Prateleira de madeira: Faça você mesmo

Fazer uma prateleira de madeira não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. É claro que alguns cuidados básicos precisam ser tomados. Mas também é fundamental que você entenda que este projeto pode perfeitamente ser feito em casa, desde que seguindo um processo para que tudo dê certo.

Existem tipos de prateleiras de todos os estilos. Desde os mais complexos com recortes complicados na madeira, até aqueles que basta pregar e juntar a madeira uma na outra. O fato é que antes de mais nada, você precisa ter em mente o que você irá fazer, para não mudar de planos no meio do caminho e desperdiçar material ou mesmo desistir.

Por isso, acompanhe o texto e saiba como fazer o seu projeto.

 

prateleira de madeira

Prateleira de madeira – como começar?

O primeiro passo para começar o seu projeto de prateleira de madeira, é escolhendo um modelo que você acredite ser apto a fazer. Caso você nunca tenha feito nenhum tipo de trabalho neste sentido, como artesanato em madeira ou mesmo qualquer outro trabalho de carpintaria, recomendamos que você comece por algo simples. E, para isso, separamos um passo a passo abaixo. Acompanhe.

1- Faça o projeto no papel antes mesmo de começar

Para que sua prateleira de madeira saia do papel, é importante ela, antes de mais nada, estar no papel! Você deve começar o seu projeto desenhando o que você quer realizar. É claro que não precisa ser um desenho extremamente profissional, mas é importante que ele represente o projeto. Ele servirá para lhe guiar.

Assim sendo, anote tudo que você quer fazer e faça um esboço simples das prateleiras. É importante que neste momento, você inclusive já imagine as medidas que irá querer utilizar, quantos suportes irá querer e como será o acabamento. Se tudo isto for definido no início, depois, torna-se tudo muito mais fácil, bastando seguir a proposta original.

 

prateleira de madeira

2- Tire as medidas da madeira e da parede

Agora que seu projeto já está pronto no papel, é hora de tirar as medidas de forma prática. Um móvel sob medida, por exemplo, vai demandar dados milimétricos, uma vez que ele precisa encaixar perfeitamente na sua casa. E no caso de prateleiras de madeira, você deve fazer o mesmo. Afinal, uma prateleira desalinhada e desequilibrada poderá ficar muito feia.

Assim sendo, meça tudo e saiba onde cada parte será instalada na parede e também meça cada peça do móvel em si. Depois, basta serrar tudo seguindo as medidas e você terá as peças avulsas para começar.

3- Escolha uma madeira que ficará bonita no ambiente

A questão da escolha da madeira é importante. Escolha uma que combine com o resto da sua decoração interna e, claro, com os seus móveis. Você poderá optar por prateleiras rústicas, modernas, caseiras ou até mesmo alguma com acabamentos diferenciados, mas isto demandará mais trabalho.

 

prateleira de madeira

4- Comece sempre pelas bases

Qualquer projeto de construção de casa ou mesmo uma simples prateleira de madeira, precisa ser iniciado pela base. Ou seja, por baixo. Ou por peças que sejam suporte para as demais peças. Isto fará com que o projeto todo se desenvolva de forma quase automática e, desta forma, fique bonito e dê menos trabalho.

Depois, basta pregar ou parafusar cada parte uma na outra e, por último, fixar na parede.

5- Utilize equipamentos profissionais e de proteção para fazer sua prateleira de madeira

E como dica final, nós recomendamos sempre que você utilize equipamentos profissionais para a construção do projeto e também para sua proteção individual. É mais do que importante você considerar a sua saúde e, obviamente, ter em mãos materiais que ajudem a tornar o processo mais prático.

Desde já nós desejamos sucesso no seu projeto de prateleira de madeira!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.