Como Prevenir Ferrugem Em Sua Casa

Aprender a como prevenir ferrugem corretamente é muito importante para manter a nossa casa sempre protegida deste mal. Sendo que, essa corrosão é completamente comum, causada pela perda de elétrons por efeito de agentes naturais.

Essa deterioração, no entanto, proporciona a oxidação do ferro, causando aquelas conhecidas “manchas de ferrugem” que vemos em armários, camas, estantes, maçanetas, etc.

Porém, apesar de ter causas naturais e ser um fenômeno bastante comum, a ferrugem pode muito bem ser evitada, apenas com alguns cuidados essenciais. E, pensando nisso, montamos o guia abaixo para lhe auxiliar neste processo. Acompanhe a seguir todas as informações sobre este assunto e proteja ainda mais a sua casa:

 

como prevenir ferrugem

 

Como prevenir ferrugem na sua casa

Com algumas dicas simples você poderá prevenir o aparecimento da ferrugem nos mais diversos ambientes da sua casa. Veja a seguir:

Higienização

Um ponto importante, e talvez o primordial, que deve ser considerado quando pensamos em como prevenir ferrugem em qualquer objeto de nossa casa, é o que diz respeito à higienização. Pois apenas metais bem higienizados e cuidados é que estarão, de fato, protegidos da corrosão natural.

Ou seja, para manter sempre em dia esse cuidado, certifique-se que você:

  1. Mantém a superfície do metal sempre bem limpa, livre de gorduras. Para tal, higienize com um pano seco e o auxílio de um borrifador com álcool. Nunca molhe o metal, pois limpá-lo com água pode apenas acelerar o processo de deterioração.
  2. Quanto a limpeza, também é importante que você mantenha o metal sempre longe da umidade e do ar, o máximo possível. Ou seja, quanto mais seco for o ambiente, maior será a vida útil do metal.

Manutenção

Outra forma de impedir que o ferro comece a enferrujar é protegendo a sua superfície com uma camada de tinta própria para tal. Assim você dificulta as chances do ar entrar em contato com o metal, ou seja, não haverá oxidação.

Porém, é necessário pintar toda a superfície, de forma uniforme, a fim de garantir a proteção completa. Além disso, é muito importante que você sempre faça a manutenção verificando se não “lascou” nenhuma parte da tinta. Pois qualquer abertura na proteção seria um pré-requisito para a corrosão do ferro iniciar a qualquer momento.

Produtos para proteger

Por fim, outro fator que precisa ser pensado quando falamos sobre como prevenir ferrugem, é o que diz respeito aos produtos protetores contra corrosão. Como por exemplo, cobrir toda a superfície do ferro com uma camada fina de óleo ou outro produto que apresente a finalidade de lubrificante. Isso dificultará, assim como a tinta, a oxidação causada pelo contato do ar.

 

como prevenir ferrugem

 

Além disso, você pode optar por galvanizar a superfície dos seus objetos de ferro, aplicando uma cada de zinco que funcionará como um protetor a mais.

Outro produto que pode ser aplicado a fim de prolongar a vida do metal é o cromato de sódio. No caso de armários ou gavetas, uma alternativa é você investir em saquinhos com sílica gel, pois esta tem a função de absorver a umidade do ar, protegendo objetos contra a oxidação.

Cuidando da sua casa

Seguindo estas dicas, certamente você irá prevenir o aparecimento da ferrugem naquele objeto de valor da sua casa. Além disso, manterá a estética do ambiente em si muito mais harmoniosa. Invista nestes cuidados simples e desfrute de um lar livre deste problema tão comum, mas que pode sim ser evitado.

Add Comment