Ralo Linear: O Que é e Quais São as Vantagens

Quando pensamos em todos os detalhes de nossa obra, podemos nos deparar com a opção de incluir o ralo linear em nossa lista de compras. Porém, para incluí-lo, é necessário que saibamos exatamente o que é que estamos comprando. Pois somente assim é que teremos aquele resultado que realmente esperamos para a nossa reforma.

Afinal, não importa se estamos reformando a cozinha, a área de festa, a varanda ou o banheiro. Todos estes ambientes precisam de um bom ralo e, para isso, é necessário que saibamos qual a real vantagem de cada modelo disponibilizado no mercado.

E, por esse motivo, preparamos um guia completo para que você conheça o que é o ralo linear, quais são as diferenças quando comparado com o ralo comum e quais são as vantagens de adquiri-lo para a sua construção. Certamente, a partir dessas informações, você poderá decidir sobre qual a melhor solução e opção para os seus objetivos. Sendo assim, acompanhe o nosso artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre este tema.

 

ralo linear

Saiba como funciona e quais são as vantagens do uso do ralo linear em sua casa ou indústria. (Foto: Pinterest)

 

O que é o ralo linear?

O ralo linear nada mais é do que um ralo com um maior espaço de escoamento. Ou seja, enquanto o ralo comum apresenta apenas um pequeno quadrado de 20cm, o ralo linear pode apresentar diversos tamanhos, de até mesmo 1 metro de largura.

O seu tampo é feito de inox, com uma estrutura que lembra uma grelha. Proporcionando uma maior área de escoamento de água, além de ser mais resistente e proporcionar um melhor acabamento.

O que difere o ralo linear do ralo comum?

Simplesmente o seu mecanismo de escoamento. O ralo comum requer muitos cálculos a fim de garantir um bom escoamento de água. E mesmo com toda essa preparação, muitas vezes o escoamento não ocorre da maneira que esperávamos. Com isso, a limpeza dos ambientes passa a ser mais demorada e menos satisfatória.

Enquanto isso, o ralo linear apresenta uma parte ampla de escoamento, fazendo com que até mesmo os cálculos para a sua instalação sejam menos complexos, uma vez que a sua área de escoamento é muito maior e facilita este processo.

Quais são as vantagens de utilizar o ralo linear?

Agora que você já sabe de fato o que é ralo linear, vamos lhe apresentar a seguir todas as vantagens de incluir este material em sua obra ou reforma. Veja a seguir porque o ralo linear é considerado a melhor opção de escoamento de água:

 

As vantagens do uso do ralo linear são inúmeras. (Foto: Pinterest)

 

Estética

É claro que a estética deve ser considerada, até mesmo nestes itens mais específicos e com objetivos tão particulares. Desse modo, optar pelo ralo linear certamente irá proporcionar um acabamento mais clean para o ambiente da sua casa ou da sua indústria, deixando-o ainda mais bonito e “leve”.

Enquanto que, o ralo comum, pode deixar a aparência do local até mesmo um pouco desleixada, pois as peças tendem a entortar, amarelar, quebrar, etc. E o acúmulo de sujeira é muito maior e mais aparente.

Proporciona maior segurança

E por falar em entortar, o ralo linear apresenta maior segurança para você, sua família ou sua equipe de cozinha por este motivo: ele não entorta e muito menos quebra. Afinal, nada mais desconfortável do que pisar em um ralo quebrado e, quem sabe, machucar seriamente ao quebrá-lo ainda mais.

Além disso, o ralo quebrado pode ser a porta de entrada para pequenos insetos, colocando em risco até mesmo a saúde da sua casa e de sua família. Por essa razão o ralo linear torna-se uma opção segura para qualquer finalidade.

Melhor escoamento de água

Este é um fator óbvio que precisa ser mencionado por nós. O ralo linear, obviamente, proporciona um maior e mais rápido escoamento de água. Com isso, quando chegar o dia da faxina, não haverá grandes dificuldades em retirar a água utilizada para a limpeza do ambiente.

Desse modo, o tempo e a mão de obra para tal trabalho é menor e, se você contrata terceiros para este processo, você poderá inclusive economizar no pagamento deste serviço. Sendo assim, ele escoe mais rápido e auxilia no término mais acelerado e eficaz do processo de limpeza do ambiente.

Instalação mais rápida

Enquanto que, no caso do ralo comum, o assentador precisará calcular 4 ângulos de escoamento de água, com o ralo linear o mesmo terá que calcular apenas dois ângulos. Logo, o processo é muito mais fácil, a instalação é mais rápida e, mais uma vez, você poderá estar economizando no pagamento da mão de obra do assentador.

Praticidade na hora de limpar

Outro fator muito importante que precisamos considerar quando vamos utilizar qualquer material em nossa obra e reforma, é a praticidade. Afinal, não adianta pensarmos apenas na economia momentânea, bem como apenas na facilidade de aplicação. Mas, e depois? E todo o processo de limpeza e manutenção que você deverá fazer após a sua reforma estar pronta? Pois é! Este fator é comumente negligenciado, o que pode ser um erro.

Desse modo, trazemos uma boa notícia para você: o ralo linear proporciona sim uma maior praticidade na hora de higienizar. Afinal, como a grelha é maior e o ralo em si é maior, você terá mais facilidade para remover possíveis acúmulos que possam se alojar no seu ralo. Além de ser muito mais rápido limpar algo maior do que ter toda a minuciosidade de limpar um ralo muito pequeno com muitos cantinhos.

 

Aproveite os benefícios do uso do ralo linear em sua casa! (Foto: Pinterest).

 

Maior resistência

Por fim, um fator muito importante: a resistência. No caso do ralo comum, normalmente teremos que trocá-lo com um período de uso menor do que o do ralo linear. Afinal, como já mencionamos, o comum costuma entortar e quebrar com muito mais facilidade, enquanto o linear é muito mais forte, resistente e apresenta alta durabilidade.

Dessa forma, mais uma vez podemos pensar na economia que você irá ter com o uso deste ralo, já que não precisará se preocupar com a troca constantemente, como poderia acontecer com o ralo comum.

Invista nesta possibilidade

Agora que você já sabe o que é e já conheceu todas as vantagens do uso do ralo linear, é hora de investir nessa possibilidade e usufruir de todos os benefícios deste produto. Lembre-se, investir em um produto muito barato agora, poderá fazer com que você gaste mais no futuro (mão de obra, limpeza, demora na instalação, trocas mais constantes). Portanto, coloque na balança as suas opções e boa obra!

Add Comment