Sistema de Aquecimento Residencial – Qual o Melhor?

Escolher o melhor sistema de aquecimento residencial é muito importante para garantir a funcionalidade e o conforto em nossa casa. Desse modo, conhecer todos os benefícios e pontos importantes acerca de cada um dos produtos que adquirimos no mercado, é imprescindível para que o resultado seja sempre o que esperamos.

Porém, é importante ressaltarmos que quando falamos de sistema de aquecimento residencial, precisamos ter em mente que não existe, de fato, um “melhor”. Mas sim, cada qual com suas características diferentes. O “melhor” ficará ao seu critério, de acordo com os seus objetivos.

Visto este importante ponto, vamos ao nosso artigo de hoje para conhecer um pouco mais sobre cada sistema e, com isso, fazer a melhor escolha possível. Acompanhe a seguir:

 

sistema de aquecimento residencial

 

Qual o melhor sistema de aquecimento residencial?

Abaixo vamos lhe explicar detalhadamente sobre cada uma das opções de sistemas de aquecimento residencial. A partir disso, você poderá escolher a melhor opção para a sua casa. Veja a seguir:

Sistema de aquecimento residencial a gás

O sistema de aquecimento a gás pode ser feito a partir dos pequenos botijões que conhecemos, bem como a partir da tubulação que vem diretamente da rua. Existem duas formas de aquecer a sua água com o uso do gás, que são:

  • Sistema de aquecimento a gás por passagem: Neste caso, as chamas são acesas no momento em que você abre a torneira. Estas chamas são responsáveis por aquecer a tubulação e, com isso, a água demora um pouco mais para esquentar. E, além disso, este sistema pode ser menos eficaz, quando se precisa de uma opção que possa aquecer diversos pontos de consumo simultaneamente.
  • Sistema de aquecimento a gás por acumulação: Neste caso, a água é aquecida dentro de um grande cilindro. Ou seja, ela já está previamente aquecida, o que faz com que você não precise “esperar esquentar”. Além disso, essa opção é perfeita para proporcionar o aquecimento esperado em diversos pontos de consumo pela residência.

Outro ponto que deve ser ressaltado sobre o sistema de aquecimento a gás, é que o mesmo pode ser muito mais econômico, ao pensarmos em investimento de longo prazo. Porém, a sua instalação pode requerer um valor mais elevado, além de você precisar de pontos específicos e pré-preparados para a instalação. Com chaminé, por exemplo.

Sistema de aquecimento residencial solar

Certamente você já deve ter ouvido falar neste tipo de aquecimento residencial. Afinal, a energia solar vem se tornando cada vez uma tendência maior em nossa sociedade. Sendo uma alternativa ecologicamente correta que traz benefícios em longo prazo, principalmente com questões relacionadas a preservação do ambiente e a diminuição expressiva nas contas de luz, por exemplo.

No entanto, a sua instalação pode ser um pouco mais “salgada”, do que a opção com gás, por exemplo. Ela conta com placas específicas para captação da luz solar que, posteriormente, é transformada em energia para aquecer a nossa casa. A energia solar irá aquecer a água que está armazenada dentro de grandes cilindros de acumulação. Funcionando, esta segunda parte, como no caso do gás.

Desse modo, este sistema é ótimo para manter fontes de consumo simultaneamente aquecidos, trazendo mais conforto, praticidade e resultados para a sua casa. Além, como já mencionamos, proporcionar uma economia muito impactante em sua conta mensal de energia.

 

 

Sistema de aquecimento residencial elétrico

O sistema de aquecimento elétrico é, sem dúvida, o mais conhecido nas casas brasileiras. Sendo que temos as duas opções disponíveis: aquecimento por acumulação e por passagem. Um exemplo do aquecimento de passagem, que podemos utilizar como ilustração, é o nosso tão conhecido chuveiro. Nele a água entra fria e é aquecida pela resistência. Porém, obviamente, o aquecimento ocorrerá apenas no chuveiro, e não há a possibilidade de haver em outros pontos de consumo na casa.

A não ser, obviamente, que você adquira outros materiais que apresentem exatamente esta finalidade. Como por exemplo, as tão conhecidas torneiras elétricas. Que funcionam exatamente do mesmo modo que o nosso chuveiro.

Contudo, como mencionamos, existe ainda a opção de aquecimento por acumulação, onde a água é aquecida constantemente, em grandes cilindros de acumulação. Ou seja, isso quer dizer que você terá a sua energia elétrica trabalhando o tempo todo, a fim de garantir o abastecimento de diversas fontes de consumo com água quente.

O resultado? Uma conta de energia extremamente alta. Pois apesar da instalação dos cilindros e de toda a estrutura elétrica ser mais barata, rápida e fácil, o consumo deste produto poderá acarretar em um aumento muito significativo na sua conta no fim do mês. Fazendo com que você tenha que colocar muitos pontos na balança, na hora de adquirir.

Mas, afinal, qual a melhor opção?

Bem, como já havíamos dito anteriormente, não há como enaltecer um único sistema como o “melhor de todos”. Mas sim, cada qual apresenta as suas particularidades e precisa ser visto exatamente dessa forma.

Portanto, a única dica que podemos trazer para você é quanto ao investimento que você pensa em fazer no método de curto e longo prazo. Ou seja, quanto você pode investir hoje, na aquisição do sistema de aquecimento? Ou então, quanto você pensa investir no modo de longo prazo?

Pois sabemos que, o sistema solar é o mais caro para ser instalado. Porém, o mais econômico no quesito longo prazo. Já o sistema a gás pode ser um pouco mais barato que o solar, mas um pouco mais caro que o elétrico. E ainda: você terá que pagar pelo consumo do gás para sempre…

 

 

Já o elétrico é o que mais “enche” os olhos de quem pensa muito no hoje: sua instalação é muito mais rápida e fácil, requerendo menos apetrechos para ocorrer efetivamente. Porém, o gasto que o mesmo proporciona é exorbitante, e tudo dependerá da sua disposição em pagar mais caro por um sistema e economizar para sempre, ou pagar barato e gastar muito para sempre.

Sendo assim, agora que você já conheceu as três opções, é hora de colocar tudo na ponta do lápis para encontrar a melhor opção de acordo com as suas necessidades. Depois é só nos contar nos comentários qual foi a sua decisão!

Add Comment