Telhado embutido simples – O que é, modelos e como fazer seu projeto

O telhado embutido simples é uma das tendências em construção de casas. Ela valoriza ainda mais a fachada residencial deixando um aspecto visual moderno e minimalista. Esse modelo de cobertura para casas também ajuda no escoamento da água da chuva, previne as infiltrações e protege a residência do contato direto com o sol e melhora o ambiente interno do local. 

O projeto do telhado embutido pode ser simples e, ao mesmo tempo, favorecer o seu projeto arquitetônico. Basta planejar o seu estilo na escolha das telhas e demais pontos importantes para sua obra. Quer saber mais sobre o telhado embutido simples? Então é só continuar a leitura deste post para aprender sobre os modelos, vantagens e como fazer um telhado embutido do jeito correto.

Telhado embutido simples – Entenda o que é

telhado embutido

Para você que não conhece o telhado embutido simples, saiba que este é um tipo de cobertura escondida atrás de paredes na altura máxima das construções. São telhados que não podem ser vistos, sendo projetados com paredes platibandas no acabamento. São construídos com madeiras ou metais, onde os telhados são projetados planos e inclinados, facilitando o escoamento da água da chuva.  

Materiais usados na construção do telhado embutido

Entre os materiais utilizados na produção de um telhado embutido estão os rufos, tesouras, terças, calhas e as telhas. 

Os rufos são responsáveis por impedir que a água filtre nas paredes, já as tesouras e terças, essas sustentam toda a estrutura podendo ser construídas com madeira. As calhas desempenham a função de canalizar a água pluvial e as telhas fazem a cobertura do telhado.

No caso do telhado embutido, as tesouras, terças e telhas podem ser mais leves e menores, trazendo um custo mais acessível para sua obra. Porém, é preciso contar com um projeto estrutural e arquitetônico bem alinhado para não ter nenhum problema depois de pronto. Outro detalhe importante é que em regiões mais quentes, o projeto poderá demandar uma aplicação de manta térmica.

telhado embutido

Tipos de telhas para telhado embutido

Para cobrir o telhado embutido simples, você precisa escolher o tipo de telha. Como já citamos acima, os modelos mais leves são bastante usados nesse estilo de projeto de cobertura para casas. Confira os modelos mais indicados.

Telhas de polipropileno

As telhas de polipropileno contribuem para a melhora da iluminação da casa, possuem modelos que se encaixam em diversos tipos de telhados embutidos simples. Além disso, você pode combinar uma chapa de polipropileno com outras telhas como cerâmica, fibrocimento e até coberturas de vidro.

Telha de fibrocimento 

A telha de fibrocimento é indicada para coberturas leves e com grande metragem. Suas chapas possuem formatos diferentes que compreendem o seu projeto arquitetônico residencial. São telhas mais econômicas, pois são de fácil instalação e cobrem boa parte da sua cobertura.

Telha metálica 

A telha metálica é indicada para coberturas de telhados embutidos coloridos. Suas chapas são de grande metragem e podem cobrir um telhado por inteiro. Esse tipo de telha de aço passa por um processo de galvanização que ajuda a trazer mais durabilidade e funcionalidade para instalar em coberturas de casas.

telhado embutido

Modelos de telhados embutidos

Além das variadas telhas para esse estilo de coberturas, os modelos de telhados embutidos também são diversos. Você pode instalar um telhado embutido simples em casa térrea, casa com telhado embutido beiral e em platibanda.

O que conta é a combinação do projeto estrutural com o arquitetônico. Por isso, também é possível criar um projeto de telhado embutido para casas de dois pavimentos, misturando vários tipos de coberturas e elementos diferenciados na fachada da residência. 

Vantagens do telhado embutido simples 

Se você procura um projeto para cobertura moderna da sua casa, escolha o telhado embutido simples, que de simplicidade não tem nada, ele apresenta grandes vantagens para seu projeto. Confira quais são!

  • A utilização de madeira para estrutura é em menor número comparado a projetos de telhados convencionais;
  • Dependendo do tipo de telha, o custo da construção poderá ser menor;
  • Ideal para construções modernas e com arquitetura diferenciada;
  • Pode necessitar de mantas térmicas;
  • A construção de platibandas são essenciais neste tipo de projeto de telhado;
  • Calhas são indispensáveis para o escoamento da água. 

Os gastos com a estrutura podem variar conforme o tamanho da cobertura e tipo de materiais escolhidos para a construção da cobertura.

Para calcular o valor da estrutura, divida o comprimento total por 2 para saber a quantidade de tesoura, e para a quantidade de materiais, multiplique pela quantidade de tesoura.

No caso do cálculo de telhas, faça a seguinte conta: largura x comprimento comparando o rendimento de telhas, determinada pelo fabricante.

telhado embutido

Como fazer seu projeto com telhado embutido simples

Após conhecer as vantagens e detalhes sobre o telhado embutido simples, que tal entender como fazer esse tipo de projeto? Acompanhe as dicas a seguir.

1- Prepare a parte superior da laje

A primeira etapa para fazer um telhado embutido simples é preparar a parte superior da laje residencial. Portanto, retire todos os entulhos e nivele bem o local com massa de acabamento isolante para laje antes de começar a montagem da estrutura. 

2- Faça a montagem da estrutura 

Determine no projeto arquitetônico a inclinação do telhado, quantidade de tesouras e telhas necessárias para fazer a montagem da estrutura. Na montagem do telhado embutido, coloque as tesouras em tamanho certo, além de precisarem estar alinhadas com o projeto.

3- Realize a colocação das telhas

Antes de realizar a colocação das telhas, verifique a fixação das terças conforme o espaçamento previsto no projeto. Dependendo do tipo de telha, o espaçamento pode variar conforme orientação do fabricante de telha.

4- Instale os rufos e calhas

Para instalação dos rufos e calhas será preciso utilizar os suportes corretos para funcionalidade do telhado. A água da chuva precisa ser direcionada para os bocais de escoamento da água da chuva instalado no local.

As calhas necessitam estar fixas nas platibandas, podendo ser fixadas com veda-rufo ou argamassa para que não haja vazamentos. 

É bem importante que você analise todos os pontos do projeto para que não ocorra nenhum imprevisto que possa comprometer a beleza e funcionalidade do seu telhado embutido simples.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.