Chalkboard: Como Fazer? Onde Usar? Confira Passo a Passo

O chalkboard talvez seja uma das tendências de decoração mais latentes da atualidade. Decorar ambientes de formas criativas e divertidas se tornou moda. E com isso, muita gente aproveita para inovar e, claro, fazer parte do que está sendo feito em apartamentos, casas e escritórios.

A tendência, além de ser muito interessante, é trazida de fora do país. Talvez você tenha percebido isso justamente pelo nome: chalkboard. Quando na verdade, ele nada mais é do que o famoso quadro negro. Sim, aquele mesmo utilizado em salas de aula de escolas públicas e privadas. Agora, diretamente para sua casa! Por isso, hoje vamos ver como fazê-lo e onde você pode utilizá-lo. Acompanhe!

 

chalkboard

Chalkboard: Como Fazer?

Para aprender a fazer o chalkboard, ou quadro negro, separamos um passo a passo muito simples. Mas antes, para que você consiga entender melhor o local que ele será instalado, separamos uma lista de ambientes que ele pode facilmente se adequar. Afinal, para fazê-lo, você precisará ter uma parede. E é melhor escolher a parede antes mesmo de começar, não é?

Basicamente, você terá que fazer uma parede de lousa. Afinal, o projeto não é nada mais do que isso. E existem diversas formas para fazer (como iremos aprender mais a frente). Desde as mais práticas, até as mais manuais. Se você é do tipo que adora fazer uma reforma ou manutenção na sua casa, este projeto é perfeito! Acompanhe.

Onde usar o chalkboard

Conforme mencionamos anteriormente, o chalkboard é uma excelente forma de criar um ar novo para seu ambiente. É um estilo de decoração que promove o bem-estar de todos na casa e diferencia dos itens já conhecidos. Além do mais, ele é prático! Pois você poderá utilizá-lo para uma série de atividades e ações que parecem simples, mas fazem diferença. Veja mais abaixo.

Home office

Se você tem um home office pequeno ou mesmo um grande local de trabalho, o quadro negro é uma excelente forma de você atribuir valor a uma parede que possa estar vazia ou sem vida. Além de que ele é uma ótima e prática forma de fornecer a capacidade daquela parede ter uma função: te avisar de seus compromissos!

Sim, além do caráter decorativo, a lousa irá criar em você o hábito de fazer anotações que devem ficar visíveis para que você lembre. E isto é ótimo, pois por mais que você seja organizado, a situação de você “enxergar” o compromisso ajuda muito para você de fato fazê-lo.

Além de que é uma ótima ideia para “quebrar” a rotina, anotar recados e, obviamente, personalizar o seu local de trabalho. Que, convenhamos, não precisa ser monótono de forma alguma!

 

chalkboard

Na decoração da casa de forma geral

Ter uma decoração incrível é uma ótima forma de ter um ambiente mais leve. E isto vai desde a decoração do quintal, até a decoração do cômodo mais habitado da casa. Ou seja, não há motivos para poupar esforços neste sentido. E o chalkboard é uma ótima opção para personalizar a sua casa de forma geral.

Ele pode ser instalado em qualquer ambiente, com qualquer temática e qualquer tamanho. Por exemplo, se você quiser, poderá colocá-lo no quarto e escrever frases carinhosas ou até mesmo personalizar com fotos. Ou então, poderá colocar na sala de estar e fazer uma lista de filmes para assistir. Ou de repente, na cozinha, com uma receita de bolo simples e prática.

O mais legal é que se você enjoar do que estiver escrito, poderá apagar sem demais problemas! Ou seja, a flexibilidade é muito legal e amplia suas possibilidades.

Em casamentos

Como forma de agradecer seus convidados pela lista de casamento, que tal recebê-los na festa com saudações e frases carinhosas? Pois bem, você poderá fazer isso facilmente utilizando o quadro negro. Além de construir um clima muito pessoal e íntimo, você estará fazendo algo “caseiro”, exclusivo e personalizado. Ainda mais se for você quem escrever!

A questão da pessoalidade para as decorações com chalkboard é incrível. Pois isto cria um clima muito positivo e aproxima ainda mais as pessoas.

Faça o chalkboard de duas formas

Agora que você já teve algumas boas ideias de onde utilizar a lousa ou quadro negro, vamos entender como você pode fazê-lo de duas formas muito simples. Ambas não exigem muito trabalho e ficam prontas em poucas horas. Veja abaixo:

1. Papel contact para quadros

Conforme mencionamos anteriormente, a questão da tendência dos chalkboards faz com que o mercado se movimente e produza produtos exclusivos neste sentido. É o caso do papel contact. Ele é uma excelente forma de você começar a sua ideia. Você poderá comprar um pedaço de papel do tamanho que você desejar.

Depois, basta ir colando ele aos poucos na parede, de forma que você vá tirando a proteção da cola aos poucos. Nunca tire a proteção da cola de uma só vez, pois isto fará o projeto dar errado e possivelmente você terá de descartar o papel.

 

chalkboard

2. Tinta acrílica fosca látex para chalkboard

A segunda opção para você construir o seu projeto, é escolher a tinta ideal para esta finalidade. No caso, a tinta acrílica em látex fosca. Certamente você encontrará em qualquer loja de tintas da sua cidade. O ideal é que você questione o vendedor, perguntando se a tinta é ideal para sua necessidade.

O mais comum é uma tinta escura, para fazer o giz aparecer e ter contraste. Mas existem diversas cores e você poderá usar a sua criatividade para escolher a mais legal.

A aplicação também é muito simples. Basta você medir a área desejada, fazer uma proteção com tiras de fita crepe para demarcar o tamanho do chalkboard e pintar o interior. Depois que você retirar as fitas, o acabamento das limitações do quadro ficará perfeito.

Uma dica importante que precisa (e deve) ser levada em consideração para ambas as formas de construir o seu quadro negro: a parede precisa ser lisa e não pode ter ranhuras. Estas condições farão com que o projeto não tenha um bom acabamento e, consequentemente, não tenha uma boa aceitação do giz para as frases e desenhos.

O ideal é que você faça um fundo com gesso liso. Isto proporcionará um ótimo aspecto e acabamento para seu projeto. Além de que é desta forma que o giz tenha ainda mais aderência e seja mais fácil de escrever. Pois, caso a parede não seja perfeitamente lisa, as letras e desenhos poderão ficar comprometidos. Veja aqui como fazer e aplicar o gesso liso e desde já desejamos boa sorte com seu projeto.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.