Tipos de Toldos – Como Escolher

Que existem diversos tipos de toldos, isso a gente já sabe. Porém, saber como escolher o melhor para a sua casa ou empresa nem sempre é tarefa fácil. Portanto, a melhor forma de sanar esta questão é buscando saber mais sobre cada uma das alternativas. Apenas assim você terá informações suficientes para escolher a melhor opção que encaixe com aquilo que você planeja para a sua construção.

Pensando nisso, portanto, nós do Tudo Construção montamos este guia exatamente para você. Abaixo listamos os principais tipos de toldos que são utilizados em diversas construções, caracterizando cada um deles. A partir disso, temos certeza de que você tomará a melhor decisão em torno da escolha para a sua obra. Acompanhe, no entanto, o nosso guia abaixo:

Tipos de toldos – Como escolher

Saber como escolher o toldo para sua construção pode ser uma tarefa rápida e simples, desde que você conheça as possibilidades do mercado da construção:

Toldo articulado

O toldo do tipo articulado, como o próprio nome já declara, possui uma articulação retrátil, capaz de proporcionar diversas “formas” e “tamanhos” na abertura retrátil. Ele pode ser um pouco aberto, ou apenas um pouco fechado. Isto é, você tem uma maior liberdade quanto ao tamanho da sombra que deseja gerar com o uso do toldo.

Logo, você consegue gerar o espaço protegido pelo toldo exatamente do modo que você precisa no momento. Não tendo a necessidade de abri-lo ou fechá-lo por completo.

 

(Foto: Pinterest)

 

Toldo de policarbonato

Este tipo de toldo, por sua vez, é fixo. Isto é, você não terá a possibilidade de abri-lo e fechá-lo quando bem entender. Porém, é possível adquirir modelos que encaixem perfeitamente com a decoração geral da sua obra, uma vez que você pode encontrá-lo em diversas cores. Logo, você pode usá-lo como um complemento decorativo.

Além disso, outro fator muito interessante que torna esta alternativa muito atrativa é com relação à sua proteção. Acontece que o material que compõe este tipo de toldo conta com o fator de proteção solar, trazendo mais saúde e segurança para o ambiente. Assim você não precisa se preocupar em ficar debaixo do material em dias ensolarados e muito quentes, não é mesmo?

Toldo em lona

O toldo do tipo lona é certamente o mais utilizado em qualquer lugar. Afinal, ele apresenta bastante praticidade e versatilidade. Uma vez que você pode adquirir um que seja fixo ao chão, bem como aqueles que você pode apenas retirar e enrolar quando não estiver usando. Assim, você pode proteger determinada área do seu quintal com ele, durante um evento como uma festa externa, por exemplo, e depois guardá-lo quando não estiver usando.

Além disso, a maioria dos toldos em lona são perfeitos para quem busca um material que proporcione proteção solar. Logo, se você tem esse objetivo, aposte nesta possibilidade.

 

(Foto: Pinterest)

 

Toldo para piscina

O toldo para piscina atende diversos requisitos para quem busca conforto e praticidade para o dia a dia. Afinal, apenas quem tem uma piscina em casa sabe o quão desagradável e difícil é garantir que a mesma permaneça sempre limpa e organizada, não é?

Portanto, utilizar este tipo de toldo pode ser a melhor solução. Ele irá cobrir a piscina e prevenir que muita sujeira caia na água. Além disso, nos dias em que o sol estiver mais ardente, o toldo pode se transformar em uma verdadeira proteção para quem quer curtir o frescor de um bom banho, não é mesmo?

 

(Foto: Pinterest)

 

Toldo retrátil

O toldo retrátil, como o próprio nome já diz, é aquele tipo de toldo que protege quando precisa, mas que pode ser recolhido quando não há muita necessidade de abri-lo. Ele é normalmente utilizado em vitrines de loja e calçadas, uma vez que ele é uma ótima proteção contra o sol que poderia prejudicar as peças no comércio.

Proporcionando possibilidades de conforto visual e até mesmo de uma proteção extra. Mas, em contrapartida, este tipo de toldo muitas vezes não combina com a decoração de uma casa, por exemplo. É preciso elaborar um espaço para a sua fixação, a fim de que não comprometa a estética da sua casa. Afinal, ele é muito mais recomendado para áreas comerciais, e não residenciais. Mas, como sempre enfatizamos, nada como um bom planejamento para garantir o resultado perfeito, não é mesmo?

 

(Foto: Pinterest)

 

Como escolher o melhor toldo?

Bem, para escolher o melhor toldo você precisa elencar as suas prioridades. Além disso, pensar no espaço em si. Portanto, siga as nossas dicas de como escolher dentre os tipos de toldos:

  • Pense no espaço: Como mencionamos, o primeiro passo é pensar no espaço. Que tipo de espaço será colocado o seu toldo? É área de lazer? É piscina? É quintal? Pois assim você poderá pensar também na cor do seu toldo. Lembrando que ele precisa compor toda a decoração, para não pesar na estética do ambiente.
  • Pense na praticidade: O que é mais fácil para você? Um toldo que esteja sempre fixo ao chão? Ou aquele que você possa remover e mudar de lugar sempre que quiser? Se o seu quintal for grande, por exemplo, os toldos que não são fixos podem ser mais interessantes. Porém, se o seu espaço é pequeno, talvez um toldo que seja fixo facilite a sua vida.
  • Retrátil ou não: A área que você quer colocar o seu toldo precisa, necessariamente, de contato solar alguma vez ao longo do dia? Ou pode simplesmente ficar com sombra durante o dia inteiro? Pois este fator precisa ser pensado na hora de escolher um toldo que seja retrátil ou não. Por exemplo, se você quer colocá-lo em um espaço com plantas que precisam de sol, talvez o retrátil seja melhor. Caso contrário, um fixo pode inclusive suprir a necessidade de um telhado em sua casa.
  • Por fim, não esqueça o orçamento: Sim! Depois de pensar no tipo de toldo mais interessante para você, sempre elenque aqueles que mais combinam e se encaixam nos seus investimentos. Assim você evita aquelas surpresas desagradáveis no fim da sua compra. Afinal, dependendo do tipo de toldo, pode ser que você tenha que contratar um profissional qualificado para fazer a fixação, não é? E, portanto, tudo isso precisa entrar na sua conta.

Seguindo essas dicas, certamente você encontrará a melhor possibilidade dentre os tipos de toldos que existem no mercado. Aposte nestes cuidados!

Add Comment