Como fazer viga em balanço? Veja aqui

Como fazer viga em balanço? Esta talvez seja uma das etapas mais “complicadas” de uma obra, principalmente para quem está começando agora. Afinal, uma viga em balanço requer muito estudo e muita responsabilidade na hora de colocar tudo em prática, pois é um desafio da física fazer com que a viga tenha sustentação.

Vamos entender, no texto de hoje, como fazer este tipo de viga na sua obra para que você possa começar a entender. Veja o passo a passo a partir de agora, mesmo que você ainda esteja na fundação da obra.

como fazer viga em balanço

Como fazer viga em balanço?

Para entender como fazer viga em balanço você precisa, antes de mais nada, ter algum tipo de experiência com obras. Não recomendamos que esta seja sua primeira atividade no canteiro de obras, uma vez que não é tão simples de se estruturar uma viga em balanço, mesmo que ela seja muito parecida com as vigas convencionais que são apoiadas sobre pilares ou até mesmo, paredes.

Mas, ao mesmo tempo, não é um “bicho de sete cabeças”. Veja o passo a passo!

Comece fazendo a caixaria destas vigas

Uma viga de balanço nada mais é do que do que uma viga que não possui sustentação inferior por pilares ou paredes. E, por isso, toda a sustentação precisa vir das ferragens para construção. Mas, antes disso, é preciso começar pelas caixarias. Estruture as caixarias de madeira de acordo com o a altura que a viga do seu projeto precisa ter. Depois, prenda estas caixarias de forma que elas possam receber o concreto no último passo.

como fazer viga em balanço

Faça as amarrações da ferragem – Os ferros precisam ter as pontas dobradas

Amarrar os ferros é um passo fundamental. Adquira a ferragem que seu projeto esteja pedindo, faça os cortes e mantenha as pontas dobradas. É fundamental que uma estrutura esteja amarrada na outra, de forma que a viga tenha conexão e não se solte.

Não deixe que a ferragem fique muito próxima da madeira de caixaria

O terceiro passo, é garantir que a ferragem fique distante da caixaria o suficiente para que ela não apareça depois que a concretagem for concluída. Isto parece óbvio, mas acredite: há quem não dê a devida atenção e, na hora de fazer o reboco da parede, o ferro que fica do lado de fora acaba atrapalhando. Além de que é fundamental que o ferro fique centralizado, pois é ele quem garantirá a estrutura da viga.

A ferragem precisa ser negativa – Segurando o peso pra “cima”

É importante que a estrutura da ferragem seja negativa. Ou seja, o peso não pode pender para baixo (embora este seja o movimento natural da viga sem sustentação). Para isso, a ferragem precisa ser suficientemente resistente a ponto de “segurar” o concreto da viga para cima. Coloque mais ferros em cima do que em baixo.

como fazer viga em balanço

Faça a concretagem

E por fim, é hora de fazer a concretagem. Depois que a caixaria estiver pronta, os ferros amarrados e a estrutura negativa pronta, basta colocar a massa dentro da caixaria e aguardar a cura de acordo com o tipo do cimento.

Mantenha a caixaria inferior até 28 dias

É importantíssimo manter a caixaria inferior da viga por até 28 dias na estrutura, ok? Isto faz toda diferença para que a cura e secagem do cimento aconteça sem comprometer a estrutura. De preferência, retire esta estrutura somente no momento em que iniciar o reboco.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.