Como Escolher a Tinta Ideal Para Cada Finalidade

Saber como escolher a tinta ideal para cada finalidade é muito importante para garantir o sucesso do acabamento de uma obra. Seja para um banheiro, ou apenas para um móvel, a tinta que mais se enquadra para cada finalidade é aquela que, além de deixar bonito, deixará a peça ou a parede em questão sempre protegida.

Portanto, conhecer a variedade que temos no mercado é o primeiro passo para este reconhecimento. A partir disso, podemos adquirir um produto de mais qualidade, e que realmente resolva o nosso problema.

Pensando nisso, elaboramos um guia feito especialmente para você. Nele você poderá aprender a como escolher a tinta ideal para cada finalidade. Acompanhe:

 

 

Como escolher a tinta ideal para cada finalidade

Saber como escolher a melhor tinta é crucial para que o acabamento fique perfeito. Caso contrário, escamações e manchas de umidade poderão comprometer todo o ambiente ou móvel em questão.

Tintas para parede (ambiente interno)

Existem diversos tipos de tintas que podem ser usadas na parede de nossas casas. Mas, precisamos enaltecer que existe uma diferença nos materiais que são usados no exterior, e nos que são utilizados no interior.

Afinal, as paredes externas de nossa casa estão mais propensas a pegar água, sujeira e, no caso de casas de madeira, pragas como cupins e fungos. Portanto, no caso de tinta para o interior, podemos ser um pouco mais democráticos.

A opção de tinta látex, por exemplo, é a mais utilizada para os acabamentos dentro de casa. Ela tem uma ótima cobertura, além de ser solúvel em água. A sua aplicação é rápida e não apresenta tanto odor.

Porém, se você tiver crianças ou animais domésticos em casa, por exemplo, pode ser que se incomode com esta opção. Afinal, ela forma uma cobertura fina, bonita, mas fácil de ser manchada e retirada. Se você tentar esfregar para limpar, provavelmente ficará com a parte esfregada sem tinta.

Tintas para parede (ambiente externo)

Como mencionamos, o lado de fora de nossas casas precisa de um acabamento mais robusto, que realmente proteja as nossas paredes. Se não, em pouco tempo você precisará ou retocar a tinta, ou até mesmo consertar a parede – no caso de casas de madeira, por exemplo.

Desse modo, invista em tintas que formem uma película mais densa na hora de pintar. Por exemplo, a tinta acrílica. As partículas acrílicas presentes na composição da tinta fazem com que a mesma promova uma proteção contra a água, por exemplo.

Além disso, ela promove uma proteção extra contra fungos e cupins, mantendo a sua casa sempre bonita e livre de pragas. E ainda: Você pode investir neste tipo de tinta para sempre limpar a sua parede sem problema algum. Isso porque ela pode ser esfregada, com esponja e sabão neutro, e mesmo assim não perderá a sua consistência. Mantendo o dia a dia da limpeza mais fácil e prático.

Outra tinta que também pode cumprir – e muito bem – a missão de pintar as paredes externas da casa é a tinta epóxi. Do mesmo modo ela pode ser lavada e também protege a parede contra a umidade e possíveis pragas.

Tintas para móveis (metal, vime, madeira, etc)

Já sabemos quais são as opções de tintas para serem utilizadas nas paredes internas e externas de nossa casa. Agora, vamos aprender a escolher aquelas que podem ser aplicadas em nossos móveis.

Pois bem, tudo dependerá principalmente do tipo de material do nosso móvel em questão. Por exemplo, no caso de móveis artesanais de madeira: as opções que citamos anteriormente também podem ser aproveitadas para estas finalidades.

Mas, no caso do móvel de madeira ser externo, é preciso pensar em revestimentos que formem uma película impermeável.

Além disso, a função do móvel também precisa ser pensada. Se você fizer uma mesa de madeira, ou uma cadeira para sala, qual precisará de uma tinta que seja mais consistente? Obviamente, a mesa.

E para além disso, podemos ainda utilizar a opção de aplicar verniz em mesas, cadeiras, armários e todos os tipos de móveis feito de madeira. O acabamento é bonito e tem como intuito proteger ainda mais a madeira e o móvel.

 

 

Com o passar do tempo, você poderá aplicar lustra móveis para deixar a peça cada vez mais bonita e valorizada.

Porém, como mencionamos, estas técnicas de tintas podem ser usadas apenas para móveis que sejam feitos de madeira. No caso de outros materiais, como metal, alumínio, dentre outros, existem outros tipos de aplicações.

Como ocorre no caso do esmalte sintético. Ele é capaz de cobrir estes tipos de superfície, podendo gerar um acabamento mais coerente e bonito para este tipo de produto. Lembrando ainda que você não precisa pintar com o esmalte brilhante, e sim, existem outras versões que geram um acabamento mais bonito.

Tintas para banheiros e áreas úmidas

Por fim, outra parte que precisa ser bem planejada para que não haja nenhum efeito “negativo” no fim do acabamento: áreas como banheiro e cozinha precisam de atenção. Caso contrário, infiltrações poderiam “desmontar” a parede antes do tempo.

Portanto, invista nas tintas do tipo epóxi para este tipo de acabamento. Assim você garante uma proteção extra para as suas paredes, além de deixá-las sempre bonitas e renovadas.

Do mesmo modo, terá mais facilidade para limpar e manter a casa. Gerando ainda mais benefícios.

Escolha a tinta certa!

Agora que você já sabe como escolher a tinta ideal para cada finalidade, é hora de ir às compras e adquirir aquele produto que realmente solucione o seu problema. E lembre-se de considerar a qualidade da marca que você utilizar: ela é responsável pelo acabamento perfeito em sua casa. Invista em qualidade e invista no produto certo, que assim o resultado realmente satisfaz as expetativas.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.