Planilhas de Construção: Modelos, Dicas

Quando estamos construindo, é preciso planejar muito bem a nossa mão de obra e colocar todos os afazeres em uma planilha, assim fica mais fácil de calcular o quanto irá gastar e também como manter organizado todos os materiais de construção que precisam se comprados para que a obra seja feita. Confira abaixo alguns modelos de planilhas de construção e algumas dicas de como montar sua planilha de forma organizada.

Planilha de construção de casa

Planilhas de construção

Para começar a montar sua planilha, é muito simples, basta fazer uma lista dos materiais que deverão fazer parte da sua obra. Depois disso, é preciso fazer as medidas necessárias do terreno de forma que você terá os dados para começar a montar a sua lista de materiais de construção. os itens que deverão constar na sua lista são: chapisco que é composto por cimento e areia, emboço que é a junção de cimento, cal e areia, reboco que é composto por cal hidratado e areia. Blocos de concreto, concreto, pintura latéx, selador acrílico de parede, pintura esmalte sintético e pintura verniz para madeira, tijolo maciço cerâmico, telha paulista, francesa, portuguesa, romana e tégula entre outros materiais de construção que poderão ser usados.

Planilha de construção

É preciso montar sua planilha com a primeira coluna constando o nome do material de construção a ser usado na obra e na segunda coluna, constar a marca escolhida de cada material de construção, se caso não tiver escolhido, ao comprar já coloque o nome para não esquecer a marca se caso precisar comprar um novo. Delimite também a quantidade de materiais para cada área, como por exemplo, quanto de tijolo, cimento, areia, enfim a quantidade exata para cada canto da sua casa.

Não se esqueça de colocar na usa planilha o quanto irá gastar com cada material de construção, pois dessa forma, você poderá ter um controle dos seus gastos e saber o valor do mesmo quando for procurar pelo material de construção se caso faltar algo. É interessante, montar essa planilha antes de comprar qualquer material de construção, pois com cada dado em seu devido lugar, é possível separar o dinheiro que será gasto na construção, lembrando que é preciso pesquisar os preços dos materiais, antes mesmo de organizar a sua planilha para ter a cotação do seu gasto antes mesmo de comprar.

Planilha de orçamento de obras

Montando a planilha

Para sua montar a sua planilha de forma simples, acesse o Excel do seu computador e acrescente todos os dados que precisa para montar e organizar os seus orçamentos. Não se esqueça de colocar o nome do material a ser usado, a quantidade, o valor, a marca do mesmo, a quantidade para cada um dos cômodos da casa. Com esse controle, a sua construção sairá conforme o planejado e você saberá dos seus gastos tanto e dinheiro como em materiais.

Por que usar uma planilha de construção?

planilhas para obra

Usar planilhas de construção é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores alternativas que você poderá considerar para a obra. Até aqui, já vimos algumas dicas e como montar uma planilha, inclusive, com alguns exemplos. Só que ainda podemos nos aprofundar mais no tema.

Usar planilhas para a obra não deve ser um problema e muito menos algo burocrático. Pelo contrário: precisa ser algo totalmente simples, fácil de entender, fácil de preencher e, obviamente, fácil de entender.

As planilhas são feitas para facilitar o processo de construção. Não para dificultar. Por isso, prestar atenção em cada detalhe e em cada célula, em resumo, vai garantir que você tenha um bom desempenho no fim de todo o processo.

Com a planilha você poderá calcular custos, tempos, acompanhar o desenvolvimento de cada etapa da obra, cobrar quem deve ser cobrado e, assim, garantir o desempenho que busca.

Algumas pessoas consideram o uso da planilha na construção como algo desnecessário. E com isso, acabam anotando dados e estatísticas em qualquer lugar. Só que as chances de você perder informações pelo caminho, fazendo desta forma, são muito grandes. Além de que você terá muito mais trabalho, obviamente.

E o mais legal, é que você pode criar planilha de tudo. Ou seja, qualquer dado pode ser planilhado, pois uma planilha de controle da obra pode ser feita de muitas maneiras diferentes. Você pode tanto comprar uma pronta, como fazer a sua própria – e depois só replicar para cada nova obra.

Como fazer uma planilha de material de construção

como fazer planilha para materiais de construção

Uma das planilhas que você pode fazer para usar na sua obra, é para controlar os materiais de construção. Só que não apenas os materiais em si: mas tudo que envolve-os.

Isto vai te ajudar a reduzir custos e saber exatamente onde o dinheiro da obra está indo, de forma a garantir uma otimização nos processos e, assim, ter uma obra muito mais barata.

Veja um passo a passo de como fazer:

  • Levantar custos de serviços;
  • Levantar custos de produtos;
  • Levantar custos extras;

Vamos explicar melhor cada um dos passos a partir de agora. Continue lendo.

Levantar custos de serviços

O primeiro passo para fazer uma planilha de material de construção, é pensar nos serviços que você vai ter que fazer. E aqui, envolve tudo: desde a mão de obra inicial, até o mais simples serviço que você vai ter que contratar.

Para saber exatamente o que você terá que contratar, é preciso fazer um projeto completo da obra, de modo a descrever absolutamente todas as necessidades. Para fazer isso, você poderá pedir ajuda para o arquiteto ou engenheiro responsável.

A mais simples informação, por mais que seja simples, precisa ir para a planilha. Caso contrário, você vai acabar deixando passar informações valiosíssimas que com certeza vão “dar furo” no fim do projeto.

