Coberturas de Vidro: Como escolher a melhor opção?

As coberturas de vidro viraram tendência mundial e estão presentes em muitas construções hoje em dia. Você pode vê-las em casas e até mesmo edifícios! No entanto, você sabe como escolher a melhor? Se o seu objetivo é utilizar essa ótima forma de decoração e proteção, não perca o nosso texto de hoje. Você vai entender tudo sobre o assunto. Acompanhe.

Coberturas de vidro: como escolher a melhor opção?

Existem uma série de elementos que podem deixar a decoração e a personalização da sua casa muito mais bonita e elegante. E as coberturas de vidro entram nessa gama. Também conhecido como telhado de vidro, as coberturas estão cada vez mais ganhando espaço. Além de poupar dinheiro em alguns casos, é muito mais bonito.

 

coberturas de vidro

 

No entanto, alguns critérios também precisam ser levados em consideração para que você possa comprar o melhor modelo. E nem sempre o melhor modelo é o mais bonito! Por isso, muita atenção é preciso. Além disso, você deve procurar profissionais e empresas especializadas no assunto para que um material de qualidade seja fornecido para você.

Para te ajudar, separamos alguns tipos de coberturas de vidro e um detalhe importante que precisa ser compreendido. Acompanhe!

A norma NBR 7.199

O primeiro passo para que o seu projeto de vidro seja concretizado, é saber que tipo de material você deve comprar. Seja um muro de vidro ou qualquer outro tipo de construção utilizando este material, é sempre importante certificar-se de que o produto é de qualidade de registrado dentro das normas técnicas que garantem isso.

Entretanto, nem sempre é fácil ter conhecimento acerca de alguns assuntos burocráticos. E por isso, atentar-se para isso é muito importante. Afinal, estamos falando de uma estrutura que ficará sobre a cabeça das pessoas. Quanto mais seguro e mais bem feito for, melhor. Principalmente se for um estabelecimento comercial.

Assim sendo, sempre verifique se o vidro que você está adquirindo para fazer a sua cobertura se enquadra na norma NBR 7.199. Esta norma garante qualidade e segurança para as peças de vidro. Afinal, tudo precisa ter o máximo de proteção contra ventos, chuvas e qualquer outro fenômeno da natureza.

 

coberturas de vidro

Qual a opção indicada pelos vidraceiros?

Para entender qual a melhor opção de coberturas de vidro, já sabemos que as placas precisam estar enquadradas na norma NBR 7.199. Isto garantirá qualidade e segurança ao projeto. Após isso, vamos para um próximo passo que é entender como o projeto será construído e onde ele será desenvolvido.

Assim sendo, é de suma importância que você tenha em mente qual o objetivo desta cobertura de vidro. Para, desta forma, encontrar os melhores arquitetos para o projeto. Por exemplo, um bom vidro poderá proporcionar uma iluminação natural incrível. Ao mesmo tempo, o objetivo pode ser apenas a elegância, necessitando assim de um vidro laminado e mais escuro.

Ou seja, as opções e combinações podem ser inúmeras. Para te ajudar, separamos três situações comuns que talvez possam fazer sentido para a sua obra. Acompanhe e entenda.

 

coberturas de vidro

O vidro laminado

A começar, vamos falar do vidro laminado. Esta é a opção mais básica, comum e recomendada pela maioria dos vidraceiros. Este tipo de vidro é desenhado especialmente para este tipo de obra, uma vez que ele se enquadra perfeitamente na norma NBR 7.199. Ou seja, ele contém todas as indicações e instruções de segurança e durabilidade necessárias para boas coberturas de vidro.

Mas tome cuidado. Pois o simples fato do vidro ser laminado não necessariamente assegura que ele é o ideal para o seu projeto. É preciso conversar com um profissional para que ele consiga recomendar a melhor opção. Afinal, tudo dependerá de uma série de fatores técnicos e matemáticos.

Por exemplo, uma cobertura arredondada no litoral pode necessitar de um tipo de vidro totalmente diferente do que uma cobertura reta em uma cidade metrópole necessitaria. Ou seja, cada caso é um caso e merece ser observado de perto!

 

coberturas de vidro

O vidro aramado

Um projeto de cobertura de vidro requer estudos técnicos. Principalmente se o projeto for ousado e diferenciado. E nisto, o vidro aramado torna-se uma excelente opção. Ele é ideal para estruturas que necessitem de um design mais robusto e moderno. Pois a armação da estrutura garantirá uma segurança maior.

Além de ficar com um visual estético ainda mais legal, as coberturas de vidro com vidro aramado proporcionam uma lista de materiais para acabamento menos extensa, pois o próprio aramado será o acabamento! E isto, consequentemente, poderá fazer você economizar no seu orçamento.

No entanto, não necessariamente isto é uma regra. Ou seja, não quer dizer que o vidro aramado é mais barato. A questão é: faça os cálculos e compare com outras estruturas. Assim, você conseguirá ter uma base sólida para tomar uma decisão!

 

coberturas de vidro

Vidro de controle solar

Dependendo do local da casa que você resolver instalar a sua cobertura de vidro, é importante que ela tenha um controle solar adequado. E isto pode ser encontrado em alguns determinados tipos de vidros. O vidraceiro poderá lhe ajudar a escolher o modelo ideal, desde que você descreva e apresente o projeto na íntegra para ele.

Por exemplo, se você instalar um painel de vidro na sua sala de jogos, talvez a incidência dos raios ultravioleta podem causar danos em equipamentos eletrônicos ou mesmo danificar algum móvel específico do ambiente. Por isso, sim, o controle de luz solar é importante. E o vidro certo poderá te ajudar com isso.

O mais importante é, conforme já mencionamos anteriormente, sempre ficar atento com a norma NBR 7.199. Ela garantirá o melhor material dentro das suas necessidades!

Conte sempre com a ajuda de um profissional especializado

Agora que você já sabe como desenvolver coberturas de vidro que sejam bonitas, seguras e dentro do que você busca em termos de decoração, é hora de entender um ponto crucial: nunca rejeite a ajuda de um profissional. Somente ele poderá desenhar uma estrutura segura e bem estruturada para o seu projeto.

Assim sendo, separamos algumas inspirações para que você idealize e tire sua proposta do papel.

 

teto envidraçado

teto envidraçado

teto envidraçado

teto envidraçado

teto envidraçado

 

Qualquer dúvida, deixe um comentário. Boa sorte!

Fotos: Pinterest.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.