Como Pintar Portão de Ferro

Saiba como pintar portão de ferro a partir do nosso guia completo abaixo. E assim, transforme aquele portão em uma peça nova para a decoração da fachada da sua casa. Pois com os cuidados essenciais, é possível recuperar até mesmo aquele portão que apresenta sinais de ferrugem em sua estrutura. Portanto, vem com a gente que vamos lhe ensinar tudo o que você precisa saber.

O que você vai precisar

Primeiramente, vamos listar tudo o que você precisa para dar aquela repaginada no seu portão, inclusive se no seu caso você tiver que cuidar da ferrugem. Veja a seguir:

  • Lixa de ferro;
  • Ferrox para tratar ferrugem;
  • Escova de aço;
  • Fundo preparador para aço;
  • Pistola pulverizadora ou pincel;
  • Esmalte sintético;
  • Lona/ jornal ou pano;
  • Pano limpo;
  • Fita crepe.

 

como pintar portão de ferro

Foto: rawpixel.com / Freepik

 

Como pintar portão de ferro – passo a passo

Com todos os materiais à sua disposição, é hora de começar a pintura propriamente dita. Lembre-se de reservar um bom tempo para o processo, pois ele requer dedicação para um acabamento perfeito e bonito. Veja mais detalhes a seguir:

1- Prepare o seu portão

Antes de qualquer coisa, você precisa preparar o seu portão para o recebimento da tinta propriamente dita. Dessa forma, utilize a escova de aço para limpar bem o seu portão. Retire todos os resíduos de sujeiras que possam atrapalhar a fixação da tinta.

Além disso, é muito importante que você lixe bem, cada pedacinho do seu portão. Ele precisa ficar o mais liso possível para o acabamento ficar ainda mais bonito e interessante.

Quando terminar todo o processo de escovação e todo o processo com a lixa, finalize com um pano macio e limpo. Retire todo o “pó” que os procedimentos anteriores possam ter desenvolvido. Além disso, este é um ótimo momento para ver onde o pano de algodão “se prende” no ferro. Se ele prender, significa que aquela parte precisa ser mais bem lixada, para ficar mais lisinha.

Com todos estes pontos preparados, vamos agora curar o nosso portão enferrujado.

Observação importante: Lembre-se de usar a lona/ pano ou jornal para proteger o chão e o ambiente. Além disso, a fita crepe também pode impedir que a tinta respingue onde não deve.

2- Curando as possíveis ferrugens

Se no seu caso o portão apresentar fragmentos de ferrugem, em algumas partes, você precisará curá-lo. Pois apenas aplicar a tinta por cima destas fissuras fará com que a mesma fique muito manchada e com o aspecto estético comprometido.

Portanto, depois de limpar bem o seu portão de ferro, utilize o ferrox para tratar toda a ferrugem. Aplique uma quantidade suficiente para embeber e cobrir bem os pontos danificados. Aguarde o tempo indicado na embalagem para curar o seu portão.

 

como pintar portão de ferro

 

3- Aplique o fundo para aço

Depois que o ferrox já secou, é hora de começar a preparação para a tinta propriamente dita. Para isso, aplique uma camada espessa de fundo para aço, que seja suficiente para cobrir o portão de forma eficiente e uniforme. O tipo de fundo que você adquirir não tem muita importância, desde que você adquira de uma marca de qualidade.

Aplique, com o auxílio do pincel, e aguarde o tempo de pausa para que o fundo seque bem e proporcione uma preparação eficiente para o recebimento da tinta. Na embalagem você encontrará as informações acerca deste tempo de descanso.

4- Hora de pintar

Com tudo pré-preparado, é hora de pintar de fato o seu portão de ferro. Anteriormente, você pôde cuidar do seu portão aplicando o ferrox e o fundo para aço com o auxílio de um pincel. Porém, nesta fase talvez seja mais fácil você apostar em uma pistola pulverizadora. Uma vez que a entrega da tinta será muito mais uniforme, evitando a marca das pinceladas no ferro.

Quando a distância da aplicação, tudo dependerá da pistola que você adquiriu, de fato. Portanto, sempre se atente a todas as informações que são disponibilizadas na embalagem dos equipamentos que você adquire.

Considerando estes pontos, é hora de aplicar a tinta. Pulverize de maneira uniforme, mantendo sempre a mesma distância e permanência em cada pedacinho do seu portão. Assim o acabamento ficará muito mais profissional e bonito.

5- Aplique a segunda demão

Com a primeira aplicação bem seca, é hora de investir em uma segunda demão. Dependendo da cor que você escolher, bem como da qualidade da tinta em si, é possível que você nem precise aplicar a tinta novamente. Porém, se você quiser um acabamento extremamente perfeito, não hesite em apostar nesta possibilidade para deixar tudo ainda mais bonito e lisinho.

6- Deixe secar bem e pronto

Feita a segunda aplicação de tinta, é hora de deixar secar bem. Cuidado para não tocar na tinta, e lembre-se de avisar os outros moradores da casa sobre a sua obra. Você não quer perder todo o trabalho feito até aqui, não é?

Dicas de como pinta portão de ferro

Saber como pintar portão de ferro é muito mais simples do que se imagina. Com alguns cuidados específicos você já poderá de um resultado incrível em sua pintura. Mas, para te ajudar a ir além, separamos dicas importantíssimas que melhorarão o seu desempenho na pintura. Veja abaixo:

 

como pintar portão de ferro

 

Cuidado com o pó

Como você está pintando uma peça que, na maioria das vezes, permanece do lado de fora de caso, é muito importante que você cuide com o pó. Se na sua rua há uma transição muito intensa de veículos, talvez seja melhor você remover o portão de ferro e levá-lo para um local mais reservado, como a garagem.

Pois como estamos falando da pintura de uma superfície muito lisa, bem como estamos utilizando a tinta esmalte, o pó que pode ser levantado da rua pode danificar o resultado. Proporcionando aquelas “bolinhas” que podem deixar o acabamento áspero e com uma estética um pouco duvidosa. Portanto, cuidado!

Pincel versus pistola pulverizadora

Muita gente tem dúvida acerca do uso do pincel ou da pistola pulverizadora na hora de como pintar portão de ferro. Acontece que as duas formas podem funcionar, mas, se você não é um pintor profissional, a chance de o pincel deixar o seu portão manchado é muito grande. Por essa razão nós indicamos o uso da pistola para pintura.

Mas, da mesma forma, se for usada de maneira errônea, a própria pistola poderá deixar o portão manchado. Uma vez que precisa de certa constância para o resultado ser o mais perfeito possível. Porém, nada que paciência e um pouquinho de dedicação não possam resolver, não é?

Trabalhe em cima de nossas dicas e certamente você terá um portão renovado e muito bonito.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.