Lista de Material de Construção para Banheiro

Se você quer fazer uma lista de material de construção para banheiro, está no lugar certo. No artigo de hoje, vamos entender tudo sobre o assunto para que você só compre materiais que estejam realmente dentro da proposta da obra.

Ou seja, muitas vezes a gente sabe que precisa comprar materiais, e acaba comprando por impulso, pelo simples fato de cumprir essa obrigação. Por exemplo, a gente sabe que precisa de cimento para construir uma parede. Mas, quanto cimento? E qual o tipo de cimento?

Estas perguntas racionais sobre o projeto vão te ajudar não só a economizar em materiais. Mas também, em mão de obra e outras coisas. Portanto, continue lendo e veja uma lista de material de construção para banheiro.

Lista de Material de Construção para Banheiro – O que você precisa?

lista de materiais de construção para o banheiro

Ter uma lista de material de construção para banheiro é, obviamente, a primeira coisa que você precisa para saber o que comprar lá na loja de materiais de construção.

Mas, como esta lista deve ser feita? Basicamente, você precisa ter em mente qual será o objetivo da obra e também qual será o cronograma dela. Afinal, alguns materiais você precisará comprar somente em estágios mais avançados da obra e não precisa gastar com isso agora.

Veja uma lista de material de construção para banheiro:

  • Cimento com baixa absorção de umidade;
  • Revestimento do seu agrado (evite piso laminado);
  • Vaso sanitário e cuba da pia;
  • Box de vidro ou acrílico;
  • Toda a parte elétrica (fios, tomadas, disjuntores);
  • Toda a parte hidráulica;
  • Lâmpadas ou luminárias;
  • Ralo para o chuveiro;

Vamos entender o passo a passo de cada item da lista a partir de agora. Continue lendo.

Cimento com baixa absorção de umidade

O cimento é um dos materiais mais importantes da obra. Ele deverá ser comprado logo no início, pois a grande maioria dos estágios da obra vão precisar de cimento.

No entanto, você precisará comprar um cimento que seja verdadeiramente bom para o ambiente. No caso do banheiro, que é um lugar com muita umidade, será preciso encontrar um cimento que possa não absorver toda essa umidade.

Ou seja, não economize na qualidade do cimento para o banheiro. Afinal, isto vai garantir que, depois, você não precise fazer um montão de manutenções por conta da má qualidade de material.

Revestimento do seu agrado (evite piso laminado)

lista de materiais de construção para o banheiro

Para que o banheiro fique definitivamente agradável do ponto de vista de decoração, será preciso investir em revestimentos que sejam do seu agrado.

Os revestimentos para banheiro são, definitivamente, uma peça chave na hora de construir ou reformar, pois é isto que vai dar um acabamento incrível.

Por isso, escolha um revestimento que possa poupar dinheiro mas que, ao mesmo tempo, seja útil para o ambiente. Evite, por exemplo, pisos laminados ou com acabamento em madeira. Por mais que eles deem um charme muito legal para o espaço, eles poderão estragar ou gerar infiltrações. Portanto, evite.

Se você quiser ter mais ideias sobre revestimento de banheiro, veja este artigo: Revestimento para banheiro: saiba como escolher o ideal.

Vaso sanitário e cuba da pia

Muito embora isso não seja um material de construção em si, você vai precisar. Por isso, na hora de montar sua lista de material de construção para banheiro, considere colocar na lista um vaso sanitário e também uma cuba para a pia.

A cuba pode fazer parte dos móveis. Mas se você fizer de forma planejada, poderá mandar fazer os móveis já no início do projeto, pois assim você vai ganhar tempo.

O vaso sanitário é outra peça fundamental para o banheiro. Portanto, adicione na sua lista e compre em alguma loja de decoração ou material de construção.

Box de vidro ou acrílico

lista de materiais de construção para o banheiro

O box do banheiro pode ser tanto de vidro, quanto de acrílico. Tanto uma opção quanto a outra serão boas escolhas, muito embora o vidro deixe o ambiente muito mais elegante e bonito.

Colocar um box de acrílico é também uma maneira de economizar, mas este material é um pouco menos resistente e pode rachar com eventuais esbarrões ou até mesmo com o calor excessivo da água do chuveiro. Por isso, escolha bem para não ter que trocar depois, ok?

Toda a parte elétrica (fios, tomadas, disjuntores)

Esta é uma parte um pouco burocrática e que geralmente está associada a uma consultoria elétrica para a casa inteira. Inclusive, nós indicamos que você deixe para o eletricista fazer a lista de materiais que você vai precisar comprar para a parte elétrica.

No entanto, se você entende um pouco do assunto, poderá colocar na lista: fios, tomadas, disjuntores e mangueiras para passar os fios no meio da parede. Compre materiais que sejam adequados ao tipo de instalação que você vai fazer. Preste atenção em voltagem e cargas máximas.

Toda a parte hidráulica

lista de materiais de construção para o banheiro

O mesmo acontece com a parte hidráulica. É muito importante que você utilize materiais de qualidade e que sejam adequados para o banheiro. Não compre marcas que sejam desconhecidas ou que não tenham boa reputação no mercado. Opte por aquelas mais clássicas.

Nesta parte da lista de materiais de construção para banheiro, você vai precisar colocar canos de PVC para o encanamento da água potável, canos para escoamento de ralos e também os detalhes, como joelhos, emendas, etc.

Lâmpadas ou luminárias

Coloque na sua lista, também, lâmpadas ou luminárias. Aqui vai depender do projeto que você fez para o seu banheiro. Muitas vezes o valor dos materiais de construção poderão ser inflacionados com este tipo de material, visto que luminárias chiques podem ser bem caras.

Muito embora estes materiais possam ser comprados somente no final da obra, é importante que você já considere eles no orçamento e no cronograma da obra. Assim não haverão surpresas financeiras no fim da obra.

Ralo para o chuveiro

E por fim, você também vai precisar de um ralo para o chuveiro e também para as áreas em que possa haver água parada, como atrás da pia ou do vaso. Compre um ralo que combine com o revestimento que você escolheu, para que tudo fique bonito e combinando.

Mãos a obra!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.