Como fazer móveis de Alvenaria – 15 modelos para inspirar

Aprender a como fazer móveis de alvenaria pode ser uma ideia muito interessante para quem está buscando por uma maneira mais barata e fácil de mobiliar a sua casa. Afinal, além de você mesmo poder fazer os seus móveis, é possível ainda criar tudo sob medida e de uma maneira muito resistente e duradoura. E para te ajudar nesta empreitada, portanto, elaboramos o nosso guia de hoje. Acompanhe a seguir.

Como fazer móveis de alvenaria?

Na realidade, não existe muito “segredo” quando o assunto é como fazer móveis de alvenaria. Visto que você precisará apenas seguir as regras que seguiria para fazer uma parede de tijolos, por exemplo. Entretanto, vale salientarmos que você poderá escolher não apenas os tijolos, como também poderá optar por blocos de concreto.

Em alguns casos, como em acabamentos de bancadas, apenas o cimento por si só bastará para criar o efeito do móvel. É claro que nestas situação a armação de aço se faz necessária para manter tudo firme e nos conformes. O acabamento, como se fosse reboco de parede, também é importante. Assim você cria uma peça harmoniosa e bonita.

Outra ideia interessante que você pode aderir é simplesmente fazer o acabamento com outros tipos de revestimentos. O gesso liso, por exemplo, é uma ótima pedida. Até mesmo o papel de parede é bem vindo, para dar um charme a mais para o seu móvel. Deixe a sua imaginação fluir!

Veja o nosso exemplo de como fazer sofá de alvenaria:

Benefícios e malefícios dos móveis de alvenaria

Você já pôde compreender, até aqui, que o móvel de alvenaria é super simples de ser feito. Porém, precisamos pensar um pouco além, quando o assunto é inovar a nossa casa, não é mesmo? Pois apenas desta forma é que poderemos tomar decisões que sejam verdadeiramente interessantes. Pensando nisso, elencamos a seguir os pontos positivos e negativos de investir neste tipo de móvel. Vamos, inicialmente, às vantagens:

  • Durabilidade: Como estamos tratando de um material de altíssima qualidade, como a alvenaria, é claro que não podemos deixar de elencar a durabilidade deste tipo de móvel, não é mesmo? Visto que ele será firme, resistente e muito robusto. Pronto para as mais diversas situações de impacto e exposição.
  • Fácil instalação: Você não terá grandes dificuldades para “instalar” o seu móvel, isto é, construí-lo. Se considerarmos que o mesmo será feito de acordo com o seu próprio planejamento, podemos compreender a facilidade na produção.
  • Preço: Como você mesmo poderá construir o seu móvel com facilidade, de quebra você ainda estará economizando com a mão de obra, por exemplo. Além de que os materiais de alvenaria podem, nesta circunstância, possuir um valor mais baixo do que o de madeiras para móveis, por exemplo.
  • Sob medida: Que tal criar um móvel que se encaixe perfeitamente na ideia que você tem em mente? Pois é exatamente isso que este tipo de móvel proporcionará para você! Crie peças que se encaixem no ambiente que você deseja transformar.
  • Estética: Por fim, não podemos deixar de elencar o quão bonito este tipo de peça tende a ser. Afinal, com um acabamento bem feito você poderá criar composições lindas em qualquer ambiente de sua casa.

Quanto as desvantagens, podemos destacar os pontos abaixo:

  • Conforto: É claro que para que haja conforto, você precisa investir em acabamentos com almofadas e outros itens que possam deixar tudo mais convidativo. Pois o móvel de alvenaria, por si só, pode deixar a desejar quanto a isso.
  • Fixação: A fixação do móvel é outro ponto que podemos entender como negativo. Afinal, uma vez que você montar o seu novo item, o mesmo não poderá mais “sair do lugar” e, por conta disso, você pode compreender que este tipo de peça é um tanto quanto ruim para alguns tipos de espaços.

15 modelos de móveis de alvenaria

Agora que você já sabe como fazer móveis de alvenaria e já pôde conhecer todas as vantagens e desvantagens dos mesmos, é hora de vermos lindos modelos para te inspirar. Assim você poderá começar a planejar as mudanças em sua casa para cria um ambiente incrível em qualquer cômodo. Acompanhe.

