Calhas e Rufos: O Que São e Qual a Importância

Você sabe qual é a diferença entre calhas e rufos? E ainda, sabe qual é a real importância de cada uma delas em sua construção? Se sua resposta for não, fique tranquilo! Pois preparamos um guia para você aprender hoje mesmo sobre estas duas possibilidades, e escolher da forma correta na hora de comprar a sua opção.

Afinal, existem tantos pontos que precisam ser pensados em uma construção que, inevitavelmente, acabamos nos “perdendo” entre as compras que precisamos fazer. E, por esse motivo, é muito importante que possamos conhecer a fundo cada material que irá complementar a nossa obra.

Dessa forma, acompanhe o nosso artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas acerca do uso e da importância das calhas e rufos. Veja:

 

(Foto: Pinterest)

 

O que são calhas?

As calhas nada mais são do que um tipo de canal, feito a partir de aço galvanizado (em sua maioria). A sua função consiste em captar as águas pluviais que possam correr nas coberturas das construções.

Podemos encontrar diversos tipos de calhas no mercado, cada qual com as suas funcionalidades específicas. Dessa forma, é imprescindível que você se atente a finalidade da aquisição do produto, evitando “surpresas” futuras.

Para escolher a ideal, é preciso que você considere o tipo de telha, o comprimento da calha, a queda da água e muitos outros fatores que envolvem esta parte da construção. Um exemplo é a calha de PVC: a mesma não é capaz de suportar grandes volumes de água e, por esse motivo, deve ser adquirida apenas para construções com menos escoamento e nível moderado de chuva.

As calhas feitas de alumínio, no entanto, apresentam maior sustentação e resistência, sendo perfeita para construções em regiões com fortes chuvas, por exemplo.

O que são rufos?

Os rufos, por sua vez, são peças fixadas e moldadas em locais especificados, a fim de evitar que a água da chuva infiltre na construção, evitando, dessa forma, problemas futuros.

Encontramos dois tipos de rufos, o de enconsto (que é aplicado entre o encontro do telhado com a alvenaria); e o de capa (aplicado na junção entre as águas no telhado). Por exemplo, no topo do muro: este é o lugar ideal para você aplicar o rufo de capa.

 

 

Qual a importância de utilizar calhas e rufos?

É muito importante se atentar as vantagens do uso de calhas em rufos na sua construção, garantindo benefícios no acabamento. Para isso, atente-se aos pontos que destacamos a seguir:

  • Calhas: Apesar de não serem de uso obrigatório em todo tipo de telhado, a mesma é importante simplesmente por proteger a pintura da parede; Evita respingos em calçadas, varandas e/ou garagens; evita erosão da terra; etc. Em suma, a calha serve como um “protetor”, em volta da casa, mantendo a beleza sempre em dia.
  • Rufos: Como mencionamos, os rufos são importantes para evitar infiltrações que, com o passar do dia, podem se tornar verdadeiros “problemões” em sua construção. Desse modo, ele não protegerá apenas esteticamente, mas também, manterá a estrutura intacta, livre de águas que podem atrapalhar a sua resistência.

Agora que você já sabe a diferença entre calhas e rufos, é hora de ir às compras e escolher a melhor opção para a sua construção!

Add Comment