Tipos de Brita: Veja os modelos e como são utilizados

Conhecer os tipos de brita é muito importante para que você acerte na hora de comprar os seus materiais de construção. Afinal, sabemos o quanto este tipo de pedra é utilizado para diversas finalidades durante uma obra e, por isso, conhecer as características de cada uma delas é imprescindível.

Acompanhe este artigo e saiba mais:

Uso de brita nas construções

A brita é um importante material para as mais diversas finalidades de construção civil. Isso porque ela promove consistência, robustez e força nas misturas de concreto. Entretanto, existem diversos modelos disponíveis no mercado, cada qual com sua espessura e eficiência específica.

Por isso, conhecer cada modelo é crucial para que o preparo da sua massa seja verdadeiramente de qualidade e não venha provocar enfraquecimento e rachaduras mais tarde. Não meça esforços na hora de investir na brita adequada para a sua obra.

Conheça todos os tipos de brita

Todos os tipos de brita são produzidos a partir de fragmentos de rochas maiores que são extraídas de pedreiras. As mesmas são extraídas a partir da perfuração ou, até mesmo, da explosão. E assim, antes mesmo de chegar no canteiro de obras, todos os tipos de britas passam por um controle de qualificação industrial.

Um ponto interessante que podemos destacar é que, nos dias atuais, a brita é tão importante para diversas finalidades em uma construção que, inevitavelmente, é praticamente impossível haver o desperdício da mesma.

Todavia, sem mais delongas, vamos agora lhe apresentar todos os tipos de britas para você conhecer e já acrescentar na sua lista de compras:

Pó de brita

Este tipo de brita, como o próprio nome já nos deixa claro, trata-se de um material bem fino. A mesma possui uma malha de 5 mm e costumeiramente é utilizada no calçamento de pisos pré-moldados e paralelos. Um ponto positivo desta brita é que ela promove uma facilidade de molda. Isto é, facilita o trabalho de mistura, por exemplo.

tipos de brita

Brita n° 0

Já este tipo de brita possui uma malha um pouco maior, de 12 milímetros. A mesma também costuma ser chamada de “pedrisco”, por conta de sua aparência. Ela é muito utilizada na produção de vigas e vigotas, além de ser uma ótima opção para a construção de blocos de concreto que serão utilizados na fundação, por exemplo.

Além disso, ela pode ser utilizada em paralelepípedos de concreto moldado e na fabricação de tubos.

tipos de brita

Brita n° 1

Aqui nós já podemos nos deparar com uma malha ainda mais grossa, de 24 milímetros. Trata-se da opção mais utilizada por todas as construtoras, uma vez que a mesma é perfeita para a construção de vigas e lages, além de ser ótima para colunas.

Recomenda-se o uso desta brita para construções de grande porte, como empreendimentos, prédios e etc.

tipos de brita

Brita n° 2

Um pouco mais grossa que a brita n° 1, esta opção apresenta uma consistência de 30 milímetros e, com isso, é muito utilizada quando se há a necessidade de preparar um concreto que seja mais robusto e resistente.

Indicada, portanto, para obras que necessitam de suporte para infraestrutura que seja muito pesada. Perfeita para fundações e pisos de maior espessura.

tipos de brita

Brita n° 3

Este tipo de brita não costuma ser muito utilizada em obras como, por exemplo, construção de casas, prédios, etc. Isso porque a mesma apresenta uma malha de 38 milímetros, tornando-se uma opção muito grossa.

Desse modo, ela costuma ser utilizada para nivelar malhas e em obras de aterramento, visto que a mesma é muito robusta e grossa.

tipos de brita

Brita n° 4 e 5

Por fim, temos ainda duas opções com malhas mais grossas que podem variar de 50 a 76 mm (a número 4) e de 76 a 100 mm (número 5).

Por conta da robustez, estes tipos de britas são utilizadas no reforço de subleito de pistas de tráfego intenso, por exemplo. Além disso, podem ainda ser aplicadas em Estações de Tratamento de Esgoto.

Outros tipos de britas

Além dos tipos que apresentamos acima, podemos ainda destacar outros dois modelos de britas que são utilizados com frequência. Sendo eles:

  • Brita rachão: Trata-se de um tipo de brita que não possui classificação pela ABNT e, dessa forma, é comercializada sem passar pelo processo de qualificação, como as demais. Com isso, a mesma trata-se de uma pedra mais “bruta”, visto que a sua obtenção se dá a partir da primeira britagem na pedreira. Costuma ser utilizada na produção de calçadas, ruas e concretos ciclópicos.
  • Brita Bica Corrida: Esta brita também não apresenta uma classificação oficial e é obtida logo na primeira britagem. Ou seja, ela não passa por um processo de lavagem e tampouco de peneiramento. Costuma ser aplicada em bases e sub-bases de aterros e pavimentos.

Apesar de não haver a classificação oficial, ambas podem ser encontradas com bastante facilidade e você notará certa frequência na utilização de cada uma delas. Caberá a você estudar preços e prós e contras de cada uma delas para, apenas depois disso, decidir qual o melhor modelo para a sua obra.

Adquira a melhor opção para você

Agora você já pôde conhecer todos os tipos de brita e, com isso, poderá comprar os seus materiais de construção corretamente e assim usufruir de um resultado mais resistente e seguro.

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, comente aqui embaixo para que possamos lhe auxiliar. Até a próxima!

 

 

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.