1- Banheira de alvenaria

Que tal uma banheira de alvenaria para deixar o seu banheiro ainda mais completo e aconchegante? Veja o modelo abaixo e se inspire para criar algo incrível.

2- Prateleiras na cozinha

Para organizar a sua cozinha, você pode investir em lindas prateleiras de alvenaria e sob medida. O resultado é incrível.

3- Cama com criado mudo

Abaixo você pode ver a composição completa de um quarto, com criado mudo e cama de alvenaria. Você poderá complementar todos os cômodos da sua casa e o seu quarto não poderia ficar de fora dessa possibilidade.

4- Beliche

E por falar em cama, que tal investir neste tipo de beliche para deixar o quarto das crianças ainda mais organizado e bonito? Veja como este modelo compõe o espaço de uma maneira inteligente e muito elegante.

5- Pia da cozinha

No exemplo abaixo, podemos ver que ideias para móveis de alvenaria não falta. A opção de uma pia de cozinha também é bem interessante. E você poderá fazê-la com quantas cubas quiser, e do tamanho que necessitar.

6- Mesa da cozinha

E por falar em cozinha do tamanho que você quiser, que tal uma mesa de alvenaria tamanho família? O exemplo abaixo mostra como pode deixar a sua casa com uma decoração industrial linda.

como fazer móveis de alvenaria

7- Estante da sala

Na sala você também poderá criar estantes com divisórias e prateleiras que se enquadrem tanto nas suas necessidades de decoração, como também de organização. Veja que incrível o efeito do modelo a seguir:

como fazer móveis de alvenaria

8- Sofá de alvenaria

O clássico sofá de alvenaria também é bem vindo. Perfeito para quem possui famílias maiores e necessitam de bastante espaço na hora de acomodar todo mundo.

como fazer móveis de alvenaria

9- Sofá confortável

Este outro modelo de sofá também pode entrar em nossa lista. Visto que o próprio acabamento do mesmo pode ser utilizado como suporte para uma luminária, por exemplo.

como fazer móveis de alvenaria

10- Sofá cama

O sofá cama também pode ser feito com este tipo de material. Bastará você calcular o tamanho do mesmo e investir na construção de um modo que não atrapalhe a disposição dos demais móveis na sua sala.

como fazer móveis de alvenaria

11- Pia do banheiro

A alvenaria é muito democrática e versátil, o que faz com que possamos criar qualquer tipo de móvel com a mesma. Por exemplo, o suporte para a pia do banheiro, como na foto abaixo.

como fazer móveis de alvenaria

12- Penteadeira

Para as que adoram passar um tempo na frente do espelho, que tal uma penteadeira super simples e, ao mesmo tempo, super prática e bonita? Veja como o seu quarto poderá ficar ainda mais lindo.

como fazer móveis de alvenaria

13- Bancada da cozinha

A bancada da cozinha é sempre bem vida. Ela divide ambientes, auxilia na organização e pode ser utilizada para o momento de um cafezinho com alguém. Por isso, investir na opção de alvenaria é apostar em facilidade e beleza, como na foto abaixo.

como fazer móveis de alvenaria

14- Armários

Faça prateleiras em tamanhos e divisões diversas e finalize com uma portinha e pronto! Você terá um lindo armário para a sua área de despensa, por exemplo.

como fazer móveis de alvenaria

15- Gavetas

Por fim, você poderá, inclusive, encaixar gavetas em espaços feitos de alvenaria. Para assim, deixar a sua casa completa, com tudo o que você precisa.

como fazer móveis de alvenaria

O que não faltam são possibilidades, não é mesmo? Certamente saber como fazer móveis de alvenaria é muito mais simples do que você imaginava e, por conta disso, será possível criar composições lindas e incríveis. Depois conta pra nós os seus resultados!

Leia também:

2 Comentários

  • Olá, vocês têm indicação de mão de obra especializada em alvenaria em SP? Gostaria de construir a bancada da minha cozinha em alvenaria.
    Muito obrigada, abs!

    • “Vocês, tem alguma indicação, de mão de obra especializada em alvenaria, para Minas Gerais?”.
      “Parabéns, pela dicas, muito interessantes, adorei”.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.