Móveis de Alvenaria – Benefícios, Modelos e Cuidados

Os móveis de alvenaria deixaram de ser apenas complemento há muito tempo. Atualmente, são eles que marcam presença nos mais diversos cômodos de nossas casas. Trazendo praticidade, beleza e, até mesmo, exclusividade, os móveis de alvenaria estão dando o que falar.

Se você quer aprender um pouco mais sobre esta possibilidade de produto, e assim usufruir dos seus benefícios em sua casa, então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje. Abaixo trouxemos informações sobre este tipo de móvel para te encorajar a dar aquela repaginada no seu lar. Acompanhe a seguir:

 

(Foto: Pinterest)

 

Por que fazer móveis de alvenaria?

Antes de qualquer coisa, você deve estar se perguntando por que fazer móveis de alvenaria, certo? Pois bem, é isso que vamos lhe responder logo abaixo:

Benefícios dos móveis de alvenaria

E para responder ao questionamento feito acima, nada melhor do que trazendo os benefícios do móvel feito de alvenaria, não é? Portanto, conheça as facilidades deste produto:

Facilidade para limpar

Todo mundo sabe que uma superfície lisa feita de alvenaria é muito mais fácil de limpar, não é? Portanto, você pode incluir este fator nas vantagens de se investir em móveis que sejam feitos de material.

Além disso, o produto não irá absorver umidade ou qualquer outro líquido que móveis de madeira absorveriam com facilidade. Dando ainda mais respaldo para um produto sempre limpo e restaurado.

 

(Foto: Pinterest)

 

Economia

O que é mais barato? Adquirir uma madeira consistente para construir um móvel, ou então investir em uma opção de alvenaria? Certamente o que for feito de alvenaria lhe proporcionará mais economia. Portanto, ponto para este tipo de móvel!

Durabilidade

Não podemos negar que atrelado a economia e a facilidade de limpeza precisamos destacar a durabilidade de um produto. Afinal, quando ele não absorve líquidos em torno de si, bem como apresenta manutenção fácil, significa que estamos diante de uma possibilidade duradoura, certo? Pois é!

Os móveis de alvenaria são resistentes e, por conta de sua durabilidade e resistência, você também estará economizando em longo prazo.

Sob medida

Por fim, um fator que pode ser muito interessante, principalmente para ambientes pequenos: você cria o seu móvel sob medida. Não precisa seguir nenhum padrão, muito menos adquirir algo pronto que possa atrapalhar a organização da sua casa. Com os móveis sob medida você ganha espaço, e mantém tudo mais bonito e arrumado.

 

(Foto: Pinterest)

 

Que móveis posso fazer?

Já nos ficou claro que os móveis de alvenaria proporcionam diversos benefícios, trazendo conforto, beleza e praticidade para o nosso lar. Porém, você deve estar se perguntando qual tipo de móvel pode ser feito com este material. Abaixo listamos algumas possibilidades para expandir a sua criatividade. Mas, não deixe de criar algo além, apenas porque listamos alguns tipos, ok? Vamos lá:

Sofá de alvenaria

O sofá é a opção mais clássica para quem busca algo alternativo para o seu lar. Ele proporciona a facilidade de ser do tamanho que você quiser, perfeito para quem tem famílias grandes ou costuma receber muitos amigos em casa.

A sua composição é bem simples: assento e encosto de alvenaria, complementados com almofadas decoradas que trazem o conforto para o sofá.

Pia da cozinha

A pia da cozinha é a segunda opção que mais utiliza alvenaria para criar um móvel único. Para quem acompanha as tendências da decoração, sabe o quanto as pias “abertas” estão cada vez mais em alta.

No caso da de alvenaria, portanto, isto fica ainda mais evidente. Pois você poderá trabalhar diversas divisões na parte de baixo da sua pia, proporcionando praticidade e organização. Além disso, o toque de “pia aberta” traz um complemento único para a sua decoração. Podendo, inclusive, ser ainda mais delicado com o auxílio de uma “mini cortina” na frente da abertura.

Beliche de alvenaria

Outra opção muito interessante é o beliche de alvenaria. Para quem tem crianças em casa, esta pode ser uma alternativa para otimizar o espaço no quarto dos pequenos. De uma forma econômica e simples, você poderá criar beliches grandes ou pequenos, dependendo da sua necessidade. Uma vez que, caso deseje, pode até se aventurar em criar um beliche com colchões de casal! Que tal?

 

(Foto: Pinterest)

 

Balcão de alvenaria

O balcão da cozinha também entra para a nossa lista. Podendo ser como uma divisória de ambientes, ou até mesmo a mesa principal para a sua família. A parte de cima, portanto, pode ainda contemplar uma pedra de mármore ou granito, trazendo ainda mais elegância para a composição da sua cozinha, de modo geral.

Cama de alvenaria

A cama de alvenaria é uma ótima opção para quem quer criar uma do tamanho que sempre sonhou. Afinal, muitas vezes as opções que compramos em lojas não satisfazem as nossas necessidades, não é mesmo? Se limitando a um tamanho pré-estabelecido e sempre padrão.

No caso da cama de alvenaria isso não ocorre. Você poderá criar no ambiente a composição que desejar, e ainda poderá complementar com uma cabeceira e criados mudos diferenciados.

Banco de alvenaria

O banco de alvenaria é uma opção perfeita para a área de lazer, por exemplo. Traz conforto, praticidade e beleza para complementar aquele ambiente onde você poderá receber os seus familiares e amigos.

Armário de alvenaria

Do mesmo modo que ocorre com a pia da cozinha, os armários de alvenaria também entram para a nossa lista de possibilidades. Mas, além disso, vale salientarmos que esta opção pode contar com a possibilidade de se acoplar portinhas. Ou então, se você preferir algo mais diferenciado, pode deixar sim tudo sempre à mostra!

 

(Foto: Pinterest)

 

Cuidados com os móveis de alvenaria

Agora que você já conheceu as principais possibilidades de móveis de alvenaria para fazer em sua casa, não deixe de acompanhar os cuidados essenciais para manter o bom resultado. Afinal, não basta construir de qualquer forma, não é mesmo?

Cuide do acabamento

O primeiro passo para obter um bom resultado em seu móvel de alvenaria, é considerando o seu acabamento. Principalmente nos casos dos sofás ou camas, já que não poderão passar umidade para os colchões e almofadas.

Portanto, certifique-se de utilizar uma boa tinta ou revestimento, a fim de garantir a proteção do restante dos produtos que compõe o seu móvel.

Não deixe quinas

O segundo ponto que precisa ser pensado com muito cuidado é com relação às quinas. As quinas podem ser muito perigosas, principalmente se você tem crianças, animais ou idosos em casa. Apenas uma pequena batida já poderia gerar grandes ferimentos.

Portanto, tenha a atenção redobrada para estes acabamentos, e procure sempre investir em opções que deixam os traços mais curvados e menos agressivos.

A qualidade dos produtos

Além de garantir ótimos revestimentos, de modo geral, para os seus móveis, não se esqueça de usar produtos de qualidade para tal. Caso contrário, você poderá simplesmente ter o trabalho redobrado, requerendo ainda mais investimentos.

Agora é com você!

Agora que você já sabe tudo sobre móveis de alvenaria, é hora de pôr a mão na massa e investir nesta possibilidade para a sua casa. Certamente com o planejamento certo você terá ótimos resultados. Depois é só contar pra gente, nos comentários, como foi a sua experiência e os seus resultados.

Add Comment