Manacá da Serra: O que é?

Uma das plantas mais lindas que podemos ter em nosso jardim é o Manacá da Serra. Essa planta tem flores coloridas, vibrantes, delicadas e que dão um toque especial para a sua casa. De modo geral, a flor nasce branca e vai mudando de tonalidade, chegando ao roxo no seu último estágio de vida.

Entenda como cultivar o Manacá da Serra (Foto: Divulgação)

Uma das vantagens dessa planta é que ela se torna uma árvore de pequeno ou médio porte e se acomoda em qualquer canto do seu jardim. O Manacá pode ser bem colorido, pois dá flores de tons diferentes em um mesmo galho, deixando o seu ambiente melhor.

Manacá da Serra: O que é?

O Manacá da Serra é típico da Mata Atlântica nacional, sendo bem comum em áreas litorâneas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Essa planta vinga quando tem solo com nutrientes e contato com o sol ao menos em parte do dia.

Essa planta tem uma variedade anã, que alcança 3 metros, podendo ser cultivada em vasos, o que facilita a sua movimentação em seu quintal, podendo ser cultivado até em apartamentos com sacadas.

Veja como funciona o cultivo do Manacá da Serra (Foto: Divulgação)

Como plantar o Manacá da Serra?

Para fazer o plantio é necessário colocar no solo uma parte de terra vegetal, uma parte de composto orgânico e duas partes de areia. Misture bem e terá uma mistura similar a de origem de “morada” dos Manacás nativos do litoral.

Como já mencionamos, deixe a planta em um local que pegue sol. O Manacá gosta muito de água, precisando ser regado com frequência, no verão. Na época do ano mais fria, com clima ameno, verifique se a terra está úmida antes de regar novamente.

Você pode escolher o tamanho o Manacá da Serra (Foto: Divulgação)

Quando o Manacá da Serra floresce?

O Manacá da Serra floresce entre os meses de novembro a fevereiro. No mês de março aparecem pequenos frutos duros que lembram os coquinhos das palmeiras. Esses frutos, se abertos, terão uma sementinha ao meio, bem fina, como grão de areia.

Manacá da Serra: O que é? (Foto: Divulgação)

É possível fazer a germinação do Manacá da Serra por meio das sementes, mas é bem trabalhoso. Se poder, pegue um galho e faça o plantio por meio de estacas. Você pode pegar mudas em casas de jardinagem, floriculturas e afins. Plante em áreas abertas ou se for a modalidade menor, aposte em plantios em vasos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *