Bloco de cerâmica tamanhos: Conheça os principais tamanhos

Conheça o bloco de cerâmica tamanhos ideais para sua obra. Também conhecido como tijolo de cerâmica, esse material é indispensável para construção de estrutura para edificações e também tem finalidade de vedação (paredes).

Os tijolos de cerâmica são fabricados a partir de matéria-prima como argila. Por isso, possuem uma cor mais avermelhada. Seu processo de fabricação passa por misturas de ingredientes como cascalho moído. Depois é colocado em fôrmas para o cozimento (queima dos tijolos).

Contudo, existem diferentes tipos de tijolos no mercado, podendo ser encontrados tijolos maciços, tijolos laminados, ecológicos e os blocos de cerâmica disponíveis em variados modelos. Hoje vamos falar do bloco de cerâmica tamanhos. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre as dimensões, peso, como comprar e armazenar o tijolo cerâmico no seu canteiro de obra.

Bloco de cerâmica tamanhos estruturais e de vedação

bloco de cerâmica tamanhos

Existem algumas diferenças entre o bloco de cerâmica e seus tamanhos, sendo eles separados em duas categorias: tijolos para montagem da estrutura e outro grupo indicado para vedação. Ou seja, levantamento das paredes na construção em alvenaria.

Abaixo separamos as principais características nessas duas categorias de blocos de cerâmica. Confira cada uma delas e depois aprenda a fazer a conta de como comprar tijolos cerâmicos para a sua obra.

Blocos cerâmicos tamanhos para estrutura

Os blocos cerâmicos tamanhos para estrutura possuem dimensões variadas, inclusive, a quantidade de furos também é diferente.

O formato do bloco estrutural de cerâmica é no formato vertical e costuma ser mais pesado que os blocos para vedação. Possui de 14 a 17 furos, é mais resistente porque é usado em estrutura de alvenaria.

Sua resistência é entre 4,5 a 6 Mpa que faz a sustentação da obra mesmo sem a construção de pilares e colunas. Para que os blocos estruturais de cerâmica tenham segurança, resistência e qualidade, eles terão que ser produzidos a partir das Normas exigidas pela ABNT NBR 15270-2 – Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural.

Um dos grandes benefícios do bloco de cerâmica estrutural é a agilidade durante o assentamento e a resistência do material. Como os furos são na vertical, você não precisa quebrar o tijolo para fazer as instalações elétricas e hidráulicas, pois elas são introduzidas por dentro da alvenaria. Por causa dos tamanhos do tijolo, o processo de construção costuma ser mais rápido.

Saiba que o bloco de cerâmica tamanhos variam entre  9x19x19 cm até 19x29x39 cm, o que pode ser dificultoso apenas na hora de transportar durante os trabalhos no canteiro de obra. No mais, esse é um tijolo cerâmico bem resistente e ótimo para construção de estruturas de sustentação de um edifício ou casa.

bloco de cerâmica tamanhos

Blocos de cerâmica tamanhos para vedação

Assim como os tijolos estruturais, os blocos de cerâmica para vedação possuem tamanhos e furos variados. Também costumam ser mais leves e são excelentes soluções para termoacústicas de casas. Os tamanhos dos tijolos cerâmicos para vedação variam entre 6 e 12 furos, com medidas entre 9x19x19 cm até 19x29x39 cm.

Hoje esse modelo de bloco cerâmico é popularmente conhecido como tijolo baiano, blocão, bloco de vedação ou bloquinho, sendo um dos materiais mais utilizados na construção de paredes de alvenaria

Todo o processo de produção do bloquinho passa por uma rigorosa Norma da ABNT NBR 15270-1 – Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação. O resultado é um produto resistente e de qualidade para sua obra.

Sua resistência é de 1 Mpa, sendo considerada baixa a resistência para ser usado em projetos estruturais. Por isso, o tijolo baiano é indicado para levantamento de paredes internas de alvenaria e com sistema construtivo de concreto armado.

No processo de assentamento, o bloco de cerâmica vedação é posicionado no sentido com os furos na direção horizontal, sendo mais resistentes para repartimento de cômodos internos com paredes de alvenaria.

bloco de cerâmica tamanhos

Como comprar blocos de cerâmica? 

Usados principalmente na construção de casas e prédios, o bloco de cerâmica também é utilizado para construir muros, churrasqueiras, bancadas e muretas de jardins. E como vimos, o modelo estrutural de tijolo cerâmico é mais resistente e perfeito para sustentação.

Mas você sabe como comprar blocos de cerâmica para sua obra? Continue a leitura para aprender como fazer essa conta e não ter prejuízos em seu orçamento para construção.

  • O primeiro passo é fazer a medição do local da construção, isso ajuda na hora de fazer a conta de quantos tijolos são necessários por m²;
  • Para o cálculo faça uma conta de divisão da área da parede a ser construída e tamanho do tijolo, considere também a espessura da argamassa de até 2 cm por bloco;
  • Pronto, é só fazer a divisão das áreas para saber a quantidade de tijolo que precisa comprar.

Saiba que os blocos cerâmicos são vendidos por cento. Porém, no caso de pequenas demandas podem ser vendidos por unidade.

Uma dica para comprar é analisar a espessura do bloco. Como vimos, existem diferentes tamanhos e finalidades. Geralmente, essas informações estão no próprio material disponível com a identificação do fabricante, lote e tamanho do bloco de cerâmica.

Outra dica é sempre verificar a qualidade do produto antes de comprar, os tijolos precisam ter os mesmos tamanhos (a olho nu), não possuir rachaduras ou buracos. Esses materiais devem ser produzidos com selos de conformidades que seguem as normas ABNT. 

Se você optar por comprar bloco de cerâmica tamanhos direto com o fabricante, saiba que geralmente o vendedor já sabe a quantidade de tijolos para a obra. Algumas dimensões são tabeladas para rendimento de área construída por metro quadrado.

bloco de cerâmica tamanhos

Dicas para armazenar os blocos de cerâmica

Os blocos de cerâmica são um dos materiais que mais ocupam espaço no canteiro de obra. Por isso, deve ser planejada a compra com cautela. Como são materiais indispensáveis para a estruturação, é importante ter um local para armazenar.

Esses materiais devem ser armazenados em um local com cobertura, plano e empilhados juntos sobre o concreto ou pallets de madeira. As pilhas de tijolos não devem ultrapassar uma altura de 1,4 m, caso contrário poderá danificar o material. No caso de armazenamento sobre pallets de madeira, as pilhas de tijolos cerâmicos não podem ultrapassar o empilhamento de dois pallets. 

Outra dica para armazenar os blocos de cerâmica de maneira correta é colocando uma lona ou plástico sobre os materiais para prevenir o contato com umidade.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.