOSTARIA DE SABER QUANTO CUSTA O M2 DE APLICAÇÃO DE CALÇADA EM CONCRETO .
    MÃO DE OBRA E SÓ MATERIAL

  • Bom dia , gostaria de obter uma tabela para serviços de construção : alvenaria, reboco, contra-piso , colocação de cerâmica .
    Desde já obrigado.

  • Eu gostaria de saber quanto custa uma mao de obra de uma casa pra entregar na chave pronta pra morar?

  • Boa tarde.eu queria saber o preço da mão de obra inclui o quê? Exemplo,telhado, gesso,testuda etc…

  • Estou pensando em construir o 3º piso de minha casa. Usarei o mesmo telhado com sua estrutura de ferro já existente.
    Gostaria de obter uma tabela d preços de mao de obra por etapas em m2 fundação
    Contra piso
    Alvenaria
    Reboco
    Revestimento
    Escada externa para 3º piso
    Laje
    Telhado
    Pontos de elétrica
    E hidraulica
    Desde ja agradeco sua atenção

  • Boa tarde
    gostaria de obter uma tabela d preços de mão de obra com fundação, alvenaria e acabamento pra uma casa de 100m2 de 2 andares 3 banheiro.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.