Telhado de Vidro: Quais os benefícios e desvantagens?

Já pensou em trocar o telhado tradicional por um telhado de vidro? Uma das maiores tendências no mercado de construção civil, o teto transparente dá ao imóvel um visual muito mais moderno e chamativo, valorizando bastante a residência.

Telhado de Vidro

Telhado de Vidro: Quais os benefícios? (Foto: Reprodução internet)

Mas na hora de deixar de lado as telhas convencionais, que impossibilitam visualizar a parte externa da casa totalmente, aumentando a sensação de privacidade, muitas pessoas relutam e ficam em dúvida.

Será que compensa fazer essa mudança? Quais as vantagens do telhado de vidro? E as desvantagens? Veja as respostas para essas e outras perguntas nos tópicos a seguir.

O que é telhado de vidro?

Construído com telhas de vidro laminado ou temperado, que apresentam grande resistência e durabilidade, o teto transparente substitui a cobertura comum, feita de tijolos, que é utilizada na maioria dos imóveis. Vale lembrar que sempre é preciso pensar nos projetos para telhados afim de pensar na inclinação e também em todos os detalhes.

(Foto: Reprodução internet)

Na maior parte dos casos, os acabamentos do telhado transparente são feitos com peças de inox ou esquadrias de alumínio, resultando em uma aparência mais leve e elegante, ideal para as pessoas apaixonadas por uma decoração moderna e inovadora.

Telhados feitos de Vidro

(Foto: Reprodução internet)

Os telhados de vidro podem ser instalados em toda a extensão do imóvel, mas há também a possibilidade de usá-los em apenas algumas partes, como sob garagens, áreas de piscinas, coberturas e varandas. Outro espaço que costuma receber esse teto é o jardim de inverno.

Quais os benefícios de ter um telhado de vidro?

A lista de benefícios é bastante ampla, a começar pela economia de energia que ele proporciona, pois favorece a iluminação natural, permitindo deixar as lâmpadas desligadas por mais tempo. E a boa notícia é que os materiais usados nesse teto trazem proteção contra raios solares.

Telhado de Vidro

(Foto: Reprodução internet)

A cobertura de vidro também proporciona uma visão incrível do céu. Para quem adora observar as estrelas e outros astros, esse teto permite fazer as observações do céu sentado no sofá da sala ou até mesmo deitado em sua cama. O mesmo vale para as pessoas que gostam de apreciar a chuva caindo no teto.

Tipos de Telhado de Vidro

(Foto: Reprodução internet)

Outras vantagens do telhado de vidro são:

  • Sensação de ampliação do espaço, graças ao efeito causado pelo vidro.
  • Rapidez e facilidade de instalação do material.
  • Baixo custo de manutenção.
  • Ótima opção para quem tem plantas em casa.

E as desvantagens?

Antes de optar pelo uso desse material, também é preciso conhecer as desvantagens do telhado de vidro. Uma delas é o alto preço das telhas de vidro, que custam bem mais do que as telhas de cerâmica.

Vantagens dos Telhados de Vidros

(Foto: Reprodução internet)

Além disso, a cobertura transparente pode não ser uma boa pedida para determinadas regiões. É que elas retêm mais calor, e em locais de clima muito quente podem deixar o ambiente ainda mais aquecido. Outro ponto negativo do telhado de vidro é a baixa capacidade de isolamento acústico.

(Foto: Reprodução internet)

Uma boa alternativa para quem está pensando em utilizar esse tipo de teto é começar fazendo a mudança em apenas uma parte do imóvel, como a varanda, por exemplo, e posteriormente adotar o teto em toda a casa.

Vale lembrar que há ainda outras coberturas transparentes, como o teto de acrílico e o teto de policarbonato.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.