Como pintar azulejo antigo? Passo a passo

Para aprender como pintar azulejo antigo você não vai precisar de muitas coisas. Na verdade, é muito simples, embora um pouco trabalhoso. No entanto, é possível que você mesmo faça na sua casa, sem que haja necessidade de contratar mão de obra para isso.

Então, acompanhe o artigo e aprenda o passo a passo para realizar este serviço que, dependendo do lugar que você vai pintar, não vai precisar de mais de duas ou três demãos.

Vamos lá?

Como pintar azulejo antigo – Passo a passo

como pintar azulejo antigo

Para aprender como pintar azulejo antigo, você vai precisar seguir apenas quatro simples passos, que são estes:

  1. Limpar;
  2. Rejuntar;
  3. Limitar a pintura;
  4. Pintar;

Parece simples? Bom, na verdade, é mesmo. No entanto, pode dar algum trabalho para alguns tipos de azulejos antigos. Principalmente aqueles mais coloridos ou cheios de detalhes e estampas, como o azulejo português. Neste caso, é muito provável que você vai precisar passar mais de duas ou três demãos – muitas vezes, até cinco!

Portanto, acompanhe os passos abaixo e aprenda como fazer ainda hoje.

Faça uma boa limpeza no azulejo antigo e tire bem o pó

como pintar azulejo antigo

O primeiro passo para começar a pintar os azulejos antigos da sua casa, é limpá-los bem. Ou seja, você vai precisar tirar bem o pó, de modo que a tinta não descasque depois ou, até mesmo, sequer fixe no azulejo.

Para fazer isso, você pode pode usar uma esponja com água e sabão. Inclusive, pode usar uma lixa para tirar as imperfeições do azulejo, como possíveis rachaduras que criam algum tipo de relevo.

Se você lixar, prepare-se para lidar com o pó – pois vai dar bastante. Afinal, o material da cerâmica proporciona este tipo de situação. Então, depois que terminar, limpe bem a cerâmica para que não fique nenhum pó na superfície, ok?

Passe rejunte onde há necessidade

Depois que o azulejo já está bem limpinho, é hora de começar a reparar as imperfeições. Pode ser que o azulejo na sua casa esteja com alguma rachadura ou até mesmo esteja com o rejunte bem fundo (quase sem). Para deixar uma estética ainda mais bonita, você pode consertar tudo isso facilmente, antes mesmo de começar a pintar.

Nós já ensinamos como fazer rejunte em cerâmica. Caso você não saiba fazer, basta ler este artigo aqui: Como Aplicar Rejunte? Passo a Passo.

Dica: se o seu azulejo está quebrado ou com alguma rachadura, você pode fazer o rejunte, inclusive, em cima do próprio azulejo, de modo a consertá-lo e deixá-lo preenchido. Neste caso, você precisará fazer um acabamento bem reto, para que a tinta não deixe marcas de que o piso foi rejuntado por estar quebrado.

Use fita crepe para demarcar áreas que não quer pintar

como pintar azulejo antigo

Agora que o rejunte já foi feito e o piso está bem limpo, é hora de pintar? Não, ainda não. Antes mesmo de abrir a lata de tinta, você deve delimitar a área da parede em que está o azulejo, de modo que a tinta não passe para outra parede ou objeto que esteja no local.

É claro que isto aqui só vai fazer sentido se o seu azulejo está em um local que precisa de delimitação. Caso ele esteja em uma parede única, sem nada ao redor, você não precisa usar fita crepe para fazer as marcações.

Comece a pintura com tinta Epóxi a base da água

E por fim, é hora de começar a fazer a pintura. Este é o passo mais esperado de todos, visto que este é o objetivo do seu trabalho. Só que antes mesmo de pegar o pincel ou o rolo de pintura, você precisa seguir toda as dicas anteriores. Caso contrário, a tinta não vai grudar, ok? Pintar azulejo não é o mesmo que pintar uma parede comum com reboco.

Desta forma, opte por comprar tinta Epóxi a base da água. Esta é uma tinta muito mais resistente e que possui uma pega bem fortalecida, de modo que o azulejo não descasque com o passar do tempo. Se você usar outra tinta sem ser Epóxi a base da água, a sua pintura não vai ficar tão boa, e você vai ter que repintar em pouco tempo, ok?

Para pintar a parede com azulejos antigos, basta usar um rolo ou mesmo um pincel, dependendo do tamanho da área. Além disso, dependendo do estilo do azulejo antigo, você vai ter que fazer várias demãos. Em alguns casos, até cinco demãos, até que a tinta consiga preencher tudo que está em baixo.

Mãos a obra!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.