Como Aplicar Rejunte? Passo a Passo

O rejunte é um dos acabamentos mais importantes de um ambiente com piso cerâmico. Porém, você sabe como aplicar rejunte? Embora seja um processo simples e que demande poucas ferramentas, é importante se atentar para alguns quesitos antes, durante e depois do processo. Acompanhe o nosso passo a passo para tirar todas as dúvidas e começar hoje mesmo.

Como aplicar rejunte?

Antes mesmo de iniciar o processo, você precisa tomar ciência do projeto como um todo. A primeira coisa a se fazer, é pensar na cor do rejunte. Afinal, este é um acabamento fino que deve ser feito da forma correta. Caso contrário, o que é feito para ficar bonito, pode ficar estranho no ambiente.

No entanto, para a escolha da cor podemos adotar dois critérios básicos. Leve em consideração sempre a cor do piso e do ambiente. Todavia, você poderá optar por um rejunte mais claro ou mais escuro. Esta é uma particularidade que só você poderá responder. Em um piso mais claro, um rejunte escuro vai chamar atenção. Já um rejunte da mesma cor do piso, vai causar uma impressão de linearidade e leveza.

 

como aplicar rejunte

Foto: rawpixel.com / Freepik

 

Depois de escolher a cor, basta ir a uma loja de materiais de construção da sua confiança ou que fique perto da sua casa. Peça ajuda ao vendedor para decidir quantos pacotes levar. Pois a quantidade de rendimento vai depender de marca para marca. Informe ao vendedor a quantidade de metros quadrados que você deseja aplicar rejunte e ele prontamente vai oferecer a quantidade certa de produtos.

Para tirar a medida dos metros quadrados que você precisará, basta multiplicar os dois lados da área. Por exemplo, se for uma parede com 2 metros de altura por 1 metro e 45 centímetros de largura, você precisará de 2,9 metros quadrados de rejunte.

Escolhi a cor, e agora?

Agora que você já tirou as medidas e já sabe a cor de rejunte que mais vai combinar com o ambiente, é hora de preparar outras ferramentas. Além do rejunte em si, você vai precisar das seguintes ferramentas:

  1. Recipiente para preparar a massa;
  2. Espátula para usar no processo;
  3. Esponja ou pano umedecido;
  4. Luvas;

Recomendamos sempre usar luvas para este tipo de trabalho, uma vez que produtos desta natureza podem causar irritações ou alergias na pele. Afinal, você deve aprender como aplicar rejunte da maneira correta e mais segura, pois não queremos que você se machuque ou se prejudique. E as luvas serão extremamente importantes, pois você terá que, durante o processo, usar os próprios dedos para dar o acabamento necessário. Sendo assim, uma luva simples e lisa será a melhor opção.

Cuidado com rejunte branco

Por que você deve tomar cuidado com rejunte branco? Por um simples motivo: Sujeira. Rejunte branco é muito acumulador de sujeiras e manchas. A não ser que o piso seja branco e você tenha uma motivação estética para usar rejunte branco, evite de usá-lo. Principalmente em regiões que podem acumular sujeira. Como por exemplo, áreas externas.

 

como aplicar rejunte

 

No entanto, caso você opte por usar rejunte branco, ainda assim há alternativas caso ele suje ou desgaste. Aqui, ensinamos como mudar a cor do rejunte de forma simples e prática. Este é um método muito comum para recuperar um ambiente em que o rejunte já não está mais no seu melhor estado.

1- Preparando a massa

Não tem muito mistério. Porém, entenda que aplicar rejunte pode levar muito tempo, sendo necessário separar um período em que você não tenha que fazer com pressa. Pois você precisará aplicar entre todos os pisos e depois ainda limpar. Embora seja um trabalho demorado, é simples.

Para iniciar o processo de colocação do rejunte, você precisará preparar a massa. Pegue a massa que você comprou na loja de materiais de construção e coloque no recipiente que você preparou para o trabalho. Misture um pouco de água e vá mexendo. Você vai ver que uma consistência vai sendo criada. A partir do momento que estiver suficientemente maleável, já está no ponto para usar.

A cor do rejunte começará a ficar em evidência na mistura que você fizer. Comece sempre com pouco para não sobrar, caso você tenha que dar uma pausa. Assim você poderá ir controlando as quantidades e deixar sempre no ponto correto para uso.

2- É hora de aplicar

A partir deste momento, você poderá ir aplicando o rejunte com a espátula. Vá colocando em todas as fendas de forma linear. Se sujar as laterais do piso, não tem problema. Pois este é um material específico para estes trabalhos. Ou seja, é fácil de limpar. No entanto, evite desperdícios. Pois pode parecer pouco, mas acumulando massa do lado de fora você verá que com o tempo pode virar muito.

Sendo assim, faça piso por piso e depois basta passar o dedo sob o rejunte para dar o acabamento final. Este acabamento deverá ficar de forma arredondada. Isso causará um visual interessante. Mas tome cuidado. Por mais que a massa seja maleável, evite de fazer ambientes muito grandes de uma só vez. Faça de pouco em pouco para e já vá limpando e passando o dedo para alinhar. Isso evitará a secagem inesperada.

Após a aplicação do rejunte e o acabamento com o dedo, basta passar uma espuma ou um pano umedecido para limpar as regiões desnecessárias em cima do piso. Faça isso enquanto a massa ainda não estiver completamente seca. Mas, tome cuidado para não remover ou danificar o rejunte que já está pronto nas fendas dos pisos.

 

como aplicar rejunte

Lembre-se de limpar o piso imediatamente após a aplicação do rejunte, para evitar que a sujeira seque e seja mais difícil de ser removida.

 

Aproveite o novo ambiente

Finalizar um ambiente novo na nossa casa é sempre uma sensação boa. Pois cria-se uma sensação de novidade, o que é muito agradável para gente, não é mesmo?

O importante é você entender que qualquer um pode praticar esse serviço. Além de que você poderá muitas vezes trabalhar sentado, diferente de outros serviços em obras. Mas, como falamos, embora seja simples, pode ser demorado. Portanto, esteja disposto e mãos à obra.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.