Revestimento de madeira: Para pisos, Paredes e Teto

Encontrar um bom revestimento de madeira para a sua obra é uma tarefa que requer muita atenção e dedicação. Visto que, atualmente, é possível encontrar diversas opções no mercado, mas, nem todas são compatíveis com todos os seus objetivos.

Por isso, elaboramos este guia com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Assim, será muito mais fácil escolher o tipo de revestimento que mais se adéque as suas necessidades. Acompanhe.

revestimento de madeira

Revestimento de madeira para pisos

O primeiro ponto que precisamos pensar aqui, quando estamos tratando de revestimento de madeira para piso, é que você não necessariamente precisará da madeira para o acabamento.

Mas o que isso significa? Bem, nos dias atuais existem muitos materiais que foram elaborados para imitar o efeito que a madeira propõe no ambiente. Com isso, muitos estilos de decoração podem ser criados.

Além disso, a própria madeira pode ser aplicada como assoalho, mas, neste caso, estaríamos levando em consideração outros pontos. Quanto ao revestimento em si, portanto, podemos destacar duas formas interessantes:

1- Piso laminado

Certamente você já deve ter ouvido falar em piso laminado, não é mesmo? Pois bem, este tipo de revestimento é ótimo para os mais diversos tipos de decoração. Você terá um efeito acústico interessante, além da estética em si.

Além disso, o piso laminado também proporciona um conforto térmico, sendo uma ótima opção para ambientes onde há crianças pequenas, por exemplo.

revestimento de madeira

2- Porcelanato de madeira

Outra possibilidade muito interessante e que promove um acabamento impecável é o porcelanato de madeira. Com ele você também pode criar diferentes padrões de acabamento e decoração, deixando o ambiente impecável.

Vale lembrarmos que costumeiramente o porcelanato pode ser um pouco mais caro que o piso laminado. Caberá a você orçar a melhor possibilidade para a sua obra.

Revestimento de madeira para paredes

Escolhido os revestimentos para o piso, é hora de pensarmos em um item muito importante da decoração: o revestimento da parede. Sabemos que nesta etapa devemos ter muito cuidado para encontrar a opção que combina com todo o restante dos ambientes.

Para isso, destacamos abaixo algumas possibilidades que podem ser bem interessantes para a sua obra. Veja:

1- Madeira Maciça

A madeira maciça é, sem dúvidas, uma das opções mais procuradas para revestimentos. Visto que a mesma é de altíssima qualidade e promove um acabamento que é praticamente impecável.

Além disso, vale lembrarmos que este tipo de madeira também tende a ser super resistente. Mas, do mesmo modo, pode ser um pouco mais cara que outros tipos de revestimentos que costumamos usar em nossas casas.

Lembre-se também que existem diversos tipos de madeiras maciças, é claro. Assim, caberá a você escolher aquela que represente uma coloração mais interessante, com uma textura de qualidade, para o acabamento de sua obra.

revestimento de madeira

2- Madeira de demolição

Outra alternativa muito utilizada para deixar a casa com uma decoração estilo rústico, é a madeira de demolição. Este tipo de madeira costuma ter um resultando um pouco mais “grosseiro” no acabamento, o que deixa o ambiente mais despojado e até mesmo moderno.

Você pode encontrar madeira de demolição em lojas de materiais de construção ou pesquisar por alguma obra que tenha sido demolida recentemente. Lembre-se que este tipo de madeira tende a ser um pouco mais cara, devido à dificuldade de encontrar a mesma.

Além disso, lembre-se também que a madeira precisa passar por certo tipo de tratamento. Ou seja, ela não é apenas “demolida” e levada para a nova obra. Mas sim, precisa ser selecionada com cuidado.

Dica: A madeira de demolição também pode ser muito utilizada para construção de móveis.

3- Madeira filetada

Você já ouviu falar em madeira filetada? Sabe como usar este tipo de revestimento em sua casa? Então você precisa conhecer esta incrível possibilidade! Pois como o próprio nome já diz, trata-se de painéis de madeira filetada, isto é, com filetes.

Estes filetes, em diferentes tons, promove um acabamento muito diferente e sofisticado. Ideal para você usar em diversos ambientes de sua casa, especialmente na sala de estar e de jantar.

Novamente, este tipo de revestimento combina com a decoração rústica, uma vez que tende a promover um efeito muito mais “rude” do que clean.

revestimento de madeira

Revestimento para o teto

Para o teto, o clássico forro de madeira é muito bem aproveitado. Ele pode ser encontrado em diversos tipos de madeiras, caberá a você escolher a melhor opção. Neste artigo trazemos exemplos que você pode utilizar para deixar a sua casa ainda mais bonita.

Lembre-se apenas de se atentar para a cor da madeira que você utilizará. Visto que ela deverá combinar com o restante da sua decoração, é claro. De todo modo, com um pouco de planejamento você já terá ótimos resultados.

Vantagens e desvantagens do revestimento de madeira

Agora que você já conheceu diversas possibilidades de revestimentos, para os mais diversos fins, é hora de se atentar para as vantagens e desvantagens do uso da mesma, não é mesmo? Para isso, acompanhe a seguir:

Vantagens

  • Estética: É claro que esta é uma das maiores vantagens de utilizar qualquer tipo de revestimento de madeira. Você se deparará com um acabamento estético praticamente impecável.
  • Acústica: A acústica dos ambientes tende a ser melhor quando há revestimentos de madeira no cômodo.
  • Resistência e durabilidade: A madeira é um dos tipos de revestimento de maior resistência e durabilidade. Você terá um acabamento que, se bem cuidado, permanecerá por muitas gerações.
  • Fácil combinação: Dificilmente você se deparará com algum estilo de decoração que não combine com o acabamento da madeira, não é mesmo?
  • Variedade: A variedade de cores e texturas também é outro ponto que precisa ser destacado.
  • Conforto: O conforto e bem estar que um ambiente com madeira promove, para nós, é incomparável. É como se a madeira fosse capaz de transparecer tranquilidade, leveza e paz.

Desvantagens

  • Preço: Em alguns casos, o investimento feito para a colocação da madeira em casa pode ser um pouco mais elevado. Entretanto, caberá a você fazer uma boa pesquisa até encontrar a melhor opção.
  • Manutenção/ Cuidados: Você pode se deparar com a necessidade de cuidar e manter a madeira com processos bem específicos. Em alguns casos pode ser necessária a contratação de empresas especializadas.
  • Instalação: A instalação também pode ser vista como um ponto a se pensar, visto que ela pode não ser tão rápida como em outros casos.
  • Pragas: Se você não manter o controle de pragas e cupins, poderá encontrar esse problema em sua obra, mais tarde.

Agora é só você pôr na balança os pontos positivos e negativos e, com isso, usufruir de ótimos resultados no acabamento de sua casa. Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui abaixo para que possamos trocar uma ideia sobre o assunto!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.