9 Tipos de energia e principais fontes de energia

O que seria de nós se não tivéssemos a energia? As fontes de energias são recursos que a natureza nos oferece e também podem ser artificiais, porém independente de onde vem, a fonte de energia é utilizada pela sociedade para a produção da energia que serve para muitas coisas, como por exemplo, para deslocar os veículos, gerar calor ou então para a produção de eletricidade para diversos meios. Por esse motivo, trouxemos algumas informações sobre 9 Tipos de energia e principais fontes de energia para você ficar por dentro.

Principais Tipos de energia produzidas

Como já dissemos, as fontes de energia são recursos advindos da natureza e também artificialmente. As fontes também se tratam de uma questão ambiental, pois o seu consumo depende da forma como esta está sendo utilizada em diferentes recursos energéticos e se não tomarmos cuidado, graves impactos sobre a natureza podem ser ocasionados. Podemos classificar as fontes de energia conforme a capacidade natural da reposição dos seus recursos, sendo assim elas podem ser chamadas de fontes renováveis e fontes não renováveis.

Como o nome já diz, trata-se de uma energia que se renova naturalmente, porém isso não quer dizer que esse tipo de energia seja inesgotável. Algumas fontes de energia são o  vento e a luz solar, que são consideradas fontes permanentes e temos também a água que pode via a acabar, dependendo da forma como o ser humano faz o seu uso.

Tipos de energia produzidos com fontes renováveis

Energia Eólica: Essa energia vem do vento que já dissemos ser um recurso energético inesgotável. A principal vantagem é a não emissão de poluentes na atmosfera e os baixos impactos ambientais.

fonte de energia eolica

O Brasil é um país que contém algumas empresas de energia que produzem energia através dos ventos, isso porque nosso país tem 2 vezes mais ventos do que a média mundial, além disso, em alguns momentos o vento costuma ser mais forte também em nosso país o que contribui para uma boa produção da energia.

As regiões Nordeste, Sudeste e Sul são as mais beneficiadas pela produção de vento, por isso são as regiões escolhidas para a instalar de empresas de energia eólica.

Energia Solar: É a energia vinda do sol e é comum usarmos esse tipo de energia com aquelas placas de residências, indústrias e empreendimentos.

fonte de energia solar

Indústrias que necessitam de um sistema de temperaturas elevadas como secagem de grãos na área da agricultura, optam por esse sistema para reduzir os custos da produção. As residências são outras construções que tem sido muito utilizadas essa fonte de energia, geralmente o sistema é voltado para o aquecimento de piscinas mas pode ser utilizado em toda a casa também.

Energia Hidrelétrica: Essa energia vem do aproveitamento da água dos rios que movimentam as turbinas de eletricidade.

fonte de energia hidreletrica

No caso da captação de energia através de rios, é feito um estudo antes da construção para poder aproveitar o melhor local da queda de água e também para não impactar tanto no ambiente.

Nesse tipo de obra é feito um desvio do curso da água para poder formar o reservatório que será usado para a produção de energia.

O uso de usinas de energia hidrelétricas é muito usada pelo fato de ser uma fonte abundante no planeta e com pouco impacto no meio ambiente, comparado a outros recursos como carvão, nuclear e outros tipos. Segundo estudo da Aneel, o Brasil tem potencial de 260GW de produção de energia.

Biomassa: É energia vinda da queima de substâncias de origem orgânica. Um exemplo é o etanol que é produzido da cana-de-açúcar.

fonte de eneriga biomassa

Energia das Marés: Aproveita-se a energia da subida e descida das marés. São construídas eclusas e diques que servem para a entrada e a saída da água durante as cheias e as baixas das marés e isso faz com que as turbinas se movimentem.

fonte de energia das mares

Fontes de energia não renováveis

Tipo de energia produzidos com fontes não renováveis:

Energia Nuclear: Também conhecida como energia atômica, esse tipo de energia vem         por intermédio do aquecimento da água que se transforma em vapor e ativa os geradores.

fonte de energia nuclear

Carvão:

O carvão é um combustível fóssil. Sua produção de energia é responsável por 8% da produção mundial. Para preservar o carvão, são feitos estudos ambientas que visam o desenvolvimento da extração de impurezas para aumentar a eficiência do carvão na produção de eneriga.

fonte de eneriga por carvao

Petróleo:

O petróleo é uma energia muito comum nas industrias. Apesar de antigo, a sua exploração só começou a ser usada em XIX e veio a concorrer com o carvão e outros tipos de combustível já usados antigamente. O Brasil, apesar de ter uma vasta reserva de petróleo, ainda predomina a utilização da energia Hidrelétrica e Eólica, que são bem menos poluentes do que o petróleo.

fonte de energia do petroleo

Gás natural:

O Gás natural é uma fonte muito usada no Brasil. Sua captação é dada através do vapor derivado da queima do gás que por sua vez, movimentam as turbinas quem geram a energia.

fonte de eneriga por gas natural

Sua emissão de poluentes também é baixa e por isso, é bem utilizada em nosso país. É comum ver instalações de gás por tubulações subterrâneas nas ruas de nossas cidades.

Esses são os tipos de energia e as fontes de energia. Para quem ainda não sabia sobre o assunto, teve a oportunidade de aprender mais e conhecer os tipos e fontes de energia que nos cercam.

Add Comment