De preferência, comece pelos custos de serviço iniciais. Ou seja, aqueles que são quase instantâneos, como a contratação do projeto e dos primeiros profissionais que vão atuar na obra. Depois, faça a extensão para os demais serviços, até chegar nas partes finais.

Se você também vai trabalhar na obra, abrindo mão do seu trabalho regular, anote o preço destas horas também. Pois isto vai dar um parâmetro maior de quanto realmente tudo vai custar. Afinal, sua hora técnica custa dinheiro, não é mesmo?

Levantar custos de produtos

Agora que você já anotou todos os custos de horas e serviços, é hora de colocar o preço dos materiais de construção. E aqui, muita coisa pode variar. Pois vários materiais de construção você não precisará comprar exatamente no início da obra. E, assim, o preço pode ir flutuando com o tempo.

No entanto, é bem importante que o valor médio dos materiais de construção sejam colocados na planilha, mesmo que de maneira provisória. Depois, você poderá fazer os ajustes. O importante é conseguir fazer uma média de custos para você planejar o orçamento.

Dica importante: não deixe de anotar, em uma coluna, os custos de desperdício de material. Infelizmente, isto pode acontecer. E precisa estar previsto no orçamento, de modo que você consiga ter margem de segurança lá na frente, tá bem?

Levantar custos extras

E por fim, você deve anotar também os custos extras da obra. Aqui você pode anotar, inclusive, o desperdício de materiais, que mencionamos anteriormente. No entanto, concentre-se em apurar tudo aquilo que vai ter custo no projeto final, como acabamentos que que surgiram na hora, trincos de porta ou móveis planejados.

Não tenha medo de anotar tudo na planilha, pois esta é a única maneira de você ter uma boa ideia de quanto tudo vai custar. Uma obra bem planejada dificilmente vai sofrer imprevistos. Afinal, tudo que a gente puder fazer para impedir desperdícios, atrasos ou mão de obra de baixa qualidade, faremos.

E uma planilha completinha pode ajudar!

Como fazer uma planilha de cronograma de obra

como fazer planilha de cronograma de obra

Além da parte prática relacionada a obra em si, você também pode (e deve) fazer uma planilha para o cronograma da obra. Uma planilha que consegue planejar e prever quanto tempo a obra vai durar, pode facilmente servir como base para tomadas de decisões inteligentes.

Por exemplo, se você notar que algum material de construção está barato ou em promoção e sabe que a etapa da obra logo poderá contemplar este material, vale a pena fazer a compra, mesmo que ainda faltem algumas semanas até que o material seja usado.

Ou seja: com estimativas e planejamento, você conseguiu economizar dinheiro com a compra de materiais! Muito legal, não é mesmo?

Aprenda como fazer uma planilha de cronograma para a obra:

  • Tenha uma data para o fim da obra (com margem de segurança);
  • Pense no projeto de trás para frente;
  • Deixe sempre uma margem de segurança para os dias;

Vamos explicar cada passo a partir de agora. Continue lendo!

Tenha uma data para o fim da obra (com margem de segurança)

A primeira coisa que você precisa ter em mente quando vai fazer uma obra, é ter uma data final para que a obra fique pronta. Ou seja, você precisa colocar uma data (viável) para completar o projeto que, hoje, está apenas no papel.

Com uma data, tudo fica mais fácil de ser planejado. Inclusive, é isto que poderá guiar todas as ações da obra, pois você estará trabalhando com um objetivo claro no radar, de modo que os esforços sejam feitos na direção certa.

Por exemplo, se você estimar três meses para a construção de uma casa básica, coloque mais alguns dias na conta. Assim, além de ter o início de um cronograma, você tem também uma margem de segurança para os imprevistos que podem (e vão) acontecer.

Pense no projeto de trás para frente

Uma dica bem legal para que o seu cronograma dê certo e seja efetivo, é pensar na obra de trás para frente. Ou seja, para que determinado objetivo seja atingido, o que você precisa fazer antes?

Este é um jeito inteligente de planejar e construir uma planilha, pois você sabe que se alguma etapa da obra não for concluída até o dia X, a obra toda vai atrasar. É um efeito dominó que pode ser evitado, caso você saiba exatamente quando cada etapa precisa ficar pronta.

Deixe sempre uma margem de segurança para os dias

E por fim, deixe sempre uma margem de segurança para qualquer cronograma que você criar. Ter uma gordura para queimar é um passo importantíssimo que você consiga manejar a equipe, os materiais e o orçamento como um todo. Sem margem de segurança, você estará sempre no limite.

Estar sempre no limite em uma obra é algo que você certamente vai querer evitar. Portanto, planeje tudo, não deixe de anotar nenhuma informação nas planilhas de construção e bora colocar a mão da massa!

Leia também:

10 Comentários

  • Boa tarde

    Não localizei a planilha no site.

  • gostei muito

  • Boa tarde. Gostaria ddi saber como faço para adquirir a planilha de construção.

  • Bom Dia!

    Gostaria de saber como faço para adquirir a planilha de construção.

  • Gostaria de Saber como adquirir essa tabela?

  • como adquirir essa tabela?

  • OLÁ ME CHAMO ANTONIELSON E SOU ESTUDANTE DE ENGENHARIA CIVIL E GOSTARIA DE RECEBER ESSA PLANILHA DE MATERIAIS.

    DESDE JÁ AGRADEÇO

  • Gostaria de receber as planilha de construção

  • OLÁ ME CHAMO MAICO E SOU ESTUDANTE DE ENGENHARIA CIVIL E GOSTARIA DE RECEBER ESSA PLANILHA DE MATERIAIS.

  • Como faço para adquirir essa planilha para orçamentos para obras de construção Civil?

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.