Pintura efeito 3D: Como fazer, Inspirações

Você já ouviu falar em pintura efeito 3D? Já teve vontade de apostar neste tipo de decoração, mas, ainda não sabe exatamente do que se trata ou como funciona para pôr em prática? Então veja este nosso guia com tudo que você precisa saber para decorar qualquer ambiente em sua casa utilizando esta técnica. Acompanhe.

pintura efeito 3d

O que é pintura efeito 3D

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é pintura 3D e o que ela propõe. Para isso, precisamos compreender o que, de fato, “3D” significa. Para tanto, 3D se refere ao espaço tridimensional, que é definido como três dimensões, sendo elas:

  • Altura
  • Profundidade
  • Largura

Dessa maneira, a pintura que se baseia nesta técnica tem o poder de criar a ilusão de que você pode enxergar altura, profundidade e largura no desenho. No caso de uma paisagem, por exemplo, você terá a impressão de estar dentro da mesma, e que não se trata de uma “mera” pintura na parede.

Pintura efeito 3D: Como fazer

Entendido o que é e como funciona este tipo de pintura, vamos agora lhe ensinar o passo a passo para transformar qualquer ambiente em sua casa. Crie combinações incríveis e deixe aquele cômodo “esquecido” em algo extremamente diferente e bonito.

Como fazer pintura 3D na parede

Para fazer a pintura na parede, existem duas formas de conquistar ótimos resultados. Você pode apostar na opção de formas geométricas, ou então, pinturas completas e mais realistas, como paisagens. Abaixo lhe daremos dicas para pintar em casa, mesmo sem ter muita experiência.

  • Formas geométricas

As formas geométricas são, sem dúvidas, a opção mais fácil para quem está começando a pintar hoje. Portanto, se você não tem muita prática com pinturas, esta será a melhor alternativa.

Para isso você precisará escolher a forma que deseja desenhar em sua parede. Feito isso, terá que selecionar as cores que trabalharão a luz e sombra no ambiente. Pois para promover o efeito 3D é exatamente isso que você precisa fazer: distribuir as tonalidades de um modo que criem a ilusão de espaço.

Depois de escolher as cores, você deverá desenhar a forma geométrica, lado a lado, na sua parede. Finalizada esta etapa, será preciso criar o efeito luz e sombra.

Neste caso, você deverá sempre apontar a sombra para o mesmo lado em todas as figuras, pois, caso contrário, o efeito não será 3D – o que não significa que a pintura não ficará bonita. Veja a imagem de exemplo e entenda:

pintura efeito 3d
Repare que nesta imagem existem dois pontos com cores mais escuras, e uma parte praticamente branca. A parte mais escurecida pode ser vista como a que tem mais sombra, e a acinzentada é a opção onde há um pouco mais de luz. Sendo, o topo do bloco, completamente iluminado, gerando assim o efeito 3D na parede.
  • Desenhos completos

Se você tem um pouco mais de prática, poderá se aventurar na criação de paisagens e desenhos mais realísticos na sua parede. Porém, para este caso não existe um único passo a passo, tendo em vista que cada desenho necessitará de detalhes específicos.

Em contrapartida, novamente será muito importante que você sempre considere a disposição da luz e sombra. É ela quem sempre demonstrará onde está o “topo” do desenho, de onde vem a iluminação natural do mesmo e qual parte está “embaixo”, ou seja, sendo sombreado.

pintura efeito 3d
É claro que é possível encontrar painéis prontos com a pintura tridimensional realista para a parede. Porém, trouxemos esta imagem para que você possa compreender como o efeito 3D se dá por conta da distribuição de luz e sombra.

Como fazer pintura 3D no chão

Assim como é possível criar efeitos incríveis, bonitos e diferenciados para as paredes dos mais diversos cômodos de sua casa, é possível também dar aquela repaginada pintando o chão. Para isso, obviamente, é preciso utilizar boas tintas para piso, para assim usufruir dos efeitos de resistência e durabilidade esperados.

De todo modo, veja as nossas dicas a seguir e inspire-se em cada imagem para criar o acabamento perfeito em seu lar:

  • Formas geométricas

As formas geométricas são sempre as mais simples de pôr em prática na hora de fazer a pintura efeito 3D. Entretanto, você poderá criar efeitos mais simples e práticos, como também poderá apostar em alternativas mais completas e diferenciadas, como na imagem logo abaixo.

Para tal, é preciso seguir a hierarquia do tamanho das partes, formando uma espécie de “funil” que levará para o “buraco” que a imagem propõe. Aqui, a luz e sombra não apareceu tão intensamente, sendo que o maior foco ficou no tamanho de cada forma geométrica.

Portanto, se a ideia é criar profundidade, você deverá seguir esta hierarquia de o que está mais perto é maior do que o que está mais longe. Veja e entenda:

pintura efeito 3d
Perceba na imagem o quanto a largura das tiras foram ficando cada vez menores, dando a entender a profundidade na pintura.
  • Desenhos completos

Novamente, é possível criar uma combinação que conte com desenhos mais realistas, que tornem tudo ainda mais interessante e diferente. Porém, aqui você necessitará ou de mais prática, ou então, apostar em algo pronto, como os tipos de pisos que já contenham o desenho. Veja a imagem e inspire-se:

pintura efeito 3d
Que tal fazer com que o chão, por inteiro, seja um rio ou mar, enquanto os móveis sejam a única parte em terra firme?

Pintura 3D no muro

Para quem quer deixar toda a casa com uma decoração contemporânea e diferenciada, que tal experimentar a pintura 3D no muro? Você pode seguir as mesmas dicas que demos até aqui, e usufruir de efeitos muito interessantes. Veja o nosso exemplo:

pintura efeito 3d
Não importa qual seja a paisagem escolhida… O efeito sempre será interessante!

Papel de parede 3D

Para quem busca por facilidades na hora de investir na pintura efeito 3D, pode apostar em papel de parede aplicado para o mesmo resultado. Assim você poderá otimizar o seu tempo, além de ter desenhos mais caprichados e que, sem prática, seriam impossíveis de serem feitos à mão.

A aplicação acontece como em qualquer colagem de papel de parede, e em poucos instantes você já terá um cantinho novo em sua casa.

Papel de parede com efeito 3D pode facilitar a sua vida.

Inspirações de pintura com efeito 3D

Por fim, agora que você já sabe como fazer pintura efeito 3d e já conheceu algumas alternativas interessantes, é hora de ver todas as inspirações que trouxemos para você! Acompanhe e salve as que forem do seu agrado:

pintura efeito 3d pintura efeito 3d pintura efeito 3d pintura efeito 3d pintura efeito 3d pintura efeito 3d

Pronto! Agora é só escolher a alternativa que mais combina com você e assim decorar a sua casa.

Leia também:

1 comentário

  • Muito legal.